Análise do comportamento dinâmico de rotores embarcados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Júnior, Marcelo Samora
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20166
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.42
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação numérica e experimental sobre o comportamento dinâmico de um sistema rotativo submetido a uma excitação pela base. Na área de aplicações aeronáuticas, o motor de uma aeronave é considerado um típico rotor embarcado, no qual seu comportamento dinâmico é afetado pela excitação da base. O modelo matemático do rotor é obtido a partir das equações de Lagrange e do método de elementos finitos, considerando as energias de deformação e cinética do eixo e as energias cinéticas do disco e da massa desbalanceada. A base do sistema rotativo é considerada rígida. As equações de movimento do sistema são utilizadas para determinar as respostas de vibração do rotor a partir das excitações devido ao desbalanceamento e ao movimento da base. Na análise numérica foi investigada uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível contendo dois discos e apoiada em suas extremidades. As diferenças entre o comportamento de rotores de base fixa e em movimento foram exploradas. Uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível apoiada em suas extremidades e um disco rígido foi utilizada na validação experimental do modelo adotado. As respostas de vibração do modelo matemático construído e medidas experimentalmente foram comparadas. Diferentes análises foram realizadas nos domínios de tempo e da frequência, onde foram obtidos funções de resposta em frequência, órbitas, respostas ao desbalanceamento e o diagrama de Campbell. Os resultados obtidos representam adequadamente o comportamento do sistema.
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spelling 2018-01-10T16:12:47Z2018-01-10T16:12:47Z2017-09-06SOUSA JÚNIOR, Marcelo Samora. Análise do comportamento dinâmico de rotores embarcados. 2017. 50 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20166http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.42Este trabalho apresenta uma investigação numérica e experimental sobre o comportamento dinâmico de um sistema rotativo submetido a uma excitação pela base. Na área de aplicações aeronáuticas, o motor de uma aeronave é considerado um típico rotor embarcado, no qual seu comportamento dinâmico é afetado pela excitação da base. O modelo matemático do rotor é obtido a partir das equações de Lagrange e do método de elementos finitos, considerando as energias de deformação e cinética do eixo e as energias cinéticas do disco e da massa desbalanceada. A base do sistema rotativo é considerada rígida. As equações de movimento do sistema são utilizadas para determinar as respostas de vibração do rotor a partir das excitações devido ao desbalanceamento e ao movimento da base. Na análise numérica foi investigada uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível contendo dois discos e apoiada em suas extremidades. As diferenças entre o comportamento de rotores de base fixa e em movimento foram exploradas. Uma máquina rotativa composta por um eixo horizontal flexível apoiada em suas extremidades e um disco rígido foi utilizada na validação experimental do modelo adotado. As respostas de vibração do modelo matemático construído e medidas experimentalmente foram comparadas. Diferentes análises foram realizadas nos domínios de tempo e da frequência, onde foram obtidos funções de resposta em frequência, órbitas, respostas ao desbalanceamento e o diagrama de Campbell. Os resultados obtidos representam adequadamente o comportamento do sistema.In the present work, a numerical and experimental investigation regarding the dynamic behavior of a rotating machine subjected to a base excitation is presented. Regarding the aeronautical applications, the aircraft engine is considered a typical onboard rotor which has its dynamic behavior influenced by base excitations. The mathematical model of the rotor is derived from the Lagrange’s equation and the finite element method, which is obtained by considering the strain and kinetic energies of the shaft, and the kinetic energy of the discs and mass unbalance. In this case, the base of the rotor system is considered as being rigid. The resulting differential equations are used to provide information about the vibration responses of the rotor under base and unbalance excitations simultaneously. In the numerical analysis a rotating machine composed by a horizontal flexible shaft containing two rigid discs and supported by two ball bearings was investigated. The differences between the dynamic behavior of a fixed base and onboard rotors were explored. A rotating machine is composed by a horizontal flexible shaft, one rigid disc, and two self-aligning ball bearings was used in the experimental validation of the adopted model. The vibration responses of the mathematical model and the experimental results were compared. Different analyses were performed both in the time and frequency domains, as generated by the orbits, unbalance response, and Campbell diagram. The obtained results adequately represent the behavior of the system.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisINCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em EngenhariaUFU - Universidade Federal de UberlândiaDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSDinâmica de RotaçãoRotordynamicsRotores EmbarcadosOnboard RotorsMétodo de Elementos FinitosFinite Element MethodVibration ResponsesRespostas de VibraçãoInvestigação Numérica e ExperimentalNumerical Investigation and Experimental InvestigationAnálise do comportamento dinâmico de rotores embarcadosAnalysis of the Dynamic Behavior of Onboard Rotorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCavalini Junior, Aldemir Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664Steffen Júnior, Valderhttp://lattes.cnpq.br/6838375689601075Gonçalves, Rogério Saleshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236Nicoletti, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/5893745254821526http://lattes.cnpq.br/1223908714489059Sousa Júnior, Marcelo Samora51cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILAnáliseComportamentoDinâmico.pdf.jpgAnáliseComportamentoDinâmico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20166/12/An%c3%a1liseComportamentoDin%c3%a2mico.pdf.jpg816573593661ed3065595f3506cfa96bMD512AnaliseComportamentoDinamico.pdf.jpgAnaliseComportamentoDinamico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20166/14/AnaliseComportamentoDinamico.pdf.jpg816573593661ed3065595f3506cfa96bMD514TEXTAnáliseComportamentoDinâmico.pdf.txtAnáliseComportamentoDinâmico.pdf.txtExtracted texttext/plain84011https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20166/11/An%c3%a1liseComportamentoDin%c3%a2mico.pdf.txt9ee8cc5771e9cc5d4ca6373caf269b95MD511AnaliseComportamentoDinamico.pdf.txtAnaliseComportamentoDinamico.pdf.txtExtracted texttext/plain83894https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20166/13/AnaliseComportamentoDinamico.pdf.txt1290437ed2c243ace51f178e12b2d66fMD513ORIGINALAnaliseComportamentoDinamico.pdfAnaliseComportamentoDinamico.pdfapplication/pdf17643704https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20166/6/AnaliseComportamentoDinamico.pdfe599db494df83129ec301c6210c13698MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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