Ex_tensões: a criação em vias de forças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389 |
Resumo: | A presente dissertação é um estudo de mestrado para consolidar a licenciatura e o bacharelado em artes visuais. Versa sobre as forças que atingem o artista no ato criador. A metafísica de Spinoza nos esclarece que corpo e espírito comunicam-se entre si, atravessados por uma exterioridade que interfere no regime de afetabilidade do ser; na capacidade do indivíduo afetar e ser afetado. Nosso pensar e nossas ações não são ações isoladas, mas sim, expressões de potências que nos transbordam e ultrapassam. Apesar de sermos nós que sentimos, não somos a única causa do sentir e do experimentar. Portanto, o afeto é ao mesmo tempo, singular e impessoal. Para criar, o artista precisa ser atingido por forças que com suas potencialidades o torne consciente de percepções que se transformam em sensações. São as sensações que dão novos estados ao corpo. O querer realizar vem das pulsões que transmitem os desejos das criações. Logo, o processo criativo em artes significa o atravessamento das forças que tomam o corpo do criador pedindo a materialização e existência física. Ex_Tensão é tudo isso: força, sensações, pulsações, desejos, com a única finalidade da criação. Para tanto, a pesquisa foi realizada como dissertação em primeira pessoa, onde escrevo e coloco em letras forjadas à tinta, meus pensamentos, sentimentos e realizações. Todas as minhas sensações, recorrentes ou não, gravadas em papéis outrora brancos. No modelo qualitativo, por haver referências teóricas de excelentes autores, que abriram o caminho do conhecimento, e que me proporcionaram a compreender o movimento criador. Foram relatadas várias instalações executadas por alguns autores, assim, como as de minha própria autoria. Os experimentos serviram para exemplificar as alteridades que trespassaram meu corpo, nos momentos de criação. |
id |
UFU_bb4be51217b8506e0a75d0183793c602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/17938 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-01-27T12:38:51Z2017-01-27T12:38:51Z2016-07-04GARCIA, Danilo Lorena. Ex_tensões: a criação em vias de forças. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389A presente dissertação é um estudo de mestrado para consolidar a licenciatura e o bacharelado em artes visuais. Versa sobre as forças que atingem o artista no ato criador. A metafísica de Spinoza nos esclarece que corpo e espírito comunicam-se entre si, atravessados por uma exterioridade que interfere no regime de afetabilidade do ser; na capacidade do indivíduo afetar e ser afetado. Nosso pensar e nossas ações não são ações isoladas, mas sim, expressões de potências que nos transbordam e ultrapassam. Apesar de sermos nós que sentimos, não somos a única causa do sentir e do experimentar. Portanto, o afeto é ao mesmo tempo, singular e impessoal. Para criar, o artista precisa ser atingido por forças que com suas potencialidades o torne consciente de percepções que se transformam em sensações. São as sensações que dão novos estados ao corpo. O querer realizar vem das pulsões que transmitem os desejos das criações. Logo, o processo criativo em artes significa o atravessamento das forças que tomam o corpo do criador pedindo a materialização e existência física. Ex_Tensão é tudo isso: força, sensações, pulsações, desejos, com a única finalidade da criação. Para tanto, a pesquisa foi realizada como dissertação em primeira pessoa, onde escrevo e coloco em letras forjadas à tinta, meus pensamentos, sentimentos e realizações. Todas as minhas sensações, recorrentes ou não, gravadas em papéis outrora brancos. No modelo qualitativo, por haver referências teóricas de excelentes autores, que abriram o caminho do conhecimento, e que me proporcionaram a compreender o movimento criador. Foram relatadas várias instalações executadas por alguns autores, assim, como as de minha própria autoria. Os experimentos serviram para exemplificar as alteridades que trespassaram meu corpo, nos momentos de criação.This dissertation is a master's study to consolidate the degree and bachelor's degree in visual arts. Is about the forces that affect the artist in the creative act. The Spinoza's metaphysics explains us that body and spirit communicate with each other, crossed by an externality that interferes with afetabilidade regime of being; the individual's ability to affect and be affected. Our thinking and our actions are not isolated actions, but rather expressions of powers that spill over us and beyond. Although we we feel that we are not the only cause of the feeling and experience. So affection is both singular and impersonal. To create, the artist must be achieved by forces with its potential to become aware of perceptions that become sensations. These are the sensations that give new states to the body. The want to perform comes from impulses that convey the wishes of the creations. So the creative process in the arts means the crossing of the forces that make the body of the creator asking materialization and physical existence. Ex_Tension is all about: power, experience, pulsations, desires, for the sole purpose of creation. Therefore, the research was conducted as a dissertation in the first person, where I write and put in forged letters to paint my thoughts, feelings and accomplishments. All my feelings, recurrent or not, written in white papers once. In the qualitative model for having theoretical references of excellent authors, who paved the way of knowledge, and gave me to understand the creative movement. It has been reported several installations performed by some authors, as well as those of my own. The experiments served to exemplify the otherness that pierced my body in moments of creation.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em ArtesBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASArteCorpo como suporte da arteSentidos e sensações na arteCriação (literária, artística, etc.)Corpo e movimentoPulsõesSensaçõesForçasObras de arteBody and movementDrivesSensationsForcesWorks of artEx_tensões: a criação em vias de forçasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbreu, Sandro Canavezzi dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282674U4Delfino, Ana Helena da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709196J8Eluf, Lygia Arcurihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799415U4Silva, Claudia Maria França dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479751P5Garcia, Danilo Lorena102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILExTensoesCriacao.pdf.jpgExTensoesCriacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/4/ExTensoesCriacao.pdf.jpgb64cfb8a3c57392c96904334e7a37f64MD54ORIGINALExTensoesCriacao.pdfExTensoesCriacao.pdfDissertaçãoapplication/pdf2606331https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/1/ExTensoesCriacao.pdfa312bd0a5d62c70a1f4dc9f08cd6dec6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTExTensoesCriacao.pdf.txtExTensoesCriacao.pdf.txtExtracted texttext/plain181481https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/3/ExTensoesCriacao.pdf.txta148a91d08547707218dff89174572a3MD53123456789/179382020-10-06 17:50:49.862oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-06T20:50:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
title |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
spellingShingle |
Ex_tensões: a criação em vias de forças Garcia, Danilo Lorena CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Arte Corpo como suporte da arte Sentidos e sensações na arte Criação (literária, artística, etc.) Corpo e movimento Pulsões Sensações Forças Obras de arte Body and movement Drives Sensations Forces Works of art |
title_short |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
title_full |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
title_fullStr |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
title_full_unstemmed |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
title_sort |
Ex_tensões: a criação em vias de forças |
author |
Garcia, Danilo Lorena |
author_facet |
Garcia, Danilo Lorena |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Sandro Canavezzi de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282674U4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Delfino, Ana Helena da Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709196J8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eluf, Lygia Arcuri |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799415U4 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Claudia Maria França da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479751P5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Danilo Lorena |
contributor_str_mv |
Abreu, Sandro Canavezzi de Delfino, Ana Helena da Silva Eluf, Lygia Arcuri Silva, Claudia Maria França da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Arte Corpo como suporte da arte Sentidos e sensações na arte Criação (literária, artística, etc.) Corpo e movimento Pulsões Sensações Forças Obras de arte Body and movement Drives Sensations Forces Works of art |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Corpo como suporte da arte Sentidos e sensações na arte Criação (literária, artística, etc.) Corpo e movimento Pulsões Sensações Forças Obras de arte Body and movement Drives Sensations Forces Works of art |
description |
A presente dissertação é um estudo de mestrado para consolidar a licenciatura e o bacharelado em artes visuais. Versa sobre as forças que atingem o artista no ato criador. A metafísica de Spinoza nos esclarece que corpo e espírito comunicam-se entre si, atravessados por uma exterioridade que interfere no regime de afetabilidade do ser; na capacidade do indivíduo afetar e ser afetado. Nosso pensar e nossas ações não são ações isoladas, mas sim, expressões de potências que nos transbordam e ultrapassam. Apesar de sermos nós que sentimos, não somos a única causa do sentir e do experimentar. Portanto, o afeto é ao mesmo tempo, singular e impessoal. Para criar, o artista precisa ser atingido por forças que com suas potencialidades o torne consciente de percepções que se transformam em sensações. São as sensações que dão novos estados ao corpo. O querer realizar vem das pulsões que transmitem os desejos das criações. Logo, o processo criativo em artes significa o atravessamento das forças que tomam o corpo do criador pedindo a materialização e existência física. Ex_Tensão é tudo isso: força, sensações, pulsações, desejos, com a única finalidade da criação. Para tanto, a pesquisa foi realizada como dissertação em primeira pessoa, onde escrevo e coloco em letras forjadas à tinta, meus pensamentos, sentimentos e realizações. Todas as minhas sensações, recorrentes ou não, gravadas em papéis outrora brancos. No modelo qualitativo, por haver referências teóricas de excelentes autores, que abriram o caminho do conhecimento, e que me proporcionaram a compreender o movimento criador. Foram relatadas várias instalações executadas por alguns autores, assim, como as de minha própria autoria. Os experimentos serviram para exemplificar as alteridades que trespassaram meu corpo, nos momentos de criação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-27T12:38:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-27T12:38:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Danilo Lorena. Ex_tensões: a criação em vias de forças. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Danilo Lorena. Ex_tensões: a criação em vias de forças. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/4/ExTensoesCriacao.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/1/ExTensoesCriacao.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17938/3/ExTensoesCriacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b64cfb8a3c57392c96904334e7a37f64 a312bd0a5d62c70a1f4dc9f08cd6dec6 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 a148a91d08547707218dff89174572a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110323684016128 |