O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isaias Cândido da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434
Resumo: Currently, the claim according to which education provides several positive points for economic development is a common understanding. Based on this consensus, this work intends to verify the effects of the lengthening of school day on the performance of elementary school students from Minas Gerais municipalities. In order to measure students’ school performance, we considered data on pass and dropout rate as well as the average score obtained by each municipality in Prova Brasil. For this purpose, we estimated models with panel data, applying Fixed Effects on 2011, 2013, and 2015 years. The results were more robust when considering the 9th year. Positive effects were found on language scores in 5th and 9th graders, but when control variables were included in the analysis the variable of interest was not significant to explain the test scores. When it comes to Math scores, the lengthening of school day showed a negative impact in 5th grade but not in 9th. Positive effects were also found on the pass rate in both grades. Regarding the dropout rate, the effect was negative for 5th grade and positive for 9th, i.e., the results show that the increase in study load reduces the dropout rate in the 5th grade, but increases the same rate in the 9th grade.
id UFU_c3d9c922bc93a85f81311eb9d8502c28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32434
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamentalEconomia da educaçãoEnsino integralDados em painelDesenvolvimento econômicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACurrently, the claim according to which education provides several positive points for economic development is a common understanding. Based on this consensus, this work intends to verify the effects of the lengthening of school day on the performance of elementary school students from Minas Gerais municipalities. In order to measure students’ school performance, we considered data on pass and dropout rate as well as the average score obtained by each municipality in Prova Brasil. For this purpose, we estimated models with panel data, applying Fixed Effects on 2011, 2013, and 2015 years. The results were more robust when considering the 9th year. Positive effects were found on language scores in 5th and 9th graders, but when control variables were included in the analysis the variable of interest was not significant to explain the test scores. When it comes to Math scores, the lengthening of school day showed a negative impact in 5th grade but not in 9th. Positive effects were also found on the pass rate in both grades. Regarding the dropout rate, the effect was negative for 5th grade and positive for 9th, i.e., the results show that the increase in study load reduces the dropout rate in the 5th grade, but increases the same rate in the 9th grade.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Atualmente, é consenso que a educação proporciona diversos pontos positivos para o desenvolvimento econômico. Partindo desta compreensão comum, esta monografia visa analisar os efeitos da extensão da carga horária escolar sobre o desempenho discente do ciclo fundamental dos municípios mineiros. Para medir o desempenho escolar, foram considerados dados sobre a taxa de aprovação e de abandono, além da nota média na Prova Brasil. Para tanto, estimou-se modelos com dados em painel, aplicando o método de efeitos fixos, para os anos de 2011, 2013 e 2015. Os resultados obtidos foram mais robustos quando considerado o 9º ano. Encontrou-se efeitos positivos sobre as notas de língua portuguesa no 5º e no 9º ano, mas, ao incluir variáveis de controle, a variável de interesse não foi significativa para explicar as notas na prova. Para as notas de matemática, o efeito da extensão da jornada escolar foi negativo no 5º ano e positivo no 9º. Efeitos positivos também foram encontrados sobre a taxa de aprovação nos dois ciclos do ensino fundamental. Sobre a taxa de abandono, o efeito foi negativo para o 5º ano e positivo para o 9º, ou seja, os resultados apontam que o aumento da carga horária reduz a taxa de abandono no 5º ano, porém aumenta a taxa no 9º ano.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasSaiani, Carlos Cesar Santejohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770036J0&tokenCaptchar=03AGdBq249Z47JLC_rLoUVhrpQOw3HEOSaZ9Jhan1KlHFoQ9vmYWCkJxl1frVIkFUcoJl_boF3_Qu6nYW5OJVRq8HWLUt9nNWScMpCoerRBDQRvrizdV_cq6kD6DgY_2xMQ2JJdwecYBaE5N7DUkUu5TDRpNAMZ-leq3zOpX8NkBJoZ9qpU5b5-KKVjiRGJve0FjIgw4GvyEqm3-5IY6PJnm0jZR02nxMDwhWKn531PXrKg1acRFdYqLADP9xpW6rViGZqKTPlY05KaPOHJDNPtjHzEXwZxD6hsJRcTzvV5Hyq6p469SBanaW4ct9Bv53sEA82HoImSFsCmz1EQR1cg4-ukVo3VjtqPAq0yZ-gPoOJdqJm120QlN8I6KIx3w-KG5z3R9meDPB9A5kke2dzYfu2UmFA883nFlLRauhjlq5Hg_BVz4zzsedicSs28yXPg3k8UOsHxmc83llqA3F9BwYHnUht8atALQVerísssimo, Michele PollineCastro, Marcelo AraújoSilva, Isaias Cândido da2021-07-09T18:56:39Z2021-07-09T18:56:39Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Isaias Cândido da. O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental 2021. 68 f. Trabalho d Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia 2021https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-10-13T17:50:44Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32434Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-10-13T17:50:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
title O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
spellingShingle O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
Silva, Isaias Cândido da
Economia da educação
Ensino integral
Dados em painel
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
title_full O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
title_fullStr O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
title_full_unstemmed O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
title_sort O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental
author Silva, Isaias Cândido da
author_facet Silva, Isaias Cândido da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saiani, Carlos Cesar Santejo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770036J0&tokenCaptchar=03AGdBq249Z47JLC_rLoUVhrpQOw3HEOSaZ9Jhan1KlHFoQ9vmYWCkJxl1frVIkFUcoJl_boF3_Qu6nYW5OJVRq8HWLUt9nNWScMpCoerRBDQRvrizdV_cq6kD6DgY_2xMQ2JJdwecYBaE5N7DUkUu5TDRpNAMZ-leq3zOpX8NkBJoZ9qpU5b5-KKVjiRGJve0FjIgw4GvyEqm3-5IY6PJnm0jZR02nxMDwhWKn531PXrKg1acRFdYqLADP9xpW6rViGZqKTPlY05KaPOHJDNPtjHzEXwZxD6hsJRcTzvV5Hyq6p469SBanaW4ct9Bv53sEA82HoImSFsCmz1EQR1cg4-ukVo3VjtqPAq0yZ-gPoOJdqJm120QlN8I6KIx3w-KG5z3R9meDPB9A5kke2dzYfu2UmFA883nFlLRauhjlq5Hg_BVz4zzsedicSs28yXPg3k8UOsHxmc83llqA3F9BwYHnUht8atALQ
Verísssimo, Michele Polline
Castro, Marcelo Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isaias Cândido da
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da educação
Ensino integral
Dados em painel
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Economia da educação
Ensino integral
Dados em painel
Desenvolvimento econômico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Currently, the claim according to which education provides several positive points for economic development is a common understanding. Based on this consensus, this work intends to verify the effects of the lengthening of school day on the performance of elementary school students from Minas Gerais municipalities. In order to measure students’ school performance, we considered data on pass and dropout rate as well as the average score obtained by each municipality in Prova Brasil. For this purpose, we estimated models with panel data, applying Fixed Effects on 2011, 2013, and 2015 years. The results were more robust when considering the 9th year. Positive effects were found on language scores in 5th and 9th graders, but when control variables were included in the analysis the variable of interest was not significant to explain the test scores. When it comes to Math scores, the lengthening of school day showed a negative impact in 5th grade but not in 9th. Positive effects were also found on the pass rate in both grades. Regarding the dropout rate, the effect was negative for 5th grade and positive for 9th, i.e., the results show that the increase in study load reduces the dropout rate in the 5th grade, but increases the same rate in the 9th grade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T18:56:39Z
2021-07-09T18:56:39Z
2021-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Isaias Cândido da. O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental 2021. 68 f. Trabalho d Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia 2021
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434
identifier_str_mv SILVA, Isaias Cândido da. O efeito da ampliação da carga horária escolar sobre o desempenho dos discentes mineiros do ensino fundamental 2021. 68 f. Trabalho d Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia 2021
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711406817607680