Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
Resumo: A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies.
id UFU_9a465b2d6a90ec5f2e4510ea7348ccae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/14563
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade VirtualA Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality SystemsImersãoInterfaces de controleRealidade virtualImmersionControl InterfacesVirtual realityCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAA key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em CiênciasUm dos aspectos fundamentais dos ambientes de Realidade Virtual é a Imersão, característica responsável pela sensação ou sentimento de presença do usuário nos mesmos. Por vezes, em tais ambientes, widgets (elementos de interface) comuns a interfaces bidimensionais são utilizadas para prover mecanismos de interação. Entretanto, devido à peculiar diferença de natureza inerentes aos paradigmas bidimensionais e tridimensionais, tais rotinas podem provocar redução da sensação de Imersão ao usuário. Neste contexto, este trabalho propõe uma estratégia de construção de camadas com uso de objetos de interface para a supervisão, visualização e controle, associadas a Sistemas de Realidade Virtual, visando prover maior sensação de Imersão durante a equivalente utilização. Como prova de conceito, tais estratégias foram integradas a sistema de Realidade Virtual para monitoramento e controle, em tempo real, de subestação de Energia Elétrica de uma concessionária (Cemig) que suporta as estratégias elaboradas.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaEngenhariasUFULamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6Cardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Yamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Tori, Romerohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787894T6Prado, Paulo Roberto Moreira doSilva, Alexandre Carvalho2016-06-22T18:38:58Z2014-05-142016-06-22T18:38:58Z2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-07-29T15:29:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14563Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-07-29T15:29:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems
title Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
spellingShingle Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
Silva, Alexandre Carvalho
Imersão
Interfaces de controle
Realidade virtual
Immersion
Control Interfaces
Virtual reality
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
title_full Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
title_fullStr Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
title_full_unstemmed Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
title_sort Uma Proposta de Camadas de Objetos de Interface para Realidade Virtual
author Silva, Alexandre Carvalho
author_facet Silva, Alexandre Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamounier Júnior, Edgard Afonso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6
Cardoso, Alexandre
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0
Yamanaka, Keiji
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8
Tori, Romero
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787894T6
Prado, Paulo Roberto Moreira do
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Imersão
Interfaces de controle
Realidade virtual
Immersion
Control Interfaces
Virtual reality
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Imersão
Interfaces de controle
Realidade virtual
Immersion
Control Interfaces
Virtual reality
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description A key aspect present in Virutal Reality-based environments is immersion, a feature responsible for the user\'s sensation or feeling of presence in this environment. Sometimes, in those environments, commons to two-dimensional interface widgets (interface elements) are used to provide interaction mechanisms. However, due the peculiar nature differences inherent to the distinct paradigms, those routines may cause a decreased immersion sense for the user. In this context, this work propose a layer building strategy using interface objects for supervision, visualization and control, associated to Virtual Reality systems, aiming to provide a greater immersion in the equivalent use. As proof of concept, those strategies were integrated to Virtual Reality systems to monitoring and real-time control of an Electric Power substation of a concessionaire (Cemig) which supports the elaborated strategies.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14
2014-02-21
2016-06-22T18:38:58Z
2016-06-22T18:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
identifier_str_mv SILVA, Alexandre Carvalho. A Proposal Layer Object Interface for Virtual Reality Systems. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14563
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Engenharias
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Engenharias
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569671294877696