Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Nicole Cristina Machado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33754
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
Resumo: We live in an era marked by mass destruction, accelerated climate change, indiscriminate use of pesticides, burning and deforestation of forests, the Anthropocene that destroys, while allowing the emergence of other lives. Amid the ruined landscapes this work emerges to rethink biology, to connect it with philosophy, politics and multispecies studies and to contribute to discussions about the Anthropocene. Starting from the thoughts of Deleuze and Guattari with the philosophy of difference, we use cartography as a power to rethink biological knowledge, meeting multispecies studies, education, becoming, creation, existences and coexistences. Flying with the bees that suffer from the ruins of the Anthropocene, we think of the honey beings, in its relationship with the environment going beyond the bee-flower-honey-fruit relationship. Literally cartographic, bees relate to the world in an endless rhizome of connections. Bees adapt and create ways to (re)exist amidst ruined landscapes. Affected by plantations, we created refuges from photographs, embroidered photographs to provoke thoughts connecting philosophy, biology and art. Creating landscapes in dialogues with Anna Tsing, we created refuges with embroidered photographs with the intention of surviving and (re)existing in the Anthropocene. These creations enabled us, amidst the ruins, to think about education in a multispecies perspective. A multispecies education based on affect, affecting and being affected, creating possibilities for coexistence and (re)existence.
id UFU_9f711b393dca5e7cf20792f7b93a2a9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33754
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?Honey bees composing ruined landscapes: o that it is possible to (re)exist in an Education in the Anthropocene?RefúgioArteEstudos MultiespécieEnsino de Ciências e BiologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoApiculturaAbelhas - CriaçãoWe live in an era marked by mass destruction, accelerated climate change, indiscriminate use of pesticides, burning and deforestation of forests, the Anthropocene that destroys, while allowing the emergence of other lives. Amid the ruined landscapes this work emerges to rethink biology, to connect it with philosophy, politics and multispecies studies and to contribute to discussions about the Anthropocene. Starting from the thoughts of Deleuze and Guattari with the philosophy of difference, we use cartography as a power to rethink biological knowledge, meeting multispecies studies, education, becoming, creation, existences and coexistences. Flying with the bees that suffer from the ruins of the Anthropocene, we think of the honey beings, in its relationship with the environment going beyond the bee-flower-honey-fruit relationship. Literally cartographic, bees relate to the world in an endless rhizome of connections. Bees adapt and create ways to (re)exist amidst ruined landscapes. Affected by plantations, we created refuges from photographs, embroidered photographs to provoke thoughts connecting philosophy, biology and art. Creating landscapes in dialogues with Anna Tsing, we created refuges with embroidered photographs with the intention of surviving and (re)existing in the Anthropocene. These creations enabled us, amidst the ruins, to think about education in a multispecies perspective. A multispecies education based on affect, affecting and being affected, creating possibilities for coexistence and (re)existence.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Vivemos em uma era marcada pela destruição em massa, mudanças climáticas aceleradas, uso indiscriminado de agrotóxicos, queimada e desmatamento das florestas, o Antropoceno que destrói, ao mesmo tempo que permite o surgimento de outras vidas. Em meio às paisagens em ruínas este trabalho surge para repensar a biologia, para conectá-la com a filosofia, a políticas e os estudos multiespécie e para contribuir para as discussões sobre o Antropoceno. Partindo dos pensamentos de Deleuze e Guattari com a filosofia da diferença, usamos a cartografia como potência para repensar o conhecimento biológico, indo ao encontro dos estudos multiespécie, educação, devir, criação, existências e coexistências. Voando junto às abelhas que sofrem com as ruínas do Antropoceno, pensamos no melífero, nas suas relações com o ambiente, indo além da relação abelhaflor-mel-fruto. Literalmente cartográficas, as abelhas se relacionam com o mundo num rizoma sem fim de conexões. As abelhas se adaptam e criam modos de (re)existir em meio às paisagens em ruínas. Afetadas pelas plantations, criamos refúgios a partir de fotografias, fotografias-bordadas, para provocar pensamentos, conectando filosofia, biologia e arte. Criando paisagens em diálogos com Anna Tsing, criamos refúgios com as fotografias-bordados com a intenção de sobreviver e (re)existir ao Antropoceno. Essas criações nos possibilitaram, em meio às ruínas, pensarmos a educação em uma perspectiva multiespécie. Uma educação multiespécie baseada no afeto, afetando e sendo afetado, criando possibilidades de coexistência e (re)existência.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCarvalho, Daniela Francohttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128Dias, Susana Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5698405999655776Santos, Sandro Pradohttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799Borges, Nicole Cristina Machado2021-12-13T12:45:16Z2021-12-13T12:45:16Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Nicole Cristina Machado. Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma Educação no Antropoceno?. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33754http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-14T06:20:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33754Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-14T06:20:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
Honey bees composing ruined landscapes: o that it is possible to (re)exist in an Education in the Anthropocene?
title Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
spellingShingle Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
Borges, Nicole Cristina Machado
Refúgio
Arte
Estudos Multiespécie
Ensino de Ciências e Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Apicultura
Abelhas - Criação
title_short Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
title_full Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
title_fullStr Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
title_full_unstemmed Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
title_sort Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
author Borges, Nicole Cristina Machado
author_facet Borges, Nicole Cristina Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Daniela Franco
http://lattes.cnpq.br/8974289881139128
Dias, Susana Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5698405999655776
Santos, Sandro Prado
http://lattes.cnpq.br/1276426419124799
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Nicole Cristina Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Refúgio
Arte
Estudos Multiespécie
Ensino de Ciências e Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Apicultura
Abelhas - Criação
topic Refúgio
Arte
Estudos Multiespécie
Ensino de Ciências e Biologia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Apicultura
Abelhas - Criação
description We live in an era marked by mass destruction, accelerated climate change, indiscriminate use of pesticides, burning and deforestation of forests, the Anthropocene that destroys, while allowing the emergence of other lives. Amid the ruined landscapes this work emerges to rethink biology, to connect it with philosophy, politics and multispecies studies and to contribute to discussions about the Anthropocene. Starting from the thoughts of Deleuze and Guattari with the philosophy of difference, we use cartography as a power to rethink biological knowledge, meeting multispecies studies, education, becoming, creation, existences and coexistences. Flying with the bees that suffer from the ruins of the Anthropocene, we think of the honey beings, in its relationship with the environment going beyond the bee-flower-honey-fruit relationship. Literally cartographic, bees relate to the world in an endless rhizome of connections. Bees adapt and create ways to (re)exist amidst ruined landscapes. Affected by plantations, we created refuges from photographs, embroidered photographs to provoke thoughts connecting philosophy, biology and art. Creating landscapes in dialogues with Anna Tsing, we created refuges with embroidered photographs with the intention of surviving and (re)existing in the Anthropocene. These creations enabled us, amidst the ruins, to think about education in a multispecies perspective. A multispecies education based on affect, affecting and being affected, creating possibilities for coexistence and (re)existence.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T12:45:16Z
2021-12-13T12:45:16Z
2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Nicole Cristina Machado. Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma Educação no Antropoceno?. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33754
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
identifier_str_mv BORGES, Nicole Cristina Machado. Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma Educação no Antropoceno?. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33754
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569567528845312