Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Mariana Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40216
Resumo: Muitos produtores de soja, ocasionalmente realizam semeaduras tardias, em função da falta de maquinário, das condições climáticas desfavoráveis, ou mesmo necessitam de replantar a lavoura após uma geada, chuva de granizo, stress hídrico, que causam perdas de stand. Em função de tentar compensar em parte a perda de produtividade ocasionada por semeaduras fora da época ideal (que na região de cerrado de Minas Gerais é em outubro/novembro), o presente trabalho avaliou diferentes densidades populacionais (10, 12 e 14 plantas por metro) de Linhagens UFU de ciclo precoce quando semeadas tardiamente. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com 3 repetições e 8 tratamentos (6 Linhagens UFU e 2 testemunhas – Conquista e Msoy 6101), na safra de 2007/2008. Avaliaram-se o número de dias para floração e maturação, a altura da planta na floração e maturação e produtividade. Verificou-se uma redução do período vegetativo e a altura das plantas tanto na floração quanto na maturação em função do fotoperíodo, além de uma queda na produtividade, no entanto, nas densidades de 12 e 14 plantas por metro, a produtividade foi maior, constatando que populações maiores podem minimizar as perdas decorrentes de semeadura tardia.
id UFU_c4a5f0f9f30a898f456f73df2c917aa9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/40216
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoceSojaFotoperíodoPopulação de plantasProdutividadeCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAMuitos produtores de soja, ocasionalmente realizam semeaduras tardias, em função da falta de maquinário, das condições climáticas desfavoráveis, ou mesmo necessitam de replantar a lavoura após uma geada, chuva de granizo, stress hídrico, que causam perdas de stand. Em função de tentar compensar em parte a perda de produtividade ocasionada por semeaduras fora da época ideal (que na região de cerrado de Minas Gerais é em outubro/novembro), o presente trabalho avaliou diferentes densidades populacionais (10, 12 e 14 plantas por metro) de Linhagens UFU de ciclo precoce quando semeadas tardiamente. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com 3 repetições e 8 tratamentos (6 Linhagens UFU e 2 testemunhas – Conquista e Msoy 6101), na safra de 2007/2008. Avaliaram-se o número de dias para floração e maturação, a altura da planta na floração e maturação e produtividade. Verificou-se uma redução do período vegetativo e a altura das plantas tanto na floração quanto na maturação em função do fotoperíodo, além de uma queda na produtividade, no entanto, nas densidades de 12 e 14 plantas por metro, a produtividade foi maior, constatando que populações maiores podem minimizar as perdas decorrentes de semeadura tardia.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaHamawaki, Osvaldo ToshiyuriBueno, Mariana Rodrigues2024-01-03T17:03:05Z2024-01-03T17:03:05Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBUENO, Mariana Rodrigues. Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce. 2008. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-03-27T06:23:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/40216Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-03-27T06:23:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
title Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
spellingShingle Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
Bueno, Mariana Rodrigues
Soja
Fotoperíodo
População de plantas
Produtividade
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
title_full Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
title_fullStr Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
title_full_unstemmed Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
title_sort Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce
author Bueno, Mariana Rodrigues
author_facet Bueno, Mariana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamawaki, Osvaldo Toshiyuri
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Mariana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Soja
Fotoperíodo
População de plantas
Produtividade
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Soja
Fotoperíodo
População de plantas
Produtividade
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description Muitos produtores de soja, ocasionalmente realizam semeaduras tardias, em função da falta de maquinário, das condições climáticas desfavoráveis, ou mesmo necessitam de replantar a lavoura após uma geada, chuva de granizo, stress hídrico, que causam perdas de stand. Em função de tentar compensar em parte a perda de produtividade ocasionada por semeaduras fora da época ideal (que na região de cerrado de Minas Gerais é em outubro/novembro), o presente trabalho avaliou diferentes densidades populacionais (10, 12 e 14 plantas por metro) de Linhagens UFU de ciclo precoce quando semeadas tardiamente. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com 3 repetições e 8 tratamentos (6 Linhagens UFU e 2 testemunhas – Conquista e Msoy 6101), na safra de 2007/2008. Avaliaram-se o número de dias para floração e maturação, a altura da planta na floração e maturação e produtividade. Verificou-se uma redução do período vegetativo e a altura das plantas tanto na floração quanto na maturação em função do fotoperíodo, além de uma queda na produtividade, no entanto, nas densidades de 12 e 14 plantas por metro, a produtividade foi maior, constatando que populações maiores podem minimizar as perdas decorrentes de semeadura tardia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-01-03T17:03:05Z
2024-01-03T17:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Mariana Rodrigues. Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce. 2008. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40216
identifier_str_mv BUENO, Mariana Rodrigues. Densidade populacional em semeadura tardia de linhagens de soja ufu de ciclo precoce. 2008. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569572694130688