Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Edilamar Erica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778
Resumo: O professor desde a origem da vida humana tem a função de transmitir conhecimentos. Analisando o progresso da educação podemos concluir que a escola passou por grandes mudanças para se adaptar aos sistemas de organização social atual. A função da escola no ponto de vista capitalista segundo Mészaros (2005), se restringe a interiorizar as determinações que estabelecem as normas da ordem vigente afim de estimar e respaldar os interesses do capital, como divisão de classes e subjugação do trabalho. Surge assim a grande importância do trabalho do professor, onde através da alienação de conhecimento e formação libertaria de seus educandos os tornar críticos e capacitados para transformar as bases do sistema dominante. Segundo Morin (2009) a sociedade é composta por cidadãos protagonistas, críticos, conscientes e comprometidos com a constituição de uma sociedade planetária. Principiando da magnifica função legada ao docente entendemos que esse profissional é um agente político, transformador da sociedade e merece ter um bom tratamento legal em respeito a tamanha responsabilidade. Sendo o professor um agente transformador, a normatização do seu trabalho desafia suas especialidades da profissão ressaltando a carga horária de trabalho, uma vez que esta afeta positivamente ou negativamente o comprimento de sua missão. Para organizar as condições de trabalho aos docentes as políticas públicas no Brasil a partir da LDB de 1996 tem sido ineficiente quando se trata das disposições básicas para que o professor possa exercer sua função com satisfação, dentre elas a divisão justa de sua carga horária.
id UFU_ac6df06e8dab4e414cd9f0a19f005b2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33778
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professorPrecarização do trabalho do professorPráticas curricularesOrganizaçãoPolíticas públicasPandemiaCNPQ::CIENCIAS HUMANASO professor desde a origem da vida humana tem a função de transmitir conhecimentos. Analisando o progresso da educação podemos concluir que a escola passou por grandes mudanças para se adaptar aos sistemas de organização social atual. A função da escola no ponto de vista capitalista segundo Mészaros (2005), se restringe a interiorizar as determinações que estabelecem as normas da ordem vigente afim de estimar e respaldar os interesses do capital, como divisão de classes e subjugação do trabalho. Surge assim a grande importância do trabalho do professor, onde através da alienação de conhecimento e formação libertaria de seus educandos os tornar críticos e capacitados para transformar as bases do sistema dominante. Segundo Morin (2009) a sociedade é composta por cidadãos protagonistas, críticos, conscientes e comprometidos com a constituição de uma sociedade planetária. Principiando da magnifica função legada ao docente entendemos que esse profissional é um agente político, transformador da sociedade e merece ter um bom tratamento legal em respeito a tamanha responsabilidade. Sendo o professor um agente transformador, a normatização do seu trabalho desafia suas especialidades da profissão ressaltando a carga horária de trabalho, uma vez que esta afeta positivamente ou negativamente o comprimento de sua missão. Para organizar as condições de trabalho aos docentes as políticas públicas no Brasil a partir da LDB de 1996 tem sido ineficiente quando se trata das disposições básicas para que o professor possa exercer sua função com satisfação, dentre elas a divisão justa de sua carga horária.This article aims to discuss the precarious work of professional teachers in curricular practices. The problems related to the precariousness of the teacher's work are old and over the years it has gained more strength and relevance nowadays. The conditions of teaching organization, school support and the dimensions of schooling, always unstable, have always been dependent on public policies. In this document, we propose a reflection on the precariousness of teachers' work, observing their career and trajectory and their devaluation since the beginning of the teaching profession until the present moment in times of pandemic.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esse trabalho tem por objetivo discutir a precarização do trabalho do profissional professor nas práticas curriculares. Parte premissa que os problemas relacionados a precarização do trabalho do professor são antigos e com passar dos anos tem ganhado mais força e relevância nos dias atuais. Considera- se que as condições da organização do ensino, suporte escolar e as dimensões da escolarização apresentam instáveis, e, sempre estiveram na dependência das políticas públicas. Nesse documento propomos a reflexão sobre a precarização do trabalho do professor, observando a sua carreira e trajetória e sua desvalorização desde o início da profissão docente até o presente momento em tempos de pandemia.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaFrança, Robson Luiz dehttp://www.faced.ufu.br/pessoas/docentes/robson-luiz-de-francax, xxx, xxFerreira, Edilamar Erica2021-12-13T22:03:48Z2021-12-13T22:03:48Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Edilamar Erica. Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-14T06:20:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33778Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-14T06:20:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
title Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
spellingShingle Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
Ferreira, Edilamar Erica
Precarização do trabalho do professor
Práticas curriculares
Organização
Políticas públicas
Pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
title_full Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
title_fullStr Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
title_full_unstemmed Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
title_sort Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor
author Ferreira, Edilamar Erica
author_facet Ferreira, Edilamar Erica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Robson Luiz de
http://www.faced.ufu.br/pessoas/docentes/robson-luiz-de-franca
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Edilamar Erica
dc.subject.por.fl_str_mv Precarização do trabalho do professor
Práticas curriculares
Organização
Políticas públicas
Pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Precarização do trabalho do professor
Práticas curriculares
Organização
Políticas públicas
Pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O professor desde a origem da vida humana tem a função de transmitir conhecimentos. Analisando o progresso da educação podemos concluir que a escola passou por grandes mudanças para se adaptar aos sistemas de organização social atual. A função da escola no ponto de vista capitalista segundo Mészaros (2005), se restringe a interiorizar as determinações que estabelecem as normas da ordem vigente afim de estimar e respaldar os interesses do capital, como divisão de classes e subjugação do trabalho. Surge assim a grande importância do trabalho do professor, onde através da alienação de conhecimento e formação libertaria de seus educandos os tornar críticos e capacitados para transformar as bases do sistema dominante. Segundo Morin (2009) a sociedade é composta por cidadãos protagonistas, críticos, conscientes e comprometidos com a constituição de uma sociedade planetária. Principiando da magnifica função legada ao docente entendemos que esse profissional é um agente político, transformador da sociedade e merece ter um bom tratamento legal em respeito a tamanha responsabilidade. Sendo o professor um agente transformador, a normatização do seu trabalho desafia suas especialidades da profissão ressaltando a carga horária de trabalho, uma vez que esta afeta positivamente ou negativamente o comprimento de sua missão. Para organizar as condições de trabalho aos docentes as políticas públicas no Brasil a partir da LDB de 1996 tem sido ineficiente quando se trata das disposições básicas para que o professor possa exercer sua função com satisfação, dentre elas a divisão justa de sua carga horária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T22:03:48Z
2021-12-13T22:03:48Z
2021-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Edilamar Erica. Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778
identifier_str_mv FERREIRA, Edilamar Erica. Precarização do trabalho e suas consequências na vida do professor. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711566415069184