Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Geovanna de Lourdes Alves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19433
Resumo: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
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spelling Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960)EstradasFerroviasImprensaPolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa se propôs em analisar as rodovias que cortam a região Oeste de Minas Gerais, dando ênfase na rodovia federal BR-050. Grandes empreendimentos foram incentivados na política de transportes e na indústria automobilística. A divulgação desses dados e a propaganda nessa direção é perceptível nos jornais locais da cidade de Uberlândia, ‘Correio de Uberlândia’ e ‘O Repórter’ como também a revista ‘Manchete’, e estas são as fontes que utilizei para o estudo. Analisamos o meio de Transporte Ferroviário na região e como a renda daí advinda pelo transporte de produtos, máquinas, matéria prima e pessoal, o Triângulo Mineiro foi sendo inserido no quadro da economia nacional. Neste contexto, o papel da ACIUB – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia no sentido de “viabilizar” a construção das rodovias na região. Dentre outras problemáticas, captamos o papel da elite política e econômica que por meio da imprensa introduziu a ideologia que esta região denominada ‘Sertão da Farinha Podre’ uma região de futuro. A região já vinha sendo ‘moldada’ para se tornar o denominado ‘ponto de passagem’ no contexto econômico nacional, ou seja, desde finais do século XIX, com a construção da Estrada de Ferro Mogiana em 1896. Vários conchaves políticos foram traçados para a implementação desta extensa rede viária que corta a região. No entanto, percebemos que uma vez sedimentada e interiorizada, a Ideologia processa-se no interesse da classe dominante, eliminando e negando os interesses dos outros grupos e classes sociais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaPaula, Dilma Andrade deCardoso, Heloisa Helena PachecoCalvo, Célia RochaRamos, Geovanna de Lourdes Alves2017-08-11T17:52:26Z2017-08-11T17:52:26Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Geovanna de Lourdes Alves. Estradas de rodagem: vias imperiais à luz da imprensa (1955-1960). 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-03T12:32:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19433Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-03T12:32:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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