Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Lise Soares da Rosa e
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40077
Resumo: Todas as fitobacterioses são importantes em virtude da gravidade com que atacam culturas de valor econômico uma vez que após seu surgimento é impossível curar a planta infectada. O objetivo do presente trabalho foi encontrar outras plantas além do fumo para serem utilizadas nos testes rápidos de patogenicidade de bactérias isoladas de plantas. Foram testadas 34 espécies de 27 famílias de plantas, com 10 isolados de fitobactérias, englobando 5 gêneros. O teste foi realizado por meio de infiltração da suspensão concentrada de fitobactérias de mais de 1x109 UFC/ml, sob a epiderme, nos espaços internervais da face inferior das folhas destacadas, mantidas em água. A comprovação de que a bactéria em teste foi fitopatogênica ocorreu pela morte (reação de hipersensibilidade) dos tecidos infiltrados em até 48 horas após a infiltração. Foram selecionadas 16 espécies que apresentaram resultados positivos em pelo menos uma das bactérias testadas. Na seleção dessas plantas foram consideradas também a facilidade de infiltração, estabilidade na condição de folhas destacadas mantidas em água e a disponibilidade da espécie. A identificação de espécies de plantas como cheflera (Shefflera arboricola), ligustro (Ligustrum sinense) e couve-da- malásia (Brassica chinensis . var. parachinensis) que apresentaram reação de hipersensibilidade a fitopatógenos como Clavibacter michiganensis subsp michiganeneisis e patovares de Xanthomonas campestris que dificilmente induzem reação em fumo foi o resultado mais significativo deste trabalho, pois vem facilitar e agilizar o trabalho de diagnose daquelas fitobactérias sem ter que recorrer ao teste de patogenicidade em planta hospedeira suscetível, onde a bactéria Xanthomonas campestris p.v. visicatoria foi a que apresentou resposta à reação de hipersensibilidade a um maior número de plantas.
id UFU_8da3fe0b2c8812299bc1eee772589a9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/40077
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicasInfiltraçãoBactériasFitopatogênicasCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIATodas as fitobacterioses são importantes em virtude da gravidade com que atacam culturas de valor econômico uma vez que após seu surgimento é impossível curar a planta infectada. O objetivo do presente trabalho foi encontrar outras plantas além do fumo para serem utilizadas nos testes rápidos de patogenicidade de bactérias isoladas de plantas. Foram testadas 34 espécies de 27 famílias de plantas, com 10 isolados de fitobactérias, englobando 5 gêneros. O teste foi realizado por meio de infiltração da suspensão concentrada de fitobactérias de mais de 1x109 UFC/ml, sob a epiderme, nos espaços internervais da face inferior das folhas destacadas, mantidas em água. A comprovação de que a bactéria em teste foi fitopatogênica ocorreu pela morte (reação de hipersensibilidade) dos tecidos infiltrados em até 48 horas após a infiltração. Foram selecionadas 16 espécies que apresentaram resultados positivos em pelo menos uma das bactérias testadas. Na seleção dessas plantas foram consideradas também a facilidade de infiltração, estabilidade na condição de folhas destacadas mantidas em água e a disponibilidade da espécie. A identificação de espécies de plantas como cheflera (Shefflera arboricola), ligustro (Ligustrum sinense) e couve-da- malásia (Brassica chinensis . var. parachinensis) que apresentaram reação de hipersensibilidade a fitopatógenos como Clavibacter michiganensis subsp michiganeneisis e patovares de Xanthomonas campestris que dificilmente induzem reação em fumo foi o resultado mais significativo deste trabalho, pois vem facilitar e agilizar o trabalho de diagnose daquelas fitobactérias sem ter que recorrer ao teste de patogenicidade em planta hospedeira suscetível, onde a bactéria Xanthomonas campestris p.v. visicatoria foi a que apresentou resposta à reação de hipersensibilidade a um maior número de plantas.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaTakatsu, ArmandoJuliatti, Fernando CézarRanal, MarliSilva, Renata Lise Soares da Rosa e2024-01-03T17:02:39Z2024-01-03T17:02:39Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Renata Lise Soares da Rosa e. Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas. 2000. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-03-27T06:23:37Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/40077Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-03-27T06:23:37Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
title Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
spellingShingle Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
Silva, Renata Lise Soares da Rosa e
Infiltração
Bactérias
Fitopatogênicas
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
title_full Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
title_fullStr Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
title_full_unstemmed Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
title_sort Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas
author Silva, Renata Lise Soares da Rosa e
author_facet Silva, Renata Lise Soares da Rosa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Takatsu, Armando
Juliatti, Fernando Cézar
Ranal, Marli
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Lise Soares da Rosa e
dc.subject.por.fl_str_mv Infiltração
Bactérias
Fitopatogênicas
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Infiltração
Bactérias
Fitopatogênicas
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description Todas as fitobacterioses são importantes em virtude da gravidade com que atacam culturas de valor econômico uma vez que após seu surgimento é impossível curar a planta infectada. O objetivo do presente trabalho foi encontrar outras plantas além do fumo para serem utilizadas nos testes rápidos de patogenicidade de bactérias isoladas de plantas. Foram testadas 34 espécies de 27 famílias de plantas, com 10 isolados de fitobactérias, englobando 5 gêneros. O teste foi realizado por meio de infiltração da suspensão concentrada de fitobactérias de mais de 1x109 UFC/ml, sob a epiderme, nos espaços internervais da face inferior das folhas destacadas, mantidas em água. A comprovação de que a bactéria em teste foi fitopatogênica ocorreu pela morte (reação de hipersensibilidade) dos tecidos infiltrados em até 48 horas após a infiltração. Foram selecionadas 16 espécies que apresentaram resultados positivos em pelo menos uma das bactérias testadas. Na seleção dessas plantas foram consideradas também a facilidade de infiltração, estabilidade na condição de folhas destacadas mantidas em água e a disponibilidade da espécie. A identificação de espécies de plantas como cheflera (Shefflera arboricola), ligustro (Ligustrum sinense) e couve-da- malásia (Brassica chinensis . var. parachinensis) que apresentaram reação de hipersensibilidade a fitopatógenos como Clavibacter michiganensis subsp michiganeneisis e patovares de Xanthomonas campestris que dificilmente induzem reação em fumo foi o resultado mais significativo deste trabalho, pois vem facilitar e agilizar o trabalho de diagnose daquelas fitobactérias sem ter que recorrer ao teste de patogenicidade em planta hospedeira suscetível, onde a bactéria Xanthomonas campestris p.v. visicatoria foi a que apresentou resposta à reação de hipersensibilidade a um maior número de plantas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2024-01-03T17:02:39Z
2024-01-03T17:02:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Renata Lise Soares da Rosa e. Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas. 2000. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40077
identifier_str_mv SILVA, Renata Lise Soares da Rosa e. Reação de diferentes espécies de plantas à infiltração de bactérias fitopatogênicas. 2000. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569609464545280