Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Regis Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173
Resumo: The aim of this study was investigate the relationship between the Training Impact at Work, the dependent variable, and the set of individual variables, Motivation to Learn, Motivation and Value Transfer Instructional Training (divided into Relevance and Utility) and the contextual variable Perceived Organizational Support in 95 participants. |Results of Pearson\'s r indicated that the impact correlates with the Motivation to Learn, with Utility and Importance. Already a stepwise multiple regression analyzes indicated that the Importance and Motivation Learning together explain 14% of the variance of Impact, and the Motivation to Transfer, Utility and Perceived Organizational Support were not predictive. Two groups were divided based in Engagement Initiative in Training: 1) engaged by their own initiative, and 2) engaged by company\'s request. Comparing the averages of group‟s with t student, group 1 realized greater Utility, and lower Importance and Perceived Organizational Support than second group. Therefore planned trainings must be conducted considering predictor variables, providing specific support for training. New studies about the characteristic Engagement Initiative in Training are suggested because it seems to be an important explanation for the results of Importance and Usefulness of Training in this sample.
id UFU_bc85d79df8ff58b3255596beec29360b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17173
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:48:01Z2013-02-192016-06-22T18:48:01Z2012-10-25SANTOS, Tiago Regis Cardoso. Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173The aim of this study was investigate the relationship between the Training Impact at Work, the dependent variable, and the set of individual variables, Motivation to Learn, Motivation and Value Transfer Instructional Training (divided into Relevance and Utility) and the contextual variable Perceived Organizational Support in 95 participants. |Results of Pearson\'s r indicated that the impact correlates with the Motivation to Learn, with Utility and Importance. Already a stepwise multiple regression analyzes indicated that the Importance and Motivation Learning together explain 14% of the variance of Impact, and the Motivation to Transfer, Utility and Perceived Organizational Support were not predictive. Two groups were divided based in Engagement Initiative in Training: 1) engaged by their own initiative, and 2) engaged by company\'s request. Comparing the averages of group‟s with t student, group 1 realized greater Utility, and lower Importance and Perceived Organizational Support than second group. Therefore planned trainings must be conducted considering predictor variables, providing specific support for training. New studies about the characteristic Engagement Initiative in Training are suggested because it seems to be an important explanation for the results of Importance and Usefulness of Training in this sample.O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o Impacto do Treinamento no Trabalho, a variável dependente, e um conjunto de variáveis individuais, Motivação para Aprender, Motivação para Transferir e Valor Instrucional do Treinamento (cujas dimensões são Importância e Utilidade) e uma variável contextual, Percepção de Suporte Organizacional, em 95 participantes. Os resultados de r de Pearson indicaram que o Impacto correlaciona-se com a Motivação para Aprender, com a Utilidade e com a Importância. Já a regressão múltipla stepwise indicou que a Importância e a Motivação para Aprender explicam juntas 14% da variância do Impacto, sendo que a Motivação para Transferir, Utilidade e a Percepção de Suporte Organizacional não foram preditoras. Foram separados dois grupos a partir da característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento: 1) engajados por iniciativa própria, e 2) engajados a pedido da empresa. Comparando as médias dos grupos com t student, verifica-se que o grupo 1 percebeu Utilidade maior, e Percepção de Suporte Organizacional e Importância menores do que o grupo 2. Portanto, deve-se realizar treinamentos planejados considerando variáveis preditoras e oferecer suportes específicos para treinamentos. Novos estudos sobre a característica Iniciativa para o Engajamento no Treinamento são sugeridos, pois ela parece ser uma importante explicação para os resultados de Importância e Utilidade do Treinamento nesta amostra.Mestre em Psicologiaapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaUFUBRCiências HumanasEfetividade de treinamentoTransferênciaSuporte organizacionalMotivaçãoValor instrumentalTreinamentoMotivação (Psicologia)Aprendizagem - Aspéctos psicológicosEffectiveness of trainingTransferPerceived organizational supportMotivationInstrumental valueCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAMotivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGomide Junior, Sinesiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786920J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131980Y8Santos, Tiago Regis Cardoso81766556info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILd.pdf.jpgd.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1408https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/3/d.pdf.jpg36eb62f90bfcfb334a6a7d60c87f7ff4MD53ORIGINALd.pdfapplication/pdf1996385https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/1/d.pdf4b4703e077f494155269898598dbf50aMD51TEXTd.pdf.txtd.pdf.txtExtracted texttext/plain210091https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/2/d.pdf.txt651eb37357b40a6b17e9804def4a5086MD52123456789/171732021-09-20 14:48:10.057oai:repositorio.ufu.br:123456789/17173Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-20T17:48:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
title Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
spellingShingle Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
Santos, Tiago Regis Cardoso
Efetividade de treinamento
Transferência
Suporte organizacional
Motivação
Valor instrumental
Treinamento
Motivação (Psicologia)
Aprendizagem - Aspéctos psicológicos
Effectiveness of training
Transfer
Perceived organizational support
Motivation
Instrumental value
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
title_full Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
title_fullStr Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
title_full_unstemmed Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
title_sort Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento
author Santos, Tiago Regis Cardoso
author_facet Santos, Tiago Regis Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomide Junior, Sinesio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786920J6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131980Y8
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Regis Cardoso
contributor_str_mv Gomide Junior, Sinesio
dc.subject.por.fl_str_mv Efetividade de treinamento
Transferência
Suporte organizacional
Motivação
Valor instrumental
Treinamento
Motivação (Psicologia)
Aprendizagem - Aspéctos psicológicos
topic Efetividade de treinamento
Transferência
Suporte organizacional
Motivação
Valor instrumental
Treinamento
Motivação (Psicologia)
Aprendizagem - Aspéctos psicológicos
Effectiveness of training
Transfer
Perceived organizational support
Motivation
Instrumental value
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Effectiveness of training
Transfer
Perceived organizational support
Motivation
Instrumental value
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description The aim of this study was investigate the relationship between the Training Impact at Work, the dependent variable, and the set of individual variables, Motivation to Learn, Motivation and Value Transfer Instructional Training (divided into Relevance and Utility) and the contextual variable Perceived Organizational Support in 95 participants. |Results of Pearson\'s r indicated that the impact correlates with the Motivation to Learn, with Utility and Importance. Already a stepwise multiple regression analyzes indicated that the Importance and Motivation Learning together explain 14% of the variance of Impact, and the Motivation to Transfer, Utility and Perceived Organizational Support were not predictive. Two groups were divided based in Engagement Initiative in Training: 1) engaged by their own initiative, and 2) engaged by company\'s request. Comparing the averages of group‟s with t student, group 1 realized greater Utility, and lower Importance and Perceived Organizational Support than second group. Therefore planned trainings must be conducted considering predictor variables, providing specific support for training. New studies about the characteristic Engagement Initiative in Training are suggested because it seems to be an important explanation for the results of Importance and Usefulness of Training in this sample.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-19
2016-06-22T18:48:01Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Tiago Regis Cardoso. Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173
identifier_str_mv SANTOS, Tiago Regis Cardoso. Motivação, valor instrumental e percepção de suporte: um modelo preditor de impacto do treinamento. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/3/d.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/1/d.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17173/2/d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 36eb62f90bfcfb334a6a7d60c87f7ff4
4b4703e077f494155269898598dbf50a
651eb37357b40a6b17e9804def4a5086
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110420984528896