Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marianna Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338
Resumo: This study investigated the application of a method scarcely explored in contemporary educational practice, specifically the explication of scientific content through the social network Instagram®. Grounded in the concepts of didactic transposition, cyberculture, and non-formal education, the EducAgora© project proposes an interdisciplinary approach to disseminating scientific knowledge in cybercultural society. Instagram® was chosen due to its popularity and effectiveness in reaching diverse audiences quickly. The study aims to integrate theory and practice, adapting academic concepts to an accessible and engaging format, with the goal of promoting a broader understanding of science. Preliminary results demonstrate positive audience engagement, indicating the platform's potential for dissemination scientific knowledge.
id UFU_8c0ac7d4855c85bf39400d52f898e22d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41338
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®EducAgora©: dissemination of scientific knowledge on instagram®EducAgora©: mobilizando a transposição didática na divulgação do conhecimento científico no instagram®EducAgora©: mobilizing didactic transposition in the dissemination of scientific knowledge on instagram®Método educacionalInstagramTransposição didáticaCiberculturaEducação não-formalEducational methodDidactic transpositionCybercultureNon-formal educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis study investigated the application of a method scarcely explored in contemporary educational practice, specifically the explication of scientific content through the social network Instagram®. Grounded in the concepts of didactic transposition, cyberculture, and non-formal education, the EducAgora© project proposes an interdisciplinary approach to disseminating scientific knowledge in cybercultural society. Instagram® was chosen due to its popularity and effectiveness in reaching diverse audiences quickly. The study aims to integrate theory and practice, adapting academic concepts to an accessible and engaging format, with the goal of promoting a broader understanding of science. Preliminary results demonstrate positive audience engagement, indicating the platform's potential for dissemination scientific knowledge.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo investigou a aplicação de um método pouco explorado na prática educacional contemporânea, especificamente a explanação de conteúdos científicos por meio da rede social Instagram®. Embasado nos conceitos de transposição didática, cibercultura e educação não-formal, o projeto EducAgora© propõe uma abordagem interdisciplinar para disseminar conhecimento científico na sociedade cibercultural. O Instagram® foi escolhido devido à sua popularidade e eficácia em alcançar diversos públicos de maneira rápida. O estudo visa integrar teoria e prática, adaptando conceitos acadêmicos para um formato acessível e envolvente, com o objetivo de promover uma compreensão mais ampla da ciência. Os resultados preliminares demonstram um engajamento positivo do público, indicando o potencial da plataforma para a divulgação de conhecimento científico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasCarvalho, Daniela Francohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=1F37705CAD6646DCAB073ABB72BBB290.buscatextual_0Rigue, Fernanda Monteirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doSales, Tiago Amaralhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doCosta, Marianna Silva2024-03-07T13:40:30Z2024-03-07T13:40:30Z2024-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Marianna Silva. EducAgora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-03-08T06:17:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41338Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-03-08T06:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
EducAgora©: dissemination of scientific knowledge on instagram®
EducAgora©: mobilizando a transposição didática na divulgação do conhecimento científico no instagram®
EducAgora©: mobilizing didactic transposition in the dissemination of scientific knowledge on instagram®
title Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
spellingShingle Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
Costa, Marianna Silva
Método educacional
Instagram
Transposição didática
Cibercultura
Educação não-formal
Educational method
Didactic transposition
Cyberculture
Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
title_full Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
title_fullStr Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
title_full_unstemmed Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
title_sort Educagora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®
author Costa, Marianna Silva
author_facet Costa, Marianna Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Daniela Franco
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=1F37705CAD6646DCAB073ABB72BBB290.buscatextual_0
Rigue, Fernanda Monteiro
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Sales, Tiago Amaral
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marianna Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Método educacional
Instagram
Transposição didática
Cibercultura
Educação não-formal
Educational method
Didactic transposition
Cyberculture
Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Método educacional
Instagram
Transposição didática
Cibercultura
Educação não-formal
Educational method
Didactic transposition
Cyberculture
Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This study investigated the application of a method scarcely explored in contemporary educational practice, specifically the explication of scientific content through the social network Instagram®. Grounded in the concepts of didactic transposition, cyberculture, and non-formal education, the EducAgora© project proposes an interdisciplinary approach to disseminating scientific knowledge in cybercultural society. Instagram® was chosen due to its popularity and effectiveness in reaching diverse audiences quickly. The study aims to integrate theory and practice, adapting academic concepts to an accessible and engaging format, with the goal of promoting a broader understanding of science. Preliminary results demonstrate positive audience engagement, indicating the platform's potential for dissemination scientific knowledge.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-07T13:40:30Z
2024-03-07T13:40:30Z
2024-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Marianna Silva. EducAgora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338
identifier_str_mv COSTA, Marianna Silva. EducAgora©: disseminação do conhecimento científico no instagram®. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711336638513152