A discursividade literária em João Anzanello Carrascoza: por uma episteme do ensino de literatura
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20894 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.21 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo nuclear a construção de uma episteme para o ensino de literatura, a partir da discursividade estética da obra Espinhos e Alfinetes de João Anzanello Carrascoza. Defendemos um ensino discursivo e transgressivo da literatura, uma vez que concebemos a obra literária como um acontecimento discursivo e não como um mero objeto de descrição e fruição estética. Assim, buscamos repensar o ensino da literatura numa perspectiva teórica da Linguística Aplicada crítica, discursiva, transgressiva e indisciplinar organizada por Moita Lopes (2006;2013), em interface com os estudos de Michel Pêcheux (1997;2006;2010) e com a filosofia dialógico-polifônica do Círculo de Bakhtin (2006;2011; 2012;2017). Essas tomadas de posição teórico-filosóficas permitiram a construção de um olhar-outro para literatura na escola, bem como o funcionamento da episteme para o ensino de literatura. Os contos de Carrascoza foram estudados no batimento entre a manifestação artística e as discursividades que se configuraram no interior do acontecimento da obra, da qual emergiram regularidades enunciativas que, por recorrência ou singularidade, produziram efeitos de sentido no interior do acontecimento. Essas regularidades fizeram eclodir processos de memória discursiva constitutivos das discursividades que interpelaram os episódios de morte dos contos, uma vez que a instauração desses processos de memória da morte foi determinante para as análises dos efeitos de sentidos e das instâncias-sujeito que gravitam em torno do acontecimento da obra. Para o desenvolvimento das análises, as narrativas foram esquadrinhadas a partir de dispositivos metodológicos de análise discursiva (matrizes, axiomas e N-essência), que permitiram o mapeamento das regularidades no todo do acontecimento da obra, a construção de enunciados-operadores que delinearam discursividades constitutivas da conjuntura discursiva, bem como a associação de conceitos que emergiram em combinações entre elementos constituintes, constituídos e constitutivos do acontecimento. Tais dispositivos de análise utilizados para o esquadrinhamento discursivo do acontecimento da obra não foram somente o alicerce metodológico para a análise discursiva dos contos de Carrascoza, mas a base de funcionamento para a episteme para o ensino de literatura. |
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2018-03-14T15:53:42Z2018-03-14T15:53:42Z2018-12-14FRANÇA, Thyago Madeira. A discursividade literária em João Anzanello Carrascoza: por uma episteme do ensino de literatura - Uberlândia. 2017. 228f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20894http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.21O presente estudo tem como objetivo nuclear a construção de uma episteme para o ensino de literatura, a partir da discursividade estética da obra Espinhos e Alfinetes de João Anzanello Carrascoza. Defendemos um ensino discursivo e transgressivo da literatura, uma vez que concebemos a obra literária como um acontecimento discursivo e não como um mero objeto de descrição e fruição estética. Assim, buscamos repensar o ensino da literatura numa perspectiva teórica da Linguística Aplicada crítica, discursiva, transgressiva e indisciplinar organizada por Moita Lopes (2006;2013), em interface com os estudos de Michel Pêcheux (1997;2006;2010) e com a filosofia dialógico-polifônica do Círculo de Bakhtin (2006;2011; 2012;2017). Essas tomadas de posição teórico-filosóficas permitiram a construção de um olhar-outro para literatura na escola, bem como o funcionamento da episteme para o ensino de literatura. Os contos de Carrascoza foram estudados no batimento entre a manifestação artística e as discursividades que se configuraram no interior do acontecimento da obra, da qual emergiram regularidades enunciativas que, por recorrência ou singularidade, produziram efeitos de sentido no interior do acontecimento. Essas regularidades fizeram eclodir processos de memória discursiva constitutivos das discursividades que interpelaram os episódios de morte dos contos, uma vez que a instauração desses processos de memória da morte foi determinante para as análises dos efeitos de sentidos e das instâncias-sujeito que gravitam em torno do acontecimento da obra. Para o desenvolvimento das análises, as narrativas foram esquadrinhadas a partir de dispositivos metodológicos de análise discursiva (matrizes, axiomas e N-essência), que permitiram o mapeamento das regularidades no todo do acontecimento da obra, a construção de enunciados-operadores que delinearam discursividades constitutivas da conjuntura discursiva, bem como a associação de conceitos que emergiram em combinações entre elementos constituintes, constituídos e constitutivos do acontecimento. Tais dispositivos de análise utilizados para o esquadrinhamento discursivo do acontecimento da obra não foram somente o alicerce metodológico para a análise discursiva dos contos de Carrascoza, mas a base de funcionamento para a episteme para o ensino de literatura.This study has as its main goal the construction of an episteme for the teaching of literature, based on the aesthetics discursiveness of the work Espinhos e Alfinetes (Thorns and Pins) by João Anzanello Carrascoza. We advocate a discursive and transgressive teaching of literature, since we conceive the literary work as a discursive event and not as a mere object of description and aesthetic fruition. Therefore, we propose to rethink the teaching of literature in the theoretical perspective of critical, discursive, transgressive and undisciplined Applied Linguistic organized by Moita Lopes (2006;2013), in interface with Michel Pêcheux’s studies (1997;2006;2010) and with the Bakhtin Circle’s dialogic-polyphonic philosophy (2006;2011;2012;2017). This theoretical -philosophical positioning allowed the construction of a different prospective about the teaching of literature in schools, as well as the episteme functioning for this teaching. Carrascoza’s tales were studied in the beat between the artistic manifestation and the discursiveness, both configured within the event of the literature work, from which emerged enunciative regularities that, by recurrence or singularity, produced meaning effects in the interior of the event. These regularities gave rise to processes of discursive memory constitutive of the discursiveness that interpellated the episodes of death in the tales, once the instauration of these processes of death discursive memory was determinant for the analysis of the meaning effects and the subject-instances that gravitated around the event of the literature work. For the development of the analysis, the narratives were scanned from methodological devices of discursive analysis (matrices, axioms and N-essence), which allowed the mapping of regularities within the literature work as a whole, the construction of operator-utterances that delineated the constitutive discursiveness of the discursive conjuncture, as well as the association of concepts that emerged from the combination among the constituent, constituted and constitutive elements of the event. Such analytical devices which were used for the scanning of the discursive event of the literature work were not only the methodological foundation for the discursive analysis of Carrascoza’s tales, but also the basis for the teaching of literature episteme proposed in this thesis.Tese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEnsino de literaturaLiterature teachingLinguística AplicadaApplied LinguisticsAnálise do DiscursoDiscourse AnalysisDiscursividade literáriaLiterary discursivenessJoão Anzanello CarrascozaJoão Anzanello CarrascozaA discursividade literária em João Anzanello Carrascoza: por uma episteme do ensino de literaturaThe literary discursiveness in João Anzanello Carrascoza: through an episteme for the teaching of literatureLa discursividad literaria en João Anzanello Carrascoza: por una episteme de la enseñanza de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGuilherme, Maria de Fátima Fonsecahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767501H2Brait, Bethhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793982E7Santos, João Bôsco Cabral doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9Stafuzza, Grenissa Bonvinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778348E7Gama-Khalil, Marisa Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267723J9França, Thyago Madeira228info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALDiscursividadeLiterariaJoao.pdfDiscursividadeLiterariaJoao.pdfapplication/pdf2890051https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20894/3/DiscursividadeLiterariaJoao.pdf04f09e28116e656a282af89bab9b714cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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