Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Angélica Araújo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40844
Resumo: O objetivo foi avaliar materiais (fertilizantes/agregados silicatados) de alta concentração em Si através de métodos químicos de incubação de solo quanto à sua eficiência agronômica e reatividade no solo. O experimento foi instalado na casa-de-vegetação do ICIAG/UFU. Para determinar a reatividade e a velocidade de liberação do Si proveniente dos materiais nos solos, dois estudos de incubação (com e sem balanço de Ca e Mg) foram conduzidos utilizando-se 4 solos sob vegetação de cerrado:Latossolo Disférrico (LVdf), Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico (LVd), Latossolo Vermelho Distrófico (LVAd) e Neossolo Quartzarênico Órtico (RQo). Os tratamentos utilizados foram: Wollastonita, Silifertil AF. Silifertil LD, Rodhia, MB-4, CSN AF, CSN LD, Acesita, Belgo, Belgo (Siderme), Recmix e Açominas, mais a testemunha, sendo que o tratamento com Wollastonita foi em doses de 125, 250 e 500mg kg-1 e os demais tratamentos na dose de 125mg kg-1. O solo foi mantido próximo à capacidade de campo durante 90 dias e, após esse período, foi seco ao ar, peneirado e realizada as análises de Ca, Mg extração em KCl, Si em ácido acético 0,5M, Si em água e pH em CaCl2. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que: no experimento com balanceamento de Ca e Mg, o teor de Si em do ácido acético foi maior, comparado ao experimento sem balanceamento, há grupos de fontes mais solúveis que outros; a análise de Si em água extrai menos Si do que a análise em ácido acético, sendo assim, mais confiável. O ácido acético superestima o Si de certas fontes, principalmente quando foi usado o carbonato de cálcio no balanceamento de Ca; as fontes originadas de Alto Forno, possuem alto teor de Si, porém esse Si não está na forma prontamente disponível; a fonte Belgo Siderme apresentou teores Si, Mg e Ca na forma mais solúvel.
id UFU_c7d8bea45f3de334f910436251ffb1d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/40844
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Reação de fontes de silício em quatro solos do CerradoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO objetivo foi avaliar materiais (fertilizantes/agregados silicatados) de alta concentração em Si através de métodos químicos de incubação de solo quanto à sua eficiência agronômica e reatividade no solo. O experimento foi instalado na casa-de-vegetação do ICIAG/UFU. Para determinar a reatividade e a velocidade de liberação do Si proveniente dos materiais nos solos, dois estudos de incubação (com e sem balanço de Ca e Mg) foram conduzidos utilizando-se 4 solos sob vegetação de cerrado:Latossolo Disférrico (LVdf), Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico (LVd), Latossolo Vermelho Distrófico (LVAd) e Neossolo Quartzarênico Órtico (RQo). Os tratamentos utilizados foram: Wollastonita, Silifertil AF. Silifertil LD, Rodhia, MB-4, CSN AF, CSN LD, Acesita, Belgo, Belgo (Siderme), Recmix e Açominas, mais a testemunha, sendo que o tratamento com Wollastonita foi em doses de 125, 250 e 500mg kg-1 e os demais tratamentos na dose de 125mg kg-1. O solo foi mantido próximo à capacidade de campo durante 90 dias e, após esse período, foi seco ao ar, peneirado e realizada as análises de Ca, Mg extração em KCl, Si em ácido acético 0,5M, Si em água e pH em CaCl2. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que: no experimento com balanceamento de Ca e Mg, o teor de Si em do ácido acético foi maior, comparado ao experimento sem balanceamento, há grupos de fontes mais solúveis que outros; a análise de Si em água extrai menos Si do que a análise em ácido acético, sendo assim, mais confiável. O ácido acético superestima o Si de certas fontes, principalmente quando foi usado o carbonato de cálcio no balanceamento de Ca; as fontes originadas de Alto Forno, possuem alto teor de Si, porém esse Si não está na forma prontamente disponível; a fonte Belgo Siderme apresentou teores Si, Mg e Ca na forma mais solúvel.AgronomiaPereira, Hamilton SeronKorndörfer, Gaspar HenriqueCamargo, Mônica Sartori deQueiroz, Angélica Araújo2024-01-03T17:08:21Z2024-01-03T17:08:21Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROZ, Angélica Araújo. Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado. 2003. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-04-10T06:16:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/40844Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-10T06:16:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
title Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
spellingShingle Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
Queiroz, Angélica Araújo
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
title_full Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
title_fullStr Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
title_full_unstemmed Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
title_sort Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado
author Queiroz, Angélica Araújo
author_facet Queiroz, Angélica Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Hamilton Seron
Korndörfer, Gaspar Henrique
Camargo, Mônica Sartori de
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Angélica Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O objetivo foi avaliar materiais (fertilizantes/agregados silicatados) de alta concentração em Si através de métodos químicos de incubação de solo quanto à sua eficiência agronômica e reatividade no solo. O experimento foi instalado na casa-de-vegetação do ICIAG/UFU. Para determinar a reatividade e a velocidade de liberação do Si proveniente dos materiais nos solos, dois estudos de incubação (com e sem balanço de Ca e Mg) foram conduzidos utilizando-se 4 solos sob vegetação de cerrado:Latossolo Disférrico (LVdf), Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico (LVd), Latossolo Vermelho Distrófico (LVAd) e Neossolo Quartzarênico Órtico (RQo). Os tratamentos utilizados foram: Wollastonita, Silifertil AF. Silifertil LD, Rodhia, MB-4, CSN AF, CSN LD, Acesita, Belgo, Belgo (Siderme), Recmix e Açominas, mais a testemunha, sendo que o tratamento com Wollastonita foi em doses de 125, 250 e 500mg kg-1 e os demais tratamentos na dose de 125mg kg-1. O solo foi mantido próximo à capacidade de campo durante 90 dias e, após esse período, foi seco ao ar, peneirado e realizada as análises de Ca, Mg extração em KCl, Si em ácido acético 0,5M, Si em água e pH em CaCl2. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que: no experimento com balanceamento de Ca e Mg, o teor de Si em do ácido acético foi maior, comparado ao experimento sem balanceamento, há grupos de fontes mais solúveis que outros; a análise de Si em água extrai menos Si do que a análise em ácido acético, sendo assim, mais confiável. O ácido acético superestima o Si de certas fontes, principalmente quando foi usado o carbonato de cálcio no balanceamento de Ca; as fontes originadas de Alto Forno, possuem alto teor de Si, porém esse Si não está na forma prontamente disponível; a fonte Belgo Siderme apresentou teores Si, Mg e Ca na forma mais solúvel.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2024-01-03T17:08:21Z
2024-01-03T17:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Angélica Araújo. Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado. 2003. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40844
identifier_str_mv QUEIROZ, Angélica Araújo. Reação de fontes de silício em quatro solos do Cerrado. 2003. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711457866481664