A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003 |
Resumo: | Since the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries. |
id |
UFU_a530f25da1dcef303eceda97e14c9759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31003 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981)Banco MundialWorld BankEducaçãoEducationRobert S. McNamaraRobert S. McNamaraDesenvolvimentoDevelopmentCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSince the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Desde a década de 1960, o Banco Mundial tem adotado a eliminação da pobreza como um dos seus escopos centrais, processo o qual se daria através do suprimento de necessidades básicas - como o fornecimento de educação e saúde - aos países subdesenvolvidos. Dessa forma, o Banco passou a ser uma das principais fontes de financiamento da educação, utilizando-a visando a formação de mão de obra. Neste sentido, este trabalho busca elucidar quais os atores por trás da elaboração de diretrizes e quais as reais motivações para a aplicação de uma lógica mercadológica no campo da educação ao beneficiar grupos sociais específicos da sociedade, que não os países subdesenvolvidos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilRelações InternacionaisVasconcellos, Luiz Gonzaga Falcãohttp://lattes.cnpq.br/5188692692580551Alves, Arlete Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5271722191455162Martins, Humberto Eduardo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8935427022662345Costa, Ana Lívia Duarte2021-01-12T13:52:45Z2021-01-12T13:52:45Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-01-13T06:18:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31003Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-01-13T06:18:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
title |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
spellingShingle |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) Costa, Ana Lívia Duarte Banco Mundial World Bank Educação Education Robert S. McNamara Robert S. McNamara Desenvolvimento Development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
title_full |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
title_fullStr |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
title_full_unstemmed |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
title_sort |
A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981) |
author |
Costa, Ana Lívia Duarte |
author_facet |
Costa, Ana Lívia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Luiz Gonzaga Falcão http://lattes.cnpq.br/5188692692580551 Alves, Arlete Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/5271722191455162 Martins, Humberto Eduardo de Paula http://lattes.cnpq.br/8935427022662345 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Lívia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial World Bank Educação Education Robert S. McNamara Robert S. McNamara Desenvolvimento Development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Banco Mundial World Bank Educação Education Robert S. McNamara Robert S. McNamara Desenvolvimento Development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Since the 1960s, the World Bank has adopted the elimination of poverty as one of its central scopes, a process which, according to the organization, would take place through the supply of basic needs - such as the provision of education and health - to peripheral countries. In this way, the Bank became one of the main sources of financing for education, using it for the training of labor forces. In this sense, this work seeks to show which actors influence the elaboration of guidelines and which are the motivations for the application of a market logic in education, which benefits specific social groups in society, and these are not underdeveloped countries. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 2021-01-12T13:52:45Z 2021-01-12T13:52:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003 |
identifier_str_mv |
COSTA, Ana Lívia Duarte. A relação entre políticas educacionais e desenvolvimento econômico para o Banco Mundial: uma reflexão sobre a gestão de Robert S. McNamara (1968-1981). 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711452465266688 |