Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Anderson Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840
Resumo: The Proposals of this work are presentations of the Descriptive Memorial that shows the author's trajectory in the personal, professional, academic aspects and the relationship with the developed theme: Democratic School Management: Analysis of the access process of directors of the Municipal Education Network of Uberlândia/ Mg between the periods 2013 to 2016 and 2017 to 2020, listing the most recurrent conflicts, adversities, and needs. Empirically, from the qualitative method, realities of “Municipal School Management”. The methodology used was of different resources for the development of contents and had a theoretical-practical, Bibliographic, Documentary, Academic Platforms (Scientific), and Mandatory Disciplines took during the EaD Pedagogy Course. The conclusion is a reflection on the path followed and a vision of the democratic management model.
id UFU_8b0037b7ad93dffbc82043eee6971530
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33840
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020DiretorForma de AcessoEleiçãoIndicaçãoGestão Democrática.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe Proposals of this work are presentations of the Descriptive Memorial that shows the author's trajectory in the personal, professional, academic aspects and the relationship with the developed theme: Democratic School Management: Analysis of the access process of directors of the Municipal Education Network of Uberlândia/ Mg between the periods 2013 to 2016 and 2017 to 2020, listing the most recurrent conflicts, adversities, and needs. Empirically, from the qualitative method, realities of “Municipal School Management”. The methodology used was of different resources for the development of contents and had a theoretical-practical, Bibliographic, Documentary, Academic Platforms (Scientific), and Mandatory Disciplines took during the EaD Pedagogy Course. The conclusion is a reflection on the path followed and a vision of the democratic management model.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)As Propostas deste trabalho são apresentações do Memorial de Descritivo que mostra a trajetória do autor nos aspectos pessoais, profissionais, acadêmicas e a relação com a temática desenvolvida: Gestão Democrática Escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020, elencando os enfrentamentos mais recorrentes, adversidades e necessidades. De forma empírica, a partir do método qualitativo, de realidades de “Gestão Escolar Municipal”. A Metodologia utilizada foi de diferentes recursos para o desenvolvimento dos conteúdos e teve caráter Teórico-Prático, Bibliográfico, Documental, Plataformas Acadêmicas (Cientificas) e Disciplinas Obrigatórias Cursadas durante o Curso de Pedagogia EaD. Sendo a conclusão uma reflexão sobre a trajetória percorrida e a uma visão sobre o modelo de gestão democrática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaFrança, Robson Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208x, xxx, xxAraújo, Anderson Alves de2021-12-20T17:51:53Z2021-12-20T17:51:53Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Anderson Alves de. Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-21T06:25:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33840Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-21T06:25:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
title Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
spellingShingle Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
Araújo, Anderson Alves de
Diretor
Forma de Acesso
Eleição
Indicação
Gestão Democrática.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
title_full Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
title_fullStr Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
title_full_unstemmed Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
title_sort Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
author Araújo, Anderson Alves de
author_facet Araújo, Anderson Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Robson Luiz de
http://lattes.cnpq.br/6494919511957208
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Anderson Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor
Forma de Acesso
Eleição
Indicação
Gestão Democrática.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Diretor
Forma de Acesso
Eleição
Indicação
Gestão Democrática.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Proposals of this work are presentations of the Descriptive Memorial that shows the author's trajectory in the personal, professional, academic aspects and the relationship with the developed theme: Democratic School Management: Analysis of the access process of directors of the Municipal Education Network of Uberlândia/ Mg between the periods 2013 to 2016 and 2017 to 2020, listing the most recurrent conflicts, adversities, and needs. Empirically, from the qualitative method, realities of “Municipal School Management”. The methodology used was of different resources for the development of contents and had a theoretical-practical, Bibliographic, Documentary, Academic Platforms (Scientific), and Mandatory Disciplines took during the EaD Pedagogy Course. The conclusion is a reflection on the path followed and a vision of the democratic management model.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T17:51:53Z
2021-12-20T17:51:53Z
2021-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Anderson Alves de. Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840
identifier_str_mv ARAÚJO, Anderson Alves de. Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569646558969856