Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349 |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa centrada na elaboração e aplicação de uma proposta interventiva de leitura e na análise crítica de contos, na produção de roteiros e de curtas-metragens, destinada ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como objetivos específicos: ler e produzir textos seguindo as convenções de diferentes gêneros, levando em conta a multissemiose e a integração das tecnologias digitais de forma reflexiva, significativa e crítica; ler contos da literatura brasileira, analisar e discutir as representações discursivas e identificações dos personagens neles construídas por meio de recursos linguístico/semióticos; investigar as representações e identificações de si construídas pelos discentes e relacioná-las às representações e às identificações dos personagens nos contos, articulando culturas, o lido e o vivido, estimular os/as estudantes ao protagonismo durante a realização das atividades propostas. Para atingir esses objetivos, apoiamo-nos em pressupostos da Análise de Discurso Crítica FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) , em estudos sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), sobre o letramento crítico (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) e multiletramentos ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), sobre os gêneros conto (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009), sobre o gênero roteiro (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) e sobre o gênero curta-metragem (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, ética, colaborativa, fortalecedora e de cunho etnográfico (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). Os dados foram gerados por meio de questionários, de relatos orais e escritos, de gravações, de produção de um portfólio e de textos diversos em consonância com as convenções de diferentes gêneros e por meio de registros em diário de campo. Como resultado, pudemos perceber que o trabalho constituiu-se como uma oportunidade de protagonismo dos/as estudantes participantes, de reflexão sobre os usos da língua e de outros modos semióticos na leitura e na escrita, de análise crítica das representações e identificações construídas nos contos e de articulação do lido com o vivido, promovendo uma maior aproximação dos/as leitores/as da EJA do texto literário. |
id |
UFU_c2745879d279d7b98ec29ada072792d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/29392 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-03T22:17:38Z2020-06-03T22:17:38Z2020-02-20SILVA, Marcela Cristiane da. Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA. 2020. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349Esta dissertação é resultado de uma pesquisa centrada na elaboração e aplicação de uma proposta interventiva de leitura e na análise crítica de contos, na produção de roteiros e de curtas-metragens, destinada ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como objetivos específicos: ler e produzir textos seguindo as convenções de diferentes gêneros, levando em conta a multissemiose e a integração das tecnologias digitais de forma reflexiva, significativa e crítica; ler contos da literatura brasileira, analisar e discutir as representações discursivas e identificações dos personagens neles construídas por meio de recursos linguístico/semióticos; investigar as representações e identificações de si construídas pelos discentes e relacioná-las às representações e às identificações dos personagens nos contos, articulando culturas, o lido e o vivido, estimular os/as estudantes ao protagonismo durante a realização das atividades propostas. Para atingir esses objetivos, apoiamo-nos em pressupostos da Análise de Discurso Crítica FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) , em estudos sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), sobre o letramento crítico (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) e multiletramentos ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), sobre os gêneros conto (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009), sobre o gênero roteiro (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) e sobre o gênero curta-metragem (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, ética, colaborativa, fortalecedora e de cunho etnográfico (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). Os dados foram gerados por meio de questionários, de relatos orais e escritos, de gravações, de produção de um portfólio e de textos diversos em consonância com as convenções de diferentes gêneros e por meio de registros em diário de campo. Como resultado, pudemos perceber que o trabalho constituiu-se como uma oportunidade de protagonismo dos/as estudantes participantes, de reflexão sobre os usos da língua e de outros modos semióticos na leitura e na escrita, de análise crítica das representações e identificações construídas nos contos e de articulação do lido com o vivido, promovendo uma maior aproximação dos/as leitores/as da EJA do texto literário.This dissertation is the result of a research centered on the elaboration and application of an interventionist reading proposal and in the critical analysis of short stories, in the production of scripts and short films, aimed at the Public of Youth and Adult Education (EJA). The study has as specific objectives: to read and produce texts following the conventions of different genres, taking into account multisemiosis and the integration of digital technologies in a reflective, meaningful and critical way; reading tales from Brazilian literature, analyzing and discussing the discursive representations and identifications of the characters built on them through linguistic / semiotic resources; to investigate the representations and identifications of themselves constructed by the students and to relate them to the representations and identifications of the characters in the stories, articulating cultures, the read and the lived, to stimulate the students to the protagonism during the performance of the proposed activities. To achieve these objectives, we rely on assumptions of the Critical Discourse Analysis FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), in studies on discourse genres (BAKHTIN, 2015), on the teaching of Portuguese Language at EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), on critical literacy (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) and multi-tools ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), about the short story genres (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009) , about the script genre (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) and about the short film genre (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). We developed a qualitative, ethical, collaborative, strengthening and ethnographic (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). The data were generated through questionnaires, oral and written reports, recordings, portfolio production and various texts in line with the conventions s of different genres and through records in a field diary. As a result, we were able to perceive that the work constituted itself as an opportunity for protagonism of the participating students, for reflection on the uses of language and other semiotic ways in reading and writing, for a critical analysis of the representations and identifications built in the tales and articulation of the read with the lived, promoting a greater approximation of the readers of the EJA to the literary text.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESContosRoteiroCurta-metragemEJALeitura, análise e produção textualTalesScriptShort film.EJAReading, analysis and textual productionContos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJATales, screenplays and short films: a teaching proposal for EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOttoni, Maria Aparecida ResendeMurta, Cláudia Almeida RodriguesMorais, Cláudia Goularthttp://lattes.cnpq.br/1191995328689205Silva, Marcela Cristiane da238750938744ced6f6e-cf60-4f2a-b55c-7f1981542941reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALContosRoteirosCurtas-metragens.pdfContosRoteirosCurtas-metragens.pdfapplication/pdf8992116https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/9/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdff6eee0b5d6ed55ee5f32a9b0e9e42ef4MD59Caderno suplementar final MARCELA.pdfCaderno suplementar final MARCELA.pdfapplication/pdf2413930https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/10/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdfaf887d88cd4d28244c880c4c0a002d05MD510TEXTContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.txtContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.txtExtracted texttext/plain542260https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/5/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.txtf309c9590e2bbc1692a6c91702ace888MD55Caderno suplementar.pdf.txtCaderno suplementar.pdf.txtExtracted texttext/plain155053https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/7/Caderno%20suplementar.pdf.txt08cb307e55669d3c4f5e99e5177ff668MD57Caderno suplementar final MARCELA.pdf.txtCaderno suplementar final MARCELA.pdf.txtExtracted texttext/plain156257https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/12/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdf.txtb2b0d3be1e179e55d29389f2ceec98ffMD512THUMBNAILCaderno suplementar.pdf.jpgCaderno suplementar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1584https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/8/Caderno%20suplementar.pdf.jpgd99e6115ee890c5ea65a716ab386529cMD58ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.jpgContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1386https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/11/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.jpgc5757ef32c3694175b92726ac77022c5MD511Caderno suplementar final MARCELA.pdf.jpgCaderno suplementar final MARCELA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1602https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/13/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdf.jpga18197723ce01f7fa5407406f99bea3eMD513123456789/293922020-06-08 12:56:26.772oai:repositorio.ufu.br:123456789/29392Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-06-08T15:56:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Tales, screenplays and short films: a teaching proposal for EJA |
title |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
spellingShingle |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA Silva, Marcela Cristiane da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Contos Roteiro Curta-metragem EJA Leitura, análise e produção textual Tales Script Short film. EJA Reading, analysis and textual production |
title_short |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
title_full |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
title_fullStr |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
title_full_unstemmed |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
title_sort |
Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA |
author |
Silva, Marcela Cristiane da |
author_facet |
Silva, Marcela Cristiane da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ottoni, Maria Aparecida Resende |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Murta, Cláudia Almeida Rodrigues |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Morais, Cláudia Goulart |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1191995328689205 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Cristiane da |
contributor_str_mv |
Ottoni, Maria Aparecida Resende Murta, Cláudia Almeida Rodrigues Morais, Cláudia Goulart |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Contos Roteiro Curta-metragem EJA Leitura, análise e produção textual Tales Script Short film. EJA Reading, analysis and textual production |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos Roteiro Curta-metragem EJA Leitura, análise e produção textual Tales Script Short film. EJA Reading, analysis and textual production |
description |
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa centrada na elaboração e aplicação de uma proposta interventiva de leitura e na análise crítica de contos, na produção de roteiros e de curtas-metragens, destinada ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como objetivos específicos: ler e produzir textos seguindo as convenções de diferentes gêneros, levando em conta a multissemiose e a integração das tecnologias digitais de forma reflexiva, significativa e crítica; ler contos da literatura brasileira, analisar e discutir as representações discursivas e identificações dos personagens neles construídas por meio de recursos linguístico/semióticos; investigar as representações e identificações de si construídas pelos discentes e relacioná-las às representações e às identificações dos personagens nos contos, articulando culturas, o lido e o vivido, estimular os/as estudantes ao protagonismo durante a realização das atividades propostas. Para atingir esses objetivos, apoiamo-nos em pressupostos da Análise de Discurso Crítica FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2008; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; BATISTA JUNIOR; SATO; MELO, 2018; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017) , em estudos sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2015), sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA (FREIRE, 2002, 2005; OLIVEIRA, 2002), sobre o letramento crítico (FREIRE, 2005; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2015) e multiletramentos ((ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 2012; KLEIMAN, 2008), sobre os gêneros conto (CANDIDO, 1989; COSSON, 2012; CORTÁZAR, 2004; GOTLIB, 1988; VIEIRA, 2009), sobre o gênero roteiro (COMPARATO, 1983; FIELD, 2001) e sobre o gênero curta-metragem (ALCÂNTARA, 2014; ASSIS BRASIL, 2001; MIQUELANTE; MARSON; LANFERDINI, 2018). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, ética, colaborativa, fortalecedora e de cunho etnográfico (THOMAS, 1993; GEERTZ, 1978; HAMMERSLEY; ATKINSON, 1995; CAMERON ET AL., 1992; GIEVE; MAGALHÃES, 1994; MAGALHÃES; GIEVE, 1998; IVANIC, 1998). Os dados foram gerados por meio de questionários, de relatos orais e escritos, de gravações, de produção de um portfólio e de textos diversos em consonância com as convenções de diferentes gêneros e por meio de registros em diário de campo. Como resultado, pudemos perceber que o trabalho constituiu-se como uma oportunidade de protagonismo dos/as estudantes participantes, de reflexão sobre os usos da língua e de outros modos semióticos na leitura e na escrita, de análise crítica das representações e identificações construídas nos contos e de articulação do lido com o vivido, promovendo uma maior aproximação dos/as leitores/as da EJA do texto literário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-03T22:17:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-03T22:17:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Marcela Cristiane da. Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA. 2020. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marcela Cristiane da. Contos, roteiros e curtas-metragens: uma proposta de ensino para a EJA. 2020. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29392 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/9/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/10/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/5/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/7/Caderno%20suplementar.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/12/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/8/Caderno%20suplementar.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/11/ContosRoteirosCurtas-metragens.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29392/13/Caderno%20suplementar%20final%20MARCELA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6eee0b5d6ed55ee5f32a9b0e9e42ef4 af887d88cd4d28244c880c4c0a002d05 f309c9590e2bbc1692a6c91702ace888 08cb307e55669d3c4f5e99e5177ff668 b2b0d3be1e179e55d29389f2ceec98ff d99e6115ee890c5ea65a716ab386529c c5757ef32c3694175b92726ac77022c5 a18197723ce01f7fa5407406f99bea3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110490018578432 |