Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gustavo Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648
Resumo: The objective of this research was to verify which variables are related to the level of financial literacy worldwide. In this sense, the financial literacy rate was used as a dependent variable, while the variables, GDP/per capita, individuals who use the internet, education expenses and owning an account in a financial institution or with a mobile money service provider (Internet Banking), were used as independent variables. The sample of this study is composed of 141 countries and data from 2014 were analyzed. The Shapiro-Francia normality tests were applied to perform the analysis, showing that the application of the Spearman's correlation coefficient is appropriate. The results of the correlation test demonstrate a moderate relationship and directly proportional influence between the dependent variable and the variables of access to the internet and banking services, which inferred that the levels of financial literacy are mainly influenced by variables of access to means of obtaining knowledge in practice.
id UFU_b0bf164ac4dcdbe4720d20114b695a87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35648
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 paísesFactors related to the level of global financial literacy: a study of 141 countriesAlfabetização financeiraEducação financeiraAcesso à internetInclusão financeiraFinancial literacyFinancial educationInternet accessFinancial inclusionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe objective of this research was to verify which variables are related to the level of financial literacy worldwide. In this sense, the financial literacy rate was used as a dependent variable, while the variables, GDP/per capita, individuals who use the internet, education expenses and owning an account in a financial institution or with a mobile money service provider (Internet Banking), were used as independent variables. The sample of this study is composed of 141 countries and data from 2014 were analyzed. The Shapiro-Francia normality tests were applied to perform the analysis, showing that the application of the Spearman's correlation coefficient is appropriate. The results of the correlation test demonstrate a moderate relationship and directly proportional influence between the dependent variable and the variables of access to the internet and banking services, which inferred that the levels of financial literacy are mainly influenced by variables of access to means of obtaining knowledge in practice.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste trabalho foi verificar quais as variáveis estão relacionadas ao nível de alfabetização financeira a nível mundial. Nesse sentido a taxa de alfabetização financeira foi utilizada como variável dependente, enquanto as variáveis PIB/per capita; indivíduos que utilizam a internet; despesas com educação; e possuir propriedade de conta em instituição financeira ou com provedor de serviço de dinheiro móvel (Internet Banking), foram utilizadas como variáveis independentes. A amostra deste estudo foi composta por 141 países e foram analisados dados do ano de 2014. Para realizar as análises, foram aplicados os testes de normalidade de Shapiro-Francia, evidenciando como adequada a aplicação do teste de correlação por postos de Spearman. Os resultados do teste de correlação demonstraram relação moderada e influência diretamente proporcional entre a variável dependente e as variáveis de acesso à internet e serviços bancários, inferindo que os níveis de alfabetização financeira são influenciados principalmente por variáveis de acesso a meios de obtenção do conhecimento na prática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisBotinha, Reiner Alveshttp://lattes.cnpq.br/9846302370483665Blind Review, Blind ReviewBlind ReviewBlind Review, Blind ReviewBlind ReviewRodrigues, Gustavo Araujo2022-08-22T19:15:26Z2022-08-22T19:15:26Z2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Gustavo Araujo. Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:54Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35648Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
Factors related to the level of global financial literacy: a study of 141 countries
title Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
spellingShingle Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
Rodrigues, Gustavo Araujo
Alfabetização financeira
Educação financeira
Acesso à internet
Inclusão financeira
Financial literacy
Financial education
Internet access
Financial inclusion
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
title_full Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
title_fullStr Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
title_full_unstemmed Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
title_sort Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países
author Rodrigues, Gustavo Araujo
author_facet Rodrigues, Gustavo Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botinha, Reiner Alves
http://lattes.cnpq.br/9846302370483665
Blind Review, Blind Review
Blind Review
Blind Review, Blind Review
Blind Review
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Educação financeira
Acesso à internet
Inclusão financeira
Financial literacy
Financial education
Internet access
Financial inclusion
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Alfabetização financeira
Educação financeira
Acesso à internet
Inclusão financeira
Financial literacy
Financial education
Internet access
Financial inclusion
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The objective of this research was to verify which variables are related to the level of financial literacy worldwide. In this sense, the financial literacy rate was used as a dependent variable, while the variables, GDP/per capita, individuals who use the internet, education expenses and owning an account in a financial institution or with a mobile money service provider (Internet Banking), were used as independent variables. The sample of this study is composed of 141 countries and data from 2014 were analyzed. The Shapiro-Francia normality tests were applied to perform the analysis, showing that the application of the Spearman's correlation coefficient is appropriate. The results of the correlation test demonstrate a moderate relationship and directly proportional influence between the dependent variable and the variables of access to the internet and banking services, which inferred that the levels of financial literacy are mainly influenced by variables of access to means of obtaining knowledge in practice.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T19:15:26Z
2022-08-22T19:15:26Z
2022-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gustavo Araujo. Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648
identifier_str_mv RODRIGUES, Gustavo Araujo. Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569669947457536