Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473 |
Resumo: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
id |
UFU_cd0811785bf66b43f348668b178cf162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/20473 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o IluminismoLivro didáticoIluminismo-Revolução FrancesaRétif de la BretonneEnsino de HistóriaCasanova e a RevoluçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho apresenta as falhas dos livros didáticos de História com o objetivo de complementar tais materiais com uma visão mais ampla da mesma. Propõe um conteúdo de História que procure resgatar a dinâmica da vida dos homens em sociedade para os alunos refletirem melhor a sua realidade social, questionarem, interagirem com a sociedade a fim de modificá-la e exercerem a cidadania. Neste sentido, aponta a insuficiência dos conteúdos de vários livros didáticos, paradidáticos e apostilas em trabalhar o tema Iluminismo-Revolução Francesa, apresentando uma historiografia mais recente que complemente ou esclareça melhor esta questão. Logo, sugere uma alternativa para compreender o binômio relacional Iluminismo-Revolução Francesa através de uma historiografia atualizada e de outros recursos para o incremento do estudo do tema. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro tece uma discussão abordando a utilização do livro didático enquanto material de ensino e suas implicações, apontando a forma superficial com que este trata a relação do Iluminismo com a Revolução Francesa. O segundo capítulo critica a bibliografia/historiografia que fundamentou os livros didáticos e os materiais consultados, para demonstrar a precocidade, a carência, a deficiência com que estes abordam o assunto. Aponta uma nova historiografia capaz de suprir as falhas presentes nos livros, esclarecendo melhor a relação do binômio a partir do submundo literário. O último capítulo analisa outra fonte complementar que pode auxiliar os alunos da educação básica na compreensão do tema - Rétif de la Bretonne - articulada à película Casanova e a Revolução (1982).Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaRamos, Alcides FreireRamos, Rosangela PatriotaGonçalves Neto, WenceslauCruz, Alexsandro Cardoso da2018-01-30T15:32:25Z2018-01-30T15:32:25Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-13T17:29:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20473Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-13T17:29:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
title |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
spellingShingle |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo Cruz, Alexsandro Cardoso da Livro didático Iluminismo-Revolução Francesa Rétif de la Bretonne Ensino de História Casanova e a Revolução CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
title_full |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
title_fullStr |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
title_full_unstemmed |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
title_sort |
Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo |
author |
Cruz, Alexsandro Cardoso da |
author_facet |
Cruz, Alexsandro Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota Gonçalves Neto, Wenceslau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Alexsandro Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Iluminismo-Revolução Francesa Rétif de la Bretonne Ensino de História Casanova e a Revolução CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Livro didático Iluminismo-Revolução Francesa Rétif de la Bretonne Ensino de História Casanova e a Revolução CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 2018-01-30T15:32:25Z 2018-01-30T15:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Alexsandro Cardoso da. Crítica aos livros didáticos do ensino médio e fundamental sobre as “origens intelectuais” da Revolução Francesa: Rétif de la Bretonne, uma opção didática para enriquecer o conteúdo sobre o Iluminismo. 1998. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711418466238464 |