Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Guilherme Dalla Mutta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629
Resumo: Taking as a reference the need for critical environmental education in the training of pedagogues, the objective of this work was to develop a virtual educational product, a guide entitled “Socio environmental Education Guide for Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years” with the aim of assisting these professionals in Early Childhood Education and the initial grades of elementary school. We use the Google Sites tool. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research Report; Teaching Activities and Products; Digital book; Software. Thirty-eight pedagogues, in-service teachers, evaluated the aforementioned product and their responses demonstrate interest in EA. The data also suggest that EA macrotrends should be addressed in initial teacher training, especially critical EA, as this aspect has not reached them, thus confirming our hypothesis. The digital tool was well evaluated by these participants, who also offered relevant suggestions for improving the guide.
id UFU_89371d2f2e5b51a5eeb6d25aa18e901a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41017
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professorEnvironmental Education in the Pedagogy course: Training teacher's socio-environmentalEducação Ambiental críticaCritical Environmental EducationPedagogiaPedagogyGuia didáticoTeaching guideSociedade de riscoRisk societyCiência - Estudo ensinoScience - Study teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.Taking as a reference the need for critical environmental education in the training of pedagogues, the objective of this work was to develop a virtual educational product, a guide entitled “Socio environmental Education Guide for Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years” with the aim of assisting these professionals in Early Childhood Education and the initial grades of elementary school. We use the Google Sites tool. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research Report; Teaching Activities and Products; Digital book; Software. Thirty-eight pedagogues, in-service teachers, evaluated the aforementioned product and their responses demonstrate interest in EA. The data also suggest that EA macrotrends should be addressed in initial teacher training, especially critical EA, as this aspect has not reached them, thus confirming our hypothesis. The digital tool was well evaluated by these participants, who also offered relevant suggestions for improving the guide.Dissertação (Mestrado)Tendo como referência a necessidade de uma educação ambiental crítica na formação dos pedagogos, o objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional virtual, um guia intitulado “Guia de Educação Socioambiental para a Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais” com o intuito de auxiliar esses profissionais na Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Utilizamos a ferramenta Google Sites. O guia possui 65 obras distribuídas nas seguintes categorias: Relato de experiência; Relato de Pesquisa; Atividades e Produtos Didáticos; Livro digital; Software. Trinta e oito pedagogos, professores em serviço, avaliaram o referido produto e suas respostas demonstram interesse pela EA. Os dados sugerem também que as macrotendências da EA devem ser abordadas na formação inicial do professor, em especial a EA crítica, pois esta vertente não os tem alcançado, confirmando assim a nossa hipótese. A ferramenta digital foi bem avaliada por esses participantes, os quais ofereceram ainda sugestões relevantes para melhoria do guia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Tavares Júnior, Melchior Joséhttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506Auth, Milton Antoniohttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729Teixeira, Catarinahttp://lattes.cnpq.br/6332363922707463Resende, Guilherme Dalla Mutta2024-01-22T16:21:02Z2024-01-22T16:21:02Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Guilherme Dalla Mutta. Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor. 2023. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matamática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-23T06:18:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41017Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-23T06:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
Environmental Education in the Pedagogy course: Training teacher's socio-environmental
title Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
spellingShingle Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
Resende, Guilherme Dalla Mutta
Educação Ambiental crítica
Critical Environmental Education
Pedagogia
Pedagogy
Guia didático
Teaching guide
Sociedade de risco
Risk society
Ciência - Estudo ensino
Science - Study teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
title_short Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
title_full Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
title_fullStr Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
title_full_unstemmed Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
title_sort Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor
author Resende, Guilherme Dalla Mutta
author_facet Resende, Guilherme Dalla Mutta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares Júnior, Melchior José
http://lattes.cnpq.br/9852264647189506
Auth, Milton Antonio
http://lattes.cnpq.br/8703276139561729
Teixeira, Catarina
http://lattes.cnpq.br/6332363922707463
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Guilherme Dalla Mutta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental crítica
Critical Environmental Education
Pedagogia
Pedagogy
Guia didático
Teaching guide
Sociedade de risco
Risk society
Ciência - Estudo ensino
Science - Study teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
topic Educação Ambiental crítica
Critical Environmental Education
Pedagogia
Pedagogy
Guia didático
Teaching guide
Sociedade de risco
Risk society
Ciência - Estudo ensino
Science - Study teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
description Taking as a reference the need for critical environmental education in the training of pedagogues, the objective of this work was to develop a virtual educational product, a guide entitled “Socio environmental Education Guide for Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years” with the aim of assisting these professionals in Early Childhood Education and the initial grades of elementary school. We use the Google Sites tool. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research Report; Teaching Activities and Products; Digital book; Software. Thirty-eight pedagogues, in-service teachers, evaluated the aforementioned product and their responses demonstrate interest in EA. The data also suggest that EA macrotrends should be addressed in initial teacher training, especially critical EA, as this aspect has not reached them, thus confirming our hypothesis. The digital tool was well evaluated by these participants, who also offered relevant suggestions for improving the guide.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-01-22T16:21:02Z
2024-01-22T16:21:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Guilherme Dalla Mutta. Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor. 2023. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matamática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629
identifier_str_mv RESENDE, Guilherme Dalla Mutta. Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor. 2023. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matamática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569627240005632