Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francielly Nascimento de Alencar
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42314
Resumo: Para viabilizar a produção de plantas ornamentais é necessário um produto de alta qualidade, o que por sua vez, requer uso de alta tecnologia e bom controle fitossanitário. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a Reprodução dos fitonematóides Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Helicotylenchus sp na planta ornamental Celosia cristata ,conhecida como crista de galo. O ensaio foi conduzido na casa de vegetação e no Laboratório de Nematologia Agrícola-ICIAG/UFU, no período de julho a outubro de 2003. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos (três fitonemtóides + testemunha sem fitonematóide) e dez repetições, sendo cada parcela constituída por um vaso com uma planta de Celosia cristata. O inóculo foi calibrado para conter 80 ovos/mL de M. incognita, 10 juvenis e/ou adultos/mL de P. brachyurus e 20 juvenis e/ou adultos/mL de Helicotylenchus sp. Cada vaso recebeu 10 mL (população inicial) da suspensão calibrada, resultando assim em um total de 800 ovos, 100 juvenis e/ou adultos e 200 juvenis e/ou adultos de M. incognita, P. brachyurus e Helicotylenchus sp, respectivamente. A avaliação ocorreu 60 dias após a inoculação. O sistema radicular foi submetido à técnica do liquidificador doméstico e o solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Determinou-se o fator de Reprodução (FR) pela razão entre a população final e inicial. A espécie vegetal estudada apresentou-se como má hospedeira aos fitonematóides estudados com FR menor que 1.
id UFU_afbda36c24462b2f912f2558a3a51fef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42314
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)ReproduçãoFitonematóideCelosia cristataCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAPara viabilizar a produção de plantas ornamentais é necessário um produto de alta qualidade, o que por sua vez, requer uso de alta tecnologia e bom controle fitossanitário. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a Reprodução dos fitonematóides Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Helicotylenchus sp na planta ornamental Celosia cristata ,conhecida como crista de galo. O ensaio foi conduzido na casa de vegetação e no Laboratório de Nematologia Agrícola-ICIAG/UFU, no período de julho a outubro de 2003. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos (três fitonemtóides + testemunha sem fitonematóide) e dez repetições, sendo cada parcela constituída por um vaso com uma planta de Celosia cristata. O inóculo foi calibrado para conter 80 ovos/mL de M. incognita, 10 juvenis e/ou adultos/mL de P. brachyurus e 20 juvenis e/ou adultos/mL de Helicotylenchus sp. Cada vaso recebeu 10 mL (população inicial) da suspensão calibrada, resultando assim em um total de 800 ovos, 100 juvenis e/ou adultos e 200 juvenis e/ou adultos de M. incognita, P. brachyurus e Helicotylenchus sp, respectivamente. A avaliação ocorreu 60 dias após a inoculação. O sistema radicular foi submetido à técnica do liquidificador doméstico e o solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Determinou-se o fator de Reprodução (FR) pela razão entre a população final e inicial. A espécie vegetal estudada apresentou-se como má hospedeira aos fitonematóides estudados com FR menor que 1.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaMaria Amélia dos SantosFrancielly Nascimento de Alencar2024-08-20T17:43:00Z2024-08-20T17:43:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42314Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
title Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
spellingShingle Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
Francielly Nascimento de Alencar
Reprodução
Fitonematóide
Celosia cristata
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
title_full Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
title_fullStr Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
title_full_unstemmed Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
title_sort Reprodução de fitonematóides em crista de galo (celosia cristata)
author Francielly Nascimento de Alencar
author_facet Francielly Nascimento de Alencar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Amélia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Francielly Nascimento de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodução
Fitonematóide
Celosia cristata
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Reprodução
Fitonematóide
Celosia cristata
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description Para viabilizar a produção de plantas ornamentais é necessário um produto de alta qualidade, o que por sua vez, requer uso de alta tecnologia e bom controle fitossanitário. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar a Reprodução dos fitonematóides Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Helicotylenchus sp na planta ornamental Celosia cristata ,conhecida como crista de galo. O ensaio foi conduzido na casa de vegetação e no Laboratório de Nematologia Agrícola-ICIAG/UFU, no período de julho a outubro de 2003. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos (três fitonemtóides + testemunha sem fitonematóide) e dez repetições, sendo cada parcela constituída por um vaso com uma planta de Celosia cristata. O inóculo foi calibrado para conter 80 ovos/mL de M. incognita, 10 juvenis e/ou adultos/mL de P. brachyurus e 20 juvenis e/ou adultos/mL de Helicotylenchus sp. Cada vaso recebeu 10 mL (população inicial) da suspensão calibrada, resultando assim em um total de 800 ovos, 100 juvenis e/ou adultos e 200 juvenis e/ou adultos de M. incognita, P. brachyurus e Helicotylenchus sp, respectivamente. A avaliação ocorreu 60 dias após a inoculação. O sistema radicular foi submetido à técnica do liquidificador doméstico e o solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Determinou-se o fator de Reprodução (FR) pela razão entre a população final e inicial. A espécie vegetal estudada apresentou-se como má hospedeira aos fitonematóides estudados com FR menor que 1.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2024-08-20T17:43:00Z
2024-08-20T17:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42314
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1819175742210048000