Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otávio Ribeiro Artiaga Gomes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42490
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a análise do comportamento agronômico de 4 linhagens de algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L.) do programa de melhoramento genético da EPAMIG. E uma cultivar comercial da mesma empresa comparados a 5 cultivares da Delta Pine Land. O experimento foi instalado em Janeiro 2004, na Fazenda Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia M.G. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com cinco repetições, avaliando-se as características agronômicas (Produtividade, Porcentagem de pluma, Peso de 1 capulho, Peso de 100 sementes, Estande, Altura de plantas) e características tecnológicas de fibra (Tamanho da fibra, Finura ou micronair, Uniformidade, Resistência, Alongamento, Índice de fibra curta, Índice de fiabilidade). Concluiu-se que: 1) Todas as características tanto agronômicas e as de fibra não apresentaram diferenças significativas entre os genótipos testados. 2) Nas condições testadas, as novas linhagens "MG" , desenvolvidas pela EPAMIG, não se mostraram diferentes das cultivares testadas.
id UFU_be3479ed98cc6300591bb58857ae4bd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42490
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.FibraAlgodãoMelhoramentoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO presente trabalho teve como objetivo a análise do comportamento agronômico de 4 linhagens de algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L.) do programa de melhoramento genético da EPAMIG. E uma cultivar comercial da mesma empresa comparados a 5 cultivares da Delta Pine Land. O experimento foi instalado em Janeiro 2004, na Fazenda Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia M.G. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com cinco repetições, avaliando-se as características agronômicas (Produtividade, Porcentagem de pluma, Peso de 1 capulho, Peso de 100 sementes, Estande, Altura de plantas) e características tecnológicas de fibra (Tamanho da fibra, Finura ou micronair, Uniformidade, Resistência, Alongamento, Índice de fibra curta, Índice de fiabilidade). Concluiu-se que: 1) Todas as características tanto agronômicas e as de fibra não apresentaram diferenças significativas entre os genótipos testados. 2) Nas condições testadas, as novas linhagens "MG" , desenvolvidas pela EPAMIG, não se mostraram diferentes das cultivares testadas.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaJúlio César Viglioni PennaOtávio Ribeiro Artiaga Gomes2024-08-20T17:43:41Z2024-08-20T17:43:41Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42490Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
title Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
spellingShingle Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
Otávio Ribeiro Artiaga Gomes
Fibra
Algodão
Melhoramento
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
title_full Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
title_fullStr Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
title_full_unstemmed Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
title_sort Avaliação de genótipos de algodoeiro (gossypium hirsutum l.), quanto as características agronômicas e de fibra em Uberlândia, m.g.
author Otávio Ribeiro Artiaga Gomes
author_facet Otávio Ribeiro Artiaga Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júlio César Viglioni Penna
dc.contributor.author.fl_str_mv Otávio Ribeiro Artiaga Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Fibra
Algodão
Melhoramento
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Fibra
Algodão
Melhoramento
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O presente trabalho teve como objetivo a análise do comportamento agronômico de 4 linhagens de algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L.) do programa de melhoramento genético da EPAMIG. E uma cultivar comercial da mesma empresa comparados a 5 cultivares da Delta Pine Land. O experimento foi instalado em Janeiro 2004, na Fazenda Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia M.G. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com cinco repetições, avaliando-se as características agronômicas (Produtividade, Porcentagem de pluma, Peso de 1 capulho, Peso de 100 sementes, Estande, Altura de plantas) e características tecnológicas de fibra (Tamanho da fibra, Finura ou micronair, Uniformidade, Resistência, Alongamento, Índice de fibra curta, Índice de fiabilidade). Concluiu-se que: 1) Todas as características tanto agronômicas e as de fibra não apresentaram diferenças significativas entre os genótipos testados. 2) Nas condições testadas, as novas linhagens "MG" , desenvolvidas pela EPAMIG, não se mostraram diferentes das cultivares testadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2024-08-20T17:43:41Z
2024-08-20T17:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42490
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711294778310656