Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Telles Veloso Bueno
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42513
Resumo: O Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de café, apresenta a região do Cerrado Mineiro em posição de destaque. A produção de café pode ser afetada por fitonematóides, principalmente aqueles do gênero Meloidogyne, ocasionando perdas em até 20% da produção. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de doses do nematicida Counter 150G (terbufós) no controle de Meloidogyne exigua em lavoura cafeeira no município de São Gotardo, MG. O experimento foi conduzido na Fazenda Queixadas, no período de novembro de 2004 a março de 2005. Utilizou-se um cafezal com a variedade Acáia Cerrado de 15 anos de idade, com o espaçamento de 4 x 1m. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com 5 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos constituíram de: testemunha e Terbufós (Counter 150G) nas doses de 13, 15, 18 e 20g/planta. Cada parcela consistiu de uma linha com 10 plantas. Foram retiradas 10 amostras simples de solo e raízes na profundidade de 0-20 cm, distanciadas de 50 cm do tronco correspondendo a projeção da copa nos dois lados da linha do cafeeiro, que formaram a amostra composta. Essas amostras foram coletadas por ocasião da implantação do experimento e aos 120 dias após a aplicação do nematicida. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Nematologia da Universidade Federal de Uberlândia, para extração de nematóide. Para o solo, empregou-se a técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e para as raízes, a técnica do liquidificador. Foram contados os juvenis de 2O estádio no solo e nas raízes, além dos juvenis foram também contados os ovos. O fator de Reprodução foi calculado pela razão entre população final (solo + raízes) e a população inicial (momento da implantação do ensaio). Os dados foram submetidos à análise de variância. Os tratamentos não diferiram significamente para o controle de M. exígua. No entanto, os fatores de Reprodução foram menores nas doses de 15 e 18g do produto comercial por planta.
id UFU_aa99d481c329ce66bf9ad4df0251a258
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42513
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeiraMeloidogyne exiguaFitonematóideCaféCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de café, apresenta a região do Cerrado Mineiro em posição de destaque. A produção de café pode ser afetada por fitonematóides, principalmente aqueles do gênero Meloidogyne, ocasionando perdas em até 20% da produção. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de doses do nematicida Counter 150G (terbufós) no controle de Meloidogyne exigua em lavoura cafeeira no município de São Gotardo, MG. O experimento foi conduzido na Fazenda Queixadas, no período de novembro de 2004 a março de 2005. Utilizou-se um cafezal com a variedade Acáia Cerrado de 15 anos de idade, com o espaçamento de 4 x 1m. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com 5 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos constituíram de: testemunha e Terbufós (Counter 150G) nas doses de 13, 15, 18 e 20g/planta. Cada parcela consistiu de uma linha com 10 plantas. Foram retiradas 10 amostras simples de solo e raízes na profundidade de 0-20 cm, distanciadas de 50 cm do tronco correspondendo a projeção da copa nos dois lados da linha do cafeeiro, que formaram a amostra composta. Essas amostras foram coletadas por ocasião da implantação do experimento e aos 120 dias após a aplicação do nematicida. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Nematologia da Universidade Federal de Uberlândia, para extração de nematóide. Para o solo, empregou-se a técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e para as raízes, a técnica do liquidificador. Foram contados os juvenis de 2O estádio no solo e nas raízes, além dos juvenis foram também contados os ovos. O fator de Reprodução foi calculado pela razão entre população final (solo + raízes) e a população inicial (momento da implantação do ensaio). Os dados foram submetidos à análise de variância. Os tratamentos não diferiram significamente para o controle de M. exígua. No entanto, os fatores de Reprodução foram menores nas doses de 15 e 18g do produto comercial por planta.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaMaria Amélia dos SantosLuciano Telles Veloso Bueno2024-08-20T17:43:49Z2024-08-20T17:43:49Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42513Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
title Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
spellingShingle Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
Luciano Telles Veloso Bueno
Meloidogyne exigua
Fitonematóide
Café
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
title_full Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
title_fullStr Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
title_full_unstemmed Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
title_sort Eficácia de doses de terbufós no controle químico de meloidogyne exigua em lavoura cafeeira
author Luciano Telles Veloso Bueno
author_facet Luciano Telles Veloso Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Amélia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Telles Veloso Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Meloidogyne exigua
Fitonematóide
Café
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Meloidogyne exigua
Fitonematóide
Café
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de café, apresenta a região do Cerrado Mineiro em posição de destaque. A produção de café pode ser afetada por fitonematóides, principalmente aqueles do gênero Meloidogyne, ocasionando perdas em até 20% da produção. O trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de doses do nematicida Counter 150G (terbufós) no controle de Meloidogyne exigua em lavoura cafeeira no município de São Gotardo, MG. O experimento foi conduzido na Fazenda Queixadas, no período de novembro de 2004 a março de 2005. Utilizou-se um cafezal com a variedade Acáia Cerrado de 15 anos de idade, com o espaçamento de 4 x 1m. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com 5 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos constituíram de: testemunha e Terbufós (Counter 150G) nas doses de 13, 15, 18 e 20g/planta. Cada parcela consistiu de uma linha com 10 plantas. Foram retiradas 10 amostras simples de solo e raízes na profundidade de 0-20 cm, distanciadas de 50 cm do tronco correspondendo a projeção da copa nos dois lados da linha do cafeeiro, que formaram a amostra composta. Essas amostras foram coletadas por ocasião da implantação do experimento e aos 120 dias após a aplicação do nematicida. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Nematologia da Universidade Federal de Uberlândia, para extração de nematóide. Para o solo, empregou-se a técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose e para as raízes, a técnica do liquidificador. Foram contados os juvenis de 2O estádio no solo e nas raízes, além dos juvenis foram também contados os ovos. O fator de Reprodução foi calculado pela razão entre população final (solo + raízes) e a população inicial (momento da implantação do ensaio). Os dados foram submetidos à análise de variância. Os tratamentos não diferiram significamente para o controle de M. exígua. No entanto, os fatores de Reprodução foram menores nas doses de 15 e 18g do produto comercial por planta.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2024-08-20T17:43:49Z
2024-08-20T17:43:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42513
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711287347052544