O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_cefaa631fc9c25a07cd67dd1a16f3d73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37745 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambientalEducação AmbientalEnvironmental EducationNovo Ensino MédioTransversalidadeNew High School.TransversalityCNPQ::CIENCIAS AGRARIASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de pesquisa, em seu caráter amplo, buscou verificar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio e seu impacto na educação ambiental. Justifica-se o presente estudo pela importância, contemporaneidade e abrangência do tema, haja vista a lacuna de estudos científicos publicados até o momento na literatura referente a este campo da aplicação transversal pedagógico. Como objetivo geral, buscou-se compreender os desafios para professores do Novo Ensino Médio no município de Monte Carmelo (MG), das escolas estaduais Professor Vicente Lopez Perez e Gregoriano Canedo para a aplicação da transversalidade na construção do saber ambiental. A metodologia aplicada nesta investigação é de natureza qualitativa bibliográfica, com a apresentação de um estudo de caso nas escolas supracitadas. Como hipótese preliminar, pretendeu-se constatar se existiam múltiplos elementos capazes de obstaculizar o trabalho dos docentes no emprego da transversalidade no ensino ambiental. Os resultados desse estudo indicam que para a implementação da Educação Ambiental nas escolas na vertente do Novo Ensino Médio esbarramos em vários obstáculos e os principais são problemas de estruturação da rede física, principalmente da rede pública e a falta de capacitações dos docentes para que possam trabalhar na prática a Educação Ambiental, pois os docentes necessitam de uma formação inicial e continuada, para que sejam preparados para trabalhar Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transversal.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAgronomiaMorais, Drausio Honoriohttp://lattes.cnpq.br/2931918179902382França, Luciano Cavalcante de Jesushttp://lattes.cnpq.br/8399154761988569Lopes, Olívia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3030021613052110Fernandes, Simone Barbosa Mello2023-04-24T17:45:11Z2023-04-24T17:45:11Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-04-25T06:18:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37745Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-04-25T06:18:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
title |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
spellingShingle |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental Fernandes, Simone Barbosa Mello Educação Ambiental Environmental Education Novo Ensino Médio Transversalidade New High School. Transversality CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
title_short |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
title_full |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
title_fullStr |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
title_full_unstemmed |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
title_sort |
O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
author |
Fernandes, Simone Barbosa Mello |
author_facet |
Fernandes, Simone Barbosa Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Drausio Honorio http://lattes.cnpq.br/2931918179902382 França, Luciano Cavalcante de Jesus http://lattes.cnpq.br/8399154761988569 Lopes, Olívia Pereira http://lattes.cnpq.br/3030021613052110 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Simone Barbosa Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Environmental Education Novo Ensino Médio Transversalidade New High School. Transversality CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
topic |
Educação Ambiental Environmental Education Novo Ensino Médio Transversalidade New High School. Transversality CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T17:45:11Z 2023-04-24T17:45:11Z 2023-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Agronomia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711449434882048 |