Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Giovanni Barbon de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_8f614101cf7f9655bb5ccb30a94d40f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20088
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Das tragédias alemãs às Crônicas de NárniaNietzscheC. S. LewisNárniaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)No presente trabalho pretendo, primeiramente, explicar o que Nietzsche, Hegel e Schopenhauer pensam sobre a arte e a tragédia. Eles, seguindo Winckelmann, leem os gregos para a construção da identidade alemã ainda no século XIX. Assim como Kant, eles usam da arte para justificar suas posições filosóficas, mas diferente de Kant, não defendem que a razão é o suficiente para se conhecer a realidade. Também analisam a tragédia (grega e moderna) sob o pressuposto de que ela é capaz de comunicar como é a realidade. Isso gera consequências na Alemanha e na Europa no século XX, tais como o Nazismo, a relativização de valores morais e o surgimento da arte moderna, que não tem preocupações com técnicas ou beleza, mas apenas em fazer os horrores do mundo se tornarem aceitáveis. C.S. Lewis cresce com essa visão de mundo, mas se converte ao Cristianismo e passa a publicar diversas obras sobre os mais variados assuntos (ética, religiões, julgamentos, tradição, educação, literatura) como uma forma de combater as ideias dos alemães e a cultura que deixaram que, para ele, vão levar a abolição da humanidade. Ao mesmo tempo, como professor de literatura em Oxford e posteriormente em Cambridge, ele escreve as Crônicas de Nárnia, já velho e mais maduro e coloca muitas de suas ideias neste livro de fantasia infantil. E entre os seus propósitos, visa educar as crianças através de suas referências cristãs, literárias e históricas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaVoigt, André FabianoBorges, Luiz Adriano GonçalvesMorais, Sérgio PauloOliveira, Giovanni Barbon de2017-12-26T16:26:23Z2017-12-26T16:26:23Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Giovanni Barbon de. Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-09T14:02:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20088Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-09T14:02:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
title Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
spellingShingle Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
Oliveira, Giovanni Barbon de
Nietzsche
C. S. Lewis
Nárnia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
title_full Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
title_fullStr Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
title_full_unstemmed Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
title_sort Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia
author Oliveira, Giovanni Barbon de
author_facet Oliveira, Giovanni Barbon de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voigt, André Fabiano
Borges, Luiz Adriano Gonçalves
Morais, Sérgio Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Giovanni Barbon de
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche
C. S. Lewis
Nárnia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Nietzsche
C. S. Lewis
Nárnia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26T16:26:23Z
2017-12-26T16:26:23Z
2017-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Giovanni Barbon de. Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088
identifier_str_mv OLIVEIRA, Giovanni Barbon de. Das tragédias alemãs às Crônicas de Nárnia. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1823695292038381568