O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Simone Barbosa Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_cefaa631fc9c25a07cd67dd1a16f3d73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37745
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambientalEducação AmbientalEnvironmental EducationNovo Ensino MédioTransversalidadeNew High School.TransversalityCNPQ::CIENCIAS AGRARIASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de pesquisa, em seu caráter amplo, buscou verificar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio e seu impacto na educação ambiental. Justifica-se o presente estudo pela importância, contemporaneidade e abrangência do tema, haja vista a lacuna de estudos científicos publicados até o momento na literatura referente a este campo da aplicação transversal pedagógico. Como objetivo geral, buscou-se compreender os desafios para professores do Novo Ensino Médio no município de Monte Carmelo (MG), das escolas estaduais Professor Vicente Lopez Perez e Gregoriano Canedo para a aplicação da transversalidade na construção do saber ambiental. A metodologia aplicada nesta investigação é de natureza qualitativa bibliográfica, com a apresentação de um estudo de caso nas escolas supracitadas. Como hipótese preliminar, pretendeu-se constatar se existiam múltiplos elementos capazes de obstaculizar o trabalho dos docentes no emprego da transversalidade no ensino ambiental. Os resultados desse estudo indicam que para a implementação da Educação Ambiental nas escolas na vertente do Novo Ensino Médio esbarramos em vários obstáculos e os principais são problemas de estruturação da rede física, principalmente da rede pública e a falta de capacitações dos docentes para que possam trabalhar na prática a Educação Ambiental, pois os docentes necessitam de uma formação inicial e continuada, para que sejam preparados para trabalhar Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transversal.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAgronomiaMorais, Drausio Honoriohttp://lattes.cnpq.br/2931918179902382França, Luciano Cavalcante de Jesushttp://lattes.cnpq.br/8399154761988569Lopes, Olívia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3030021613052110Fernandes, Simone Barbosa Mello2023-04-24T17:45:11Z2023-04-24T17:45:11Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-04-25T06:18:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37745Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-04-25T06:18:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
title O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
spellingShingle O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
Fernandes, Simone Barbosa Mello
Educação Ambiental
Environmental Education
Novo Ensino Médio
Transversalidade
New High School.
Transversality
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
title_short O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
title_full O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
title_fullStr O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
title_full_unstemmed O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
title_sort O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
author Fernandes, Simone Barbosa Mello
author_facet Fernandes, Simone Barbosa Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Drausio Honorio
http://lattes.cnpq.br/2931918179902382
França, Luciano Cavalcante de Jesus
http://lattes.cnpq.br/8399154761988569
Lopes, Olívia Pereira
http://lattes.cnpq.br/3030021613052110
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Simone Barbosa Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Environmental Education
Novo Ensino Médio
Transversalidade
New High School.
Transversality
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
topic Educação Ambiental
Environmental Education
Novo Ensino Médio
Transversalidade
New High School.
Transversality
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T17:45:11Z
2023-04-24T17:45:11Z
2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745
identifier_str_mv FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711449434882048