Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41487 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298 |
Resumo: | Cinema 4D is 3D creation software that encludes modeling, animation, texturing, and rendering of objects. The objective is to provide a brief introduction to 3D modeling with Cinema 4D and to utilize this tool for modeling Archimedean Polyhedra. These polyhedra belong to a special class of convex three-dimensional solids, named after the Greek mathematician Archimedes. The faces of these polyhedra consist of regular polygons of more than one type, and there are only thirteen of them. To model these polyhedra, it is first necessary to conduct a study on their geometric properties and construction methods based on other regular polyhedra, and then adapt these measurements to the software tools. Cinema 4D offers a versatile and flexible approach to exploring interesting geometric mathematical shapes with its advanced polygonal modeling tools. |
id |
UFU_cc9cb5431b584135b6a5e07d2ed388e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41487 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4DModeling Archimedes Polyhedra Via Cinema 4DGeometria euclidianaEuclidean geometrySólidos de PlatãoPlato’s SolidsSólidos de ArquimedesArchimedes’ SolidsCinema 4DModelagem 3D3D ModelingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.Cinema 4D is 3D creation software that encludes modeling, animation, texturing, and rendering of objects. The objective is to provide a brief introduction to 3D modeling with Cinema 4D and to utilize this tool for modeling Archimedean Polyhedra. These polyhedra belong to a special class of convex three-dimensional solids, named after the Greek mathematician Archimedes. The faces of these polyhedra consist of regular polygons of more than one type, and there are only thirteen of them. To model these polyhedra, it is first necessary to conduct a study on their geometric properties and construction methods based on other regular polyhedra, and then adapt these measurements to the software tools. Cinema 4D offers a versatile and flexible approach to exploring interesting geometric mathematical shapes with its advanced polygonal modeling tools.Dissertação (Mestrado)O Cinema 4D é um software de criação 3D que abrange a modelagem, animação, texturização e renderização de objetos. O objetivo é apresentar uma breve introdução de modelagem 3D com o Cinema 4D e usar essa ferramenta para modelar Poliedros de Arquimedes. Esses poliedros pertencem a uma classe especial de sólidos tridimensionais convexos, nomeados em homenagem ao matemático grego Arquimedes. As faces desses poliedros são polígonos regulares de mais de um tipo e existem apenas treze deles. Para modelar esses poliedros, primeiro é preciso fazer um estudo sobre suas propriedades geométricas e métodos de construções a partir de outros poliedros regulares e adaptar essas medidas às ferramentas do software. O Cinema 4D oferece uma abordagem versátil e flexível para explorar formas matemáticas geométricas interessantes, pois possui ferramentas avançadas de modelagem poligonal.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)Miranda, Aldicio Joséhttp://lattes.cnpq.br/4304896488909642Rezende, Germano Abud dehttp://lattes.cnpq.br/4057045968849847Santana, Hellen Monção de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2454731997889446Ramos, João Barbosa2024-05-25T14:36:28Z2024-05-25T14:36:28Z2024-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, João Barbosa. Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41487http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-05-26T06:20:44Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41487Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-05-26T06:20:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D Modeling Archimedes Polyhedra Via Cinema 4D |
title |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
spellingShingle |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D Ramos, João Barbosa Geometria euclidiana Euclidean geometry Sólidos de Platão Plato’s Solids Sólidos de Arquimedes Archimedes’ Solids Cinema 4D Modelagem 3D 3D Modeling CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
title_short |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
title_full |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
title_fullStr |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
title_full_unstemmed |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
title_sort |
Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D |
author |
Ramos, João Barbosa |
author_facet |
Ramos, João Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Aldicio José http://lattes.cnpq.br/4304896488909642 Rezende, Germano Abud de http://lattes.cnpq.br/4057045968849847 Santana, Hellen Monção de Carvalho http://lattes.cnpq.br/2454731997889446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, João Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria euclidiana Euclidean geometry Sólidos de Platão Plato’s Solids Sólidos de Arquimedes Archimedes’ Solids Cinema 4D Modelagem 3D 3D Modeling CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
topic |
Geometria euclidiana Euclidean geometry Sólidos de Platão Plato’s Solids Sólidos de Arquimedes Archimedes’ Solids Cinema 4D Modelagem 3D 3D Modeling CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
Cinema 4D is 3D creation software that encludes modeling, animation, texturing, and rendering of objects. The objective is to provide a brief introduction to 3D modeling with Cinema 4D and to utilize this tool for modeling Archimedean Polyhedra. These polyhedra belong to a special class of convex three-dimensional solids, named after the Greek mathematician Archimedes. The faces of these polyhedra consist of regular polygons of more than one type, and there are only thirteen of them. To model these polyhedra, it is first necessary to conduct a study on their geometric properties and construction methods based on other regular polyhedra, and then adapt these measurements to the software tools. Cinema 4D offers a versatile and flexible approach to exploring interesting geometric mathematical shapes with its advanced polygonal modeling tools. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-25T14:36:28Z 2024-05-25T14:36:28Z 2024-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, João Barbosa. Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41487 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298 |
identifier_str_mv |
RAMOS, João Barbosa. Modelagem de Poliedros de Arquimedes Via Cinema 4D. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41487 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711591268417536 |