Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Ávila de Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533
Resumo: The objective of this study was to study the value aggregation in companies and later to identify how the Corporate Governance factors affect value aggregation in companies of the Brazilian retail and wholesale sector. The research was done through a descriptive analysis, in which 45 publicly traded companies were analyzed between the years 2011 and 2016. The regression method was applied with panel data, in order to choose between the three main models: Pooled, Fixed Effects and Random Effects, whichever is more appropriate to demonstrate if and how Corporate Governance practices affect the aggregation of corporate value. The results show that there is a strong negative correlation between disclosure and value added, what means that in the sector studied, within the time period covered, the more the company invests in transparency and disclosure postures, the less it generates added value.
id UFU_a5969dc54a5010ed372be549441fc15f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22533
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileirosCorporate Governance Factors that Impact Added Value Production in Companies of the Brazilian Retailer and Wholesaler SectorsValor adicionadoValue addedDados em painelGovernança CorporativaValue AddedPanel dataCorporate GovernanceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThe objective of this study was to study the value aggregation in companies and later to identify how the Corporate Governance factors affect value aggregation in companies of the Brazilian retail and wholesale sector. The research was done through a descriptive analysis, in which 45 publicly traded companies were analyzed between the years 2011 and 2016. The regression method was applied with panel data, in order to choose between the three main models: Pooled, Fixed Effects and Random Effects, whichever is more appropriate to demonstrate if and how Corporate Governance practices affect the aggregation of corporate value. The results show that there is a strong negative correlation between disclosure and value added, what means that in the sector studied, within the time period covered, the more the company invests in transparency and disclosure postures, the less it generates added value.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)or em empresas do setor varejista e atacadista brasileiro. A pesquisa foi realizada através de uma análise descritiva, na qual foram analisadas 45 empresas de capital aberto entre os anos de 2011 e 2016. Aplicou-se o método de regressão com dados em painel, com a finalidade de escolher entre os três principais modelos: Pooled, Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios, o que fosse mais adequado para demonstrar se e de que forma as práticas de Governança Corporativa afetam na agregação de valor das empresas. Os resultados encontrados demonstram que há uma correlação negativa significativa entre disclosure e valor adicionado, ou seja, que no setor estudado, dentro do período de tempo abrangido, quanto mais a empresa investe em posturas de transparência e evidenciação, menos ela gera valor adicionado.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoFodra, Marcelohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774163J4Penedo, AntônioMachado, ThaylaMarques, Mariana Ávila de Paiva2018-10-08T18:31:23Z2018-10-08T18:31:23Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARQUES, Mariana Ávila de Paiva. Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-27T12:21:08Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22533Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-27T12:21:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
Corporate Governance Factors that Impact Added Value Production in Companies of the Brazilian Retailer and Wholesaler Sectors
title Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
spellingShingle Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
Marques, Mariana Ávila de Paiva
Valor adicionado
Value added
Dados em painel
Governança Corporativa
Value Added
Panel data
Corporate Governance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
title_full Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
title_fullStr Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
title_full_unstemmed Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
title_sort Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
author Marques, Mariana Ávila de Paiva
author_facet Marques, Mariana Ávila de Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fodra, Marcelo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774163J4
Penedo, Antônio
Machado, Thayla
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana Ávila de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Valor adicionado
Value added
Dados em painel
Governança Corporativa
Value Added
Panel data
Corporate Governance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Valor adicionado
Value added
Dados em painel
Governança Corporativa
Value Added
Panel data
Corporate Governance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The objective of this study was to study the value aggregation in companies and later to identify how the Corporate Governance factors affect value aggregation in companies of the Brazilian retail and wholesale sector. The research was done through a descriptive analysis, in which 45 publicly traded companies were analyzed between the years 2011 and 2016. The regression method was applied with panel data, in order to choose between the three main models: Pooled, Fixed Effects and Random Effects, whichever is more appropriate to demonstrate if and how Corporate Governance practices affect the aggregation of corporate value. The results show that there is a strong negative correlation between disclosure and value added, what means that in the sector studied, within the time period covered, the more the company invests in transparency and disclosure postures, the less it generates added value.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T18:31:23Z
2018-10-08T18:31:23Z
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Mariana Ávila de Paiva. Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533
identifier_str_mv MARQUES, Mariana Ávila de Paiva. Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711358742495232