A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Cristienny Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_9368ef05bc86d8c36cb9a9f0d7a856ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33712
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)Educação infantilAnpedEspaço escolarCNPQ::OUTROSTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)RESUMO A educação infantil é uma etapa escolar que acontece entre os 04 meses até os 5 anos de vida da criança, e tem como objetivo o desenvolvimento sócio afetivo das crianças através de práticas lúdicas. Privilegia-se nessa etapa atividades de exploração, curiosidade, movimento, coordenação motora, etc. É muito importante que o professor de educação infantil tenha noções de psicomotricidade, adotando uma metodologia lúdica, que guiem as crianças através do brincar, do diálogo e da imersão no universo simbólico infantil. As crianças aprendem conforme elas exploram, descobrem por si mesmas o ambiente e são levadas a compreender as próprias emoções e sentimentos, como se relacionar com os outros, aprendendo a dividir, a compartilha e a respeitar o espaço e o tempo do outro. Face a isso, é muito importante a organização e planejamento do espaço da sala de aula da educação infantil, para que se tenha um melhor aproveitamento das experiências lúdicas propostas pelo professor. Neste sentido, nos propomos a investigar como as reuniões e encontros da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) abordam tal tema, qual a relevância dada por eles e a quantidade de pesquisadores que se dispõem a refletir e analisar isso. Perceber como os pesquisadores e a academia pensam na educação infantil a fim de melhorar sua estrutura e a sua prática, principalmente quando se refere ao ensino público, é de extrema importância para uma educação de qualidade para as crianças. Muitas escolas públicas infelizmente não possuem espaço adequado para receber as crianças, impedindo um ensino de qualidade e significativo, onde não há uma diversidade de experiências e múltiplas vivencias para as crianças. Além do cuidar, que é indispensável nessa etapa, e muitas das vezes não possuem nem espaço adequado para a realização de trocas de roupa, de momentos de soneca, de cuidados com a higiene pessoal. Assim, pensar no espaço da educação infantil é pensar na qualidade da educação e no atendimento as crianças, criando condições de que elas possam se desenvolver integralmente, tendo resguardada a sua integridade física e moral, bem como meios de estimular suas diferentes percepções cognitivas, entender as suas próprias emoções e aprender a trabalhar e viver coletivamente. Entender isso permite que a educação infantil rompa com os preconceitos e as visões antiquadas de que é apenas um espaço de acolhimento assistencialista, onde as crianças brincam por brincar. Mas muito pelo contrário, é um brincar guiado, com objetivos e planejamentos, pensado para que a criança aproveite ao máximo seu potencial.2021-11-08Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaGuimarães, Iara Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964 iaravg@ufu.brx, xxx, xxPenha, Cristienny Pereira dos Santos2021-12-07T17:50:58Z2021-12-07T17:50:58Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPENHA, Cristienny Pereira dos Santos. A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPED (2015-2019). 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-08T06:39:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33712Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-08T06:39:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
title A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
spellingShingle A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
Penha, Cristienny Pereira dos Santos
Educação infantil
Anped
Espaço escolar
CNPQ::OUTROS
title_short A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
title_full A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
title_fullStr A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
title_full_unstemmed A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
title_sort A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019)
author Penha, Cristienny Pereira dos Santos
author_facet Penha, Cristienny Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Iara Vieira
http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 iaravg@ufu.br
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Cristienny Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Anped
Espaço escolar
CNPQ::OUTROS
topic Educação infantil
Anped
Espaço escolar
CNPQ::OUTROS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07T17:50:58Z
2021-12-07T17:50:58Z
2021-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PENHA, Cristienny Pereira dos Santos. A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPED (2015-2019). 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712
identifier_str_mv PENHA, Cristienny Pereira dos Santos. A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPED (2015-2019). 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569564868608000