Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392 |
Resumo: | This paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment. |
id |
UFU_a50cb0b5767245899f68c912410d5595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/21242 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memóriaTheater for adolescents of elementary school: processes of creation and uses of memoryTeatroPedagogia do teatroMemóriaIdentidade socialMemoryTheaterTheater PedagogyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment.Dissertação (Mestrado)Este artigo apresenta reflexões sobre o poder do trabalho de memória, em Estudos de Teatro, como uma experiência artística dentro da sala de aula. Em diálogo com os autores Henri Bergson e sua análise da memória, Jorge Larrosa e seu conceito de experiência, Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé e Celso Favaretto na aprendizagem da arte, a autora deste artigo reflete em sua prática como professora de teatro. Tal pesquisa visou descobrir como experimentos relativos à memória poderiam fazer o teatro na escola ser mais atraente e motivador para os alunos. Outro objetivo desta pesquisa foi compreender a influência que a escola assume na construção de identidades do aluno e como esta reage a seu ambiente escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Arantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Campos, Raquel Discinihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8Leal, Maria Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Moreira, Ana Carolina Coutinho2018-04-25T14:51:54Z2018-04-25T14:51:54Z2016-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-06T20:53:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21242Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-06T20:53:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória Theater for adolescents of elementary school: processes of creation and uses of memory |
title |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
spellingShingle |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória Moreira, Ana Carolina Coutinho Teatro Pedagogia do teatro Memória Identidade social Memory Theater Theater Pedagogy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
title_full |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
title_fullStr |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
title_full_unstemmed |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
title_sort |
Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória |
author |
Moreira, Ana Carolina Coutinho |
author_facet |
Moreira, Ana Carolina Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Luiz Humberto Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7 Campos, Raquel Discini http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8 Leal, Maria Lúcia http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Carolina Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Pedagogia do teatro Memória Identidade social Memory Theater Theater Pedagogy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Teatro Pedagogia do teatro Memória Identidade social Memory Theater Theater Pedagogy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 2018-04-25T14:51:54Z 2018-04-25T14:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711348380467200 |