O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Daniela Aparecida Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
Resumo: The present text seeks to understand the concept of education, according to Immanuel Kant. Will be approached his conception of History as progress and the construction of each man, with individual progress, which only becomes possible together and with each succeeding generation. Kant insists on the importance of the development of human dispositions, on the other hand the philosopher Walter Benjamin criticizes History as progress, stating the existence of an illusion of this path towards progress. The History marks important events that must be remembered according to Benjamin. In this way we intend to investigate the way of Kant to think of History as progress. Discipline will be a very important tool in this course, so, at birth each should be educated to make good use of his own reason. Kant states that man will only be a true man, by submitting to the educational process.
id UFU_9ca7a9b909d208dbd1e39f446287d408
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/24149
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolitaEducaçãoEducationHistóriaHistoryProgressoProgressCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe present text seeks to understand the concept of education, according to Immanuel Kant. Will be approached his conception of History as progress and the construction of each man, with individual progress, which only becomes possible together and with each succeeding generation. Kant insists on the importance of the development of human dispositions, on the other hand the philosopher Walter Benjamin criticizes History as progress, stating the existence of an illusion of this path towards progress. The History marks important events that must be remembered according to Benjamin. In this way we intend to investigate the way of Kant to think of History as progress. Discipline will be a very important tool in this course, so, at birth each should be educated to make good use of his own reason. Kant states that man will only be a true man, by submitting to the educational process.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente texto busca compreender o conceito de educação, de acordo com a concepção exposta por Immanuel Kant. Abordaremos sua concepção de história como progresso e a evolução de cada homem a partir de um progresso individual que só se torna possível em conjunto e na sequência de cada geração. Kant insiste na importância do desenvolvimento das disposições humanas, por outro lado, o filósofo Walter Benjamin critica a história como progresso, afirmando a existência de uma ilusão desse percurso rumo ao progresso. A história marca acontecimentos importantes que devem ser lembrados, de acordo com Benjamin. Desse modo pretendemos investigar o percurso percorrido por Kant, para se pensar a história como progresso. A disciplina será uma ferramenta muito importante nesse percurso, assim, ao nascer, cada um deve ser educado para fazer o bom uso da sua própria razão. Kant afirma que o homem só será um verdadeiro homem, ao se submeter ao processo educacional.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFilosofiaSeneda, Marcos Césarhttp://lattes.cnpq.br/9151138206391021Peixoto, Cristiano RodriguesXavier, Daniela Aparecida Alves2019-01-31T14:41:28Z2019-01-31T14:41:28Z2018-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfXAVIER, Daniela Aparecida Alves. O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-31T14:41:59Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/24149Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-31T14:41:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
title O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
spellingShingle O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
Xavier, Daniela Aparecida Alves
Educação
Education
História
History
Progresso
Progress
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
title_full O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
title_fullStr O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
title_full_unstemmed O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
title_sort O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita
author Xavier, Daniela Aparecida Alves
author_facet Xavier, Daniela Aparecida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seneda, Marcos César
http://lattes.cnpq.br/9151138206391021
Peixoto, Cristiano Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Daniela Aparecida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
História
History
Progresso
Progress
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Educação
Education
História
History
Progresso
Progress
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The present text seeks to understand the concept of education, according to Immanuel Kant. Will be approached his conception of History as progress and the construction of each man, with individual progress, which only becomes possible together and with each succeeding generation. Kant insists on the importance of the development of human dispositions, on the other hand the philosopher Walter Benjamin criticizes History as progress, stating the existence of an illusion of this path towards progress. The History marks important events that must be remembered according to Benjamin. In this way we intend to investigate the way of Kant to think of History as progress. Discipline will be a very important tool in this course, so, at birth each should be educated to make good use of his own reason. Kant states that man will only be a true man, by submitting to the educational process.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
2019-01-31T14:41:28Z
2019-01-31T14:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Daniela Aparecida Alves. O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
identifier_str_mv XAVIER, Daniela Aparecida Alves. O problema da história como progresso, visando ao aperfeiçoamento das disposições humanas para um fim cosmopolita. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711480940396544