Olhos d'água de Conceição Evaristo: memória e ancestralidade para agência do feminino negro
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34088 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.46 |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se analisar como se dá o processo de construção de representação positiva para o feminino negro na obra contemporânea Olhos d’água, de Conceição Evaristo, percebendo como o projeto estético construído pela escritora, projeta e concretiza o agenciamento de uma literatura negra, e ainda, como, a partir da memória e da ancestralidade cosmogônica Yorubá, a autora possibilita e potencializa a humanização das personagens negras, mobilizando sentimentos de identidade e pertencimento. Além disso, intenta-se perceber como o brutalismo poético posto na narrativa age em função de humanizar as personagens negras e não apenas objetificar e tratar corpos negros como estatísticas. O que se verifica a partir da análise aqui compartilhada é que o liame entre memória e ancestralidade representa parte de um projeto estético proposto por Conceição Evaristo, projeto esse marcado pela Escrevivência, que busca a promoção artística de localização, centralidade e agência negra. Observa-se ainda que, de maneira metafórica, a nossa estampa existência é colorida pelos fios da memória-cultura que nos vai sendo possibilitada pelos processos de dissimulação e assimilação que são testemunhados e que, para além desse arquivamento, os corpos negro-brasileiros, em especial o feminino, a partir de movimentação em busca de sua ancestralidade têm alcançado um nível de (re)tecitura de suas identidades e representações possíveis. |
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2022-02-11T12:37:16Z2022-02-11T12:37:16Z2022-01-17LIMA, Alyne Barbosa. Olhos d’água de Conceição Evaristo: Memória e Ancestralidade para agência do feminino negro. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.46https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34088http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.46Neste trabalho pretende-se analisar como se dá o processo de construção de representação positiva para o feminino negro na obra contemporânea Olhos d’água, de Conceição Evaristo, percebendo como o projeto estético construído pela escritora, projeta e concretiza o agenciamento de uma literatura negra, e ainda, como, a partir da memória e da ancestralidade cosmogônica Yorubá, a autora possibilita e potencializa a humanização das personagens negras, mobilizando sentimentos de identidade e pertencimento. Além disso, intenta-se perceber como o brutalismo poético posto na narrativa age em função de humanizar as personagens negras e não apenas objetificar e tratar corpos negros como estatísticas. O que se verifica a partir da análise aqui compartilhada é que o liame entre memória e ancestralidade representa parte de um projeto estético proposto por Conceição Evaristo, projeto esse marcado pela Escrevivência, que busca a promoção artística de localização, centralidade e agência negra. Observa-se ainda que, de maneira metafórica, a nossa estampa existência é colorida pelos fios da memória-cultura que nos vai sendo possibilitada pelos processos de dissimulação e assimilação que são testemunhados e que, para além desse arquivamento, os corpos negro-brasileiros, em especial o feminino, a partir de movimentação em busca de sua ancestralidade têm alcançado um nível de (re)tecitura de suas identidades e representações possíveis.In this work, it is intended to analyze how the process of construction of positive representation for the black female takes place in the contemporary work Olhos d'água, by Conceição Evaristo, realizing how the aesthetic project constructed by the writer, designs and implements the agency of a black literature , and also how, from the memory and cosmogonic ancestry of Yorubá, the author enables and enhances the humanization of black characters, mobilizing feelings of identity and belonging. Furthermore, it is intended to understand how the poetic brutalism placed in the narrative acts in order to humanize the black characters and not just objectify and treat black bodies as statistics. What can be seen from the analysis shared here is that the link between memory and ancestry represents part of an aesthetic project proposed by Conceição Evaristo, a project marked by Escrevivência, which seeks the artistic promotion of location, centrality and black agency. It is also observed that, metaphorically, our stamp of existence is colored by the threads of memory-culture that are made possible by the processes of dissimulation and assimilation that are witnessed and that, in addition to this archiving, the black-Brazilian bodies, in particular the female, from the movement in search of her ancestry, has reached a level of (re)weaving their identities and possible representations.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALiteraturaEvaristo, Conceição, 1946- - Crítica e interpretaçãoNegras na literaturaMemórias ancestraisFeminino NegroConceição EvaristoAncestralidadeMemóriaLiteraturaAncestryMemoryBlack FemaleOlhos d'água de Conceição Evaristo: memória e ancestralidade para agência do feminino negroOlhos d'água de Conceição Evaristo: memory and ancestry for the black feminine agencyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVianna, Cintia Camargohttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272Faria, Lorenahttp://lattes.cnpq.br/7591926104349226Melo, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/5205243411665484http://lattes.cnpq.br/3714160125974468Lima, Alyne Barbosa128info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALOlhosDáguaConceição.pdfOlhosDáguaConceição.pdfDissertaçãoapplication/pdf3386784https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34088/3/OlhosD%c3%a1guaConcei%c3%a7%c3%a3o.pdf3bfd6ca578afec2bebe2da1be1983da9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34088/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTOlhosDáguaConceição.pdf.txtOlhosDáguaConceição.pdf.txtExtracted texttext/plain352178https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34088/4/OlhosD%c3%a1guaConcei%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt54f2a00b179d61f4625e51da0387b3b0MD54THUMBNAILOlhosDáguaConceição.pdf.jpgOlhosDáguaConceição.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34088/5/OlhosD%c3%a1guaConcei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg41d98b2c37ef158e2f95ca2146e0accdMD55123456789/340882022-02-12 03:27:03.675oai:repositorio.ufu.br:123456789/34088w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:08:24.182111Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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