Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Victor Hugo Prates
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Nathalia Souza Carvalho
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32750
Resumo: Optimizing the logistical operations of organizations is of great importance to keep the service level and costs balanced. Therefore, vehicle routing systems become extremely efficient tools to reach such levels. This means having an agile planning that minimizes costs within the operational conditions while meeting customer requirements. This work presents a complex routing problem, with heterogeneous fleet and time windows. Therefore, an optimization model based on a Genetic Algorithm was proposed. This algorithm is characterized by evaluating population groups of solutions following an evolutionary iterative stochastic process. Such an algorithm can show both local and global optimal optimization behaviors. Data on geographic locations and routes between customers were obtained through the use of free APIs provided by Google Maps©. The company studied is a producer and supplier of frozen food products that serves more than 200 customers in the region of the Minas Gerais and southern Goiás triangle. Within the study proposal, the optimizations achieved a reduction of 1,900 km per month, which corresponds to a reduction of mileage driven of approximately 13.50%. These values represent approximately R$ 18,300.00 in annual costs. Therefore, the main advantages for the company were the reduction in fuel costs and shorter labor time for drivers.
id UFU_a10536121c57204ac959139d66f57ac4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32750
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempoAlgoritmo genéticoProblema de roteamento de veículos com janelas de tempoMeta-heurísticaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILASOptimizing the logistical operations of organizations is of great importance to keep the service level and costs balanced. Therefore, vehicle routing systems become extremely efficient tools to reach such levels. This means having an agile planning that minimizes costs within the operational conditions while meeting customer requirements. This work presents a complex routing problem, with heterogeneous fleet and time windows. Therefore, an optimization model based on a Genetic Algorithm was proposed. This algorithm is characterized by evaluating population groups of solutions following an evolutionary iterative stochastic process. Such an algorithm can show both local and global optimal optimization behaviors. Data on geographic locations and routes between customers were obtained through the use of free APIs provided by Google Maps©. The company studied is a producer and supplier of frozen food products that serves more than 200 customers in the region of the Minas Gerais and southern Goiás triangle. Within the study proposal, the optimizations achieved a reduction of 1,900 km per month, which corresponds to a reduction of mileage driven of approximately 13.50%. These values represent approximately R$ 18,300.00 in annual costs. Therefore, the main advantages for the company were the reduction in fuel costs and shorter labor time for drivers.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A otimização das operações logísticas das organizações é de grande importância para manter o nível de serviço e os custos equilibrados. Diante disto, os sistemas de roteirização de veículos se tornam ferramentas extremamente eficientes para se alcançar tais níveis. Isto significa possuir um planejamento ágil que minimize os custos dentro das condicionantes operacionais ao mesmo tempo em que se atenda às exigências dos clientes. Este trabalho apresenta um problema de roteirização complexo, com frota heterogênea e janelas de tempo. Assim sendo, propôs-se um modelo de otimização baseado em um Algoritmo Genético. Este algoritmo caracteriza-se por avaliar grupos populacionais de soluções seguindo um processo estocástico iterativo evolutivo. Tal algoritmo pode apresentar comportamentos de otimização tanto de ótimos locais quanto globais. Os dados das localizações geográficas e dos percursos entre clientes foram obtidos por meio do uso de Application Programming Interface (API’s) gratuitas disponibilizadas pelo Google Maps©. A empresa estudada é uma produtora e fornecedora de produtos alimentícios congelados que atende mais de 200 clientes na região do triângulo mineiro e sul de Goiás. Dentro da proposta do estudo, as otimizações conseguiram uma redução de 1.900 km mensais, o que corresponde a uma redução de distância percorrida de aproximadamente 13,50%. Estes valores representam cerca de R$ 18.300,00 de custo anuais. Portanto, as principais vantagens para a empresa foram a redução de custo com combustíveis e menor tempo de mão de obra dos motoristas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia de ProduçãoReis, Jorge von Atzingen doshttp://lattes.cnpq.br/0410013913891248Silva, Hebert Roberto dahttp://lattes.cnpq.br/7602509850400929Costa, Eugênio PacceliMagalhães, Victor Hugo PratesGarcia, Nathalia Souza Carvalho2021-09-17T14:02:45Z2021-09-17T14:02:45Z2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Nathalia Souza Carvalho; MAGALHÃES, Victor Hugo Prates. Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma Meta-Heurística de Algoritmo Genético: Um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32750porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-18T06:24:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32750Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-18T06:24:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
title Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
Magalhães, Victor Hugo Prates
Algoritmo genético
Problema de roteamento de veículos com janelas de tempo
Meta-heurística
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILAS
title_short Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
title_full Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
title_sort Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma meta-heurística de algoritmo genético: um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo
author Magalhães, Victor Hugo Prates
author_facet Magalhães, Victor Hugo Prates
Garcia, Nathalia Souza Carvalho
author_role author
author2 Garcia, Nathalia Souza Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Jorge von Atzingen dos
http://lattes.cnpq.br/0410013913891248
Silva, Hebert Roberto da
http://lattes.cnpq.br/7602509850400929
Costa, Eugênio Pacceli
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Victor Hugo Prates
Garcia, Nathalia Souza Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmo genético
Problema de roteamento de veículos com janelas de tempo
Meta-heurística
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILAS
topic Algoritmo genético
Problema de roteamento de veículos com janelas de tempo
Meta-heurística
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROCESSOS ESTOCASTICOS E TEORIAS DA FILAS
description Optimizing the logistical operations of organizations is of great importance to keep the service level and costs balanced. Therefore, vehicle routing systems become extremely efficient tools to reach such levels. This means having an agile planning that minimizes costs within the operational conditions while meeting customer requirements. This work presents a complex routing problem, with heterogeneous fleet and time windows. Therefore, an optimization model based on a Genetic Algorithm was proposed. This algorithm is characterized by evaluating population groups of solutions following an evolutionary iterative stochastic process. Such an algorithm can show both local and global optimal optimization behaviors. Data on geographic locations and routes between customers were obtained through the use of free APIs provided by Google Maps©. The company studied is a producer and supplier of frozen food products that serves more than 200 customers in the region of the Minas Gerais and southern Goiás triangle. Within the study proposal, the optimizations achieved a reduction of 1,900 km per month, which corresponds to a reduction of mileage driven of approximately 13.50%. These values represent approximately R$ 18,300.00 in annual costs. Therefore, the main advantages for the company were the reduction in fuel costs and shorter labor time for drivers.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T14:02:45Z
2021-09-17T14:02:45Z
2021-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Nathalia Souza Carvalho; MAGALHÃES, Victor Hugo Prates. Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma Meta-Heurística de Algoritmo Genético: Um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32750
identifier_str_mv GARCIA, Nathalia Souza Carvalho; MAGALHÃES, Victor Hugo Prates. Desenvolvimento de um sistema de roteirização de veículos baseado em uma Meta-Heurística de Algoritmo Genético: Um caso envolvendo frotas heterogêneas e janelas de tempo. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711346127077376