Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
Resumo: | A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies. |
id |
UFU_9a465b2d6a90ec5f2e4510ea7348ccae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14563 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade VirtualA Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality SystemsImersãoInterfaces de controleRealidade virtualImmersionControl InterfacesVirtual realityCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAA key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em CiênciasUm dos aspectos fundamentais dos ambientes de Realidade Virtual é a Imersão, característica responsável pela sensação ou sentimento de presença do usuário nos mesmos. Por vezes, em tais ambientes, widgets (elementos de interface) comuns a interfaces bidimensionais são utilizadas para prover mecanismos de interação. Entretanto, devido à peculiar diferença de natureza inerentes aos paradigmas bidimensionais e tridimensionais, tais rotinas podem provocar redução da sensação de Imersão ao usuário. Neste contexto, este trabalho propõe uma estratégia de construção de camadas com uso de objetos de interface para a supervisão, visualização e controle, associadas a Sistemas de Realidade Virtual, visando prover maior sensação de Imersão durante a equivalente utilização. Como prova de conceito, tais estratégias foram integradas a sistema de Realidade Virtual para monitoramento e controle, em tempo real, de subestação de Energia Elétrica de uma concessionária (Cemig) que suporta as estratégias elaboradas.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaEngenhariasUFULamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6Cardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Yamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Tori, Romerohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787894T6Prado, Paulo Roberto Moreira doSilva, Alexandre Carvalho2016-06-22T18:38:58Z2014-05-142016-06-22T18:38:58Z2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-07-29T15:29:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14563Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-07-29T15:29:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems |
title |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
spellingShingle |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual Silva, Alexandre Carvalho Imersão Interfaces de controle Realidade virtual Immersion Control Interfaces Virtual reality CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
title_full |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
title_fullStr |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
title_sort |
Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual |
author |
Silva, Alexandre Carvalho |
author_facet |
Silva, Alexandre Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lamounier Júnior, Edgard Afonso http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 Cardoso, Alexandre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 Yamanaka, Keiji http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 Tori, Romero http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787894T6 Prado, Paulo Roberto Moreira do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imersão Interfaces de controle Realidade virtual Immersion Control Interfaces Virtual reality CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
Imersão Interfaces de controle Realidade virtual Immersion Control Interfaces Virtual reality CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14 2014-02-21 2016-06-22T18:38:58Z 2016-06-22T18:38:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Engenharias UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Engenharias UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569671294877696 |