A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cleudio Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138
Resumo: The objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period.
id UFU_cf1f6b59349aed3e977d0f67972c4cc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18912
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos RousseaunianosEducaçãoEthosAmor-próprioImaginaçãoPoíesisFormaçãoAmor de siFormationLove itselfSelf-esteemImaginationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period.Tese (Doutorado)Objetivou-se, com o presente trabalho, fazer um estudo dialético sobre o pensamento de Rousseau para discorrer sobre os conceitos de poíesis e ethos, nas seguintes obras: primeiro e segundo Discursos (1949; 1755), Carta a D’Lembert (1993), Narciso ou O Amante de Si mesmo (1733), Emílio ou Da educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Para tanto, fez-se necessário a leitura destas obras para ratificar a possibilidade de conhecer a arte e o ethos. Concluiu-se, que elas fazem parte do aprendizado do homem, na condução do seu modelamento das coisas e, devido a isso, elas também se remodelam para, posteriormente, configurarem a relação do amor de si e do amor-próprio, responsáveis por uma imaginação que brota em seus sentidos para educar as paixões, guiando o homem a (re)conhecer as experiências de sofrimentos e de alegrias no outro, em sua vida prática. Teoricamente, Rousseau oferece em suas obras contributos de entrelaçamento da poíesis e do ethos para o educando perceber a justiça e a bondade surgirem do interior do homem quando ele faz a sua complementariedade com o outro e forma o mosaico da cultura, da justiça e do belo para reluzir uma inter-relação expressando um novo ethos do período iluminista.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGuido, Humberto Aparecido de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6Almeida, Ivete Batista da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730534T5Danelon, Márciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5Martins, Adriano Eurípedes Medeiroshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0Almeida Júnior, José Benedito dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4Ferreira, Cleudio Marques2017-06-14T14:17:49Z2017-06-14T14:17:49Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-18T21:17:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18912Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-18T21:17:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
title A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
spellingShingle A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
Ferreira, Cleudio Marques
Educação
Ethos
Amor-próprio
Imaginação
Poíesis
Formação
Amor de si
Formation
Love itself
Self-esteem
Imagination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
title_full A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
title_fullStr A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
title_full_unstemmed A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
title_sort A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
author Ferreira, Cleudio Marques
author_facet Ferreira, Cleudio Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6
Almeida, Ivete Batista da Silva
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730534T5
Danelon, Márcio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5
Martins, Adriano Eurípedes Medeiros
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0
Almeida Júnior, José Benedito de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cleudio Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ethos
Amor-próprio
Imaginação
Poíesis
Formação
Amor de si
Formation
Love itself
Self-esteem
Imagination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Ethos
Amor-próprio
Imaginação
Poíesis
Formação
Amor de si
Formation
Love itself
Self-esteem
Imagination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-21
2017-06-14T14:17:49Z
2017-06-14T14:17:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138
identifier_str_mv FERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569605743149056