Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Carolina Coutinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
Resumo: This paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment.
id UFU_a50cb0b5767245899f68c912410d5595
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21242
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memóriaTheater for adolescents of elementary school: processes of creation and uses of memoryTeatroPedagogia do teatroMemóriaIdentidade socialMemoryTheaterTheater PedagogyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment.Dissertação (Mestrado)Este artigo apresenta reflexões sobre o poder do trabalho de memória, em Estudos de Teatro, como uma experiência artística dentro da sala de aula. Em diálogo com os autores Henri Bergson e sua análise da memória, Jorge Larrosa e seu conceito de experiência, Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé e Celso Favaretto na aprendizagem da arte, a autora deste artigo reflete em sua prática como professora de teatro. Tal pesquisa visou descobrir como experimentos relativos à memória poderiam fazer o teatro na escola ser mais atraente e motivador para os alunos. Outro objetivo desta pesquisa foi compreender a influência que a escola assume na construção de identidades do aluno e como esta reage a seu ambiente escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Arantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Campos, Raquel Discinihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8Leal, Maria Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Moreira, Ana Carolina Coutinho2018-04-25T14:51:54Z2018-04-25T14:51:54Z2016-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-06T20:53:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21242Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-06T20:53:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
Theater for adolescents of elementary school: processes of creation and uses of memory
title Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
spellingShingle Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
Moreira, Ana Carolina Coutinho
Teatro
Pedagogia do teatro
Memória
Identidade social
Memory
Theater
Theater Pedagogy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
title_full Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
title_fullStr Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
title_full_unstemmed Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
title_sort Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
author Moreira, Ana Carolina Coutinho
author_facet Moreira, Ana Carolina Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Luiz Humberto Martins
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7
Campos, Raquel Discini
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8
Leal, Maria Lúcia
http://lattes.cnpq.br/9710632359254853
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Carolina Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Pedagogia do teatro
Memória
Identidade social
Memory
Theater
Theater Pedagogy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Teatro
Pedagogia do teatro
Memória
Identidade social
Memory
Theater
Theater Pedagogy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
2018-04-25T14:51:54Z
2018-04-25T14:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
identifier_str_mv MOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711348380467200