A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 |
Resumo: | The objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period. |
id |
UFU_cf1f6b59349aed3e977d0f67972c4cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/18912 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos RousseaunianosEducaçãoEthosAmor-próprioImaginaçãoPoíesisFormaçãoAmor de siFormationLove itselfSelf-esteemImaginationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period.Tese (Doutorado)Objetivou-se, com o presente trabalho, fazer um estudo dialético sobre o pensamento de Rousseau para discorrer sobre os conceitos de poíesis e ethos, nas seguintes obras: primeiro e segundo Discursos (1949; 1755), Carta a D’Lembert (1993), Narciso ou O Amante de Si mesmo (1733), Emílio ou Da educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Para tanto, fez-se necessário a leitura destas obras para ratificar a possibilidade de conhecer a arte e o ethos. Concluiu-se, que elas fazem parte do aprendizado do homem, na condução do seu modelamento das coisas e, devido a isso, elas também se remodelam para, posteriormente, configurarem a relação do amor de si e do amor-próprio, responsáveis por uma imaginação que brota em seus sentidos para educar as paixões, guiando o homem a (re)conhecer as experiências de sofrimentos e de alegrias no outro, em sua vida prática. Teoricamente, Rousseau oferece em suas obras contributos de entrelaçamento da poíesis e do ethos para o educando perceber a justiça e a bondade surgirem do interior do homem quando ele faz a sua complementariedade com o outro e forma o mosaico da cultura, da justiça e do belo para reluzir uma inter-relação expressando um novo ethos do período iluminista.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGuido, Humberto Aparecido de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6Almeida, Ivete Batista da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730534T5Danelon, Márciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5Martins, Adriano Eurípedes Medeiroshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0Almeida Júnior, José Benedito dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4Ferreira, Cleudio Marques2017-06-14T14:17:49Z2017-06-14T14:17:49Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-18T21:17:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18912Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-18T21:17:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
title |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
spellingShingle |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos Ferreira, Cleudio Marques Educação Ethos Amor-próprio Imaginação Poíesis Formação Amor de si Formation Love itself Self-esteem Imagination CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
title_full |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
title_fullStr |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
title_full_unstemmed |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
title_sort |
A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos |
author |
Ferreira, Cleudio Marques |
author_facet |
Ferreira, Cleudio Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guido, Humberto Aparecido de Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6 Almeida, Ivete Batista da Silva http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730534T5 Danelon, Márcio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709327Z5 Martins, Adriano Eurípedes Medeiros http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684E0 Almeida Júnior, José Benedito de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cleudio Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ethos Amor-próprio Imaginação Poíesis Formação Amor de si Formation Love itself Self-esteem Imagination CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Ethos Amor-próprio Imaginação Poíesis Formação Amor de si Formation Love itself Self-esteem Imagination CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The objective of the present work, make a dialectical study of the thought of Rousseau to discuss the concepts of poíesis and ethos, the following works: First and Second Discurso (1949; 1755), Carta a D'Lembert (1993) Narciso ou O amante de si mesmo (1733), Emílio, ou Da Educação (1762), Júlia ou a Nova Heloísa (1761). Therefore, reading became necessary these works to ratify the possibility of knowledge the art and ethos. It was concluded that they are part of human learning, in conducting their modeling of things and because of this, they also remodel to subsequently configure the love relationship of self and self-esteem, responsible for a imagination that springs in their senses to educate the passions, leading the man to (re) learn about the experiences of suffering and joy on the other, in their practical life. Theoretically, Rousseau offers in his works interviewing of poíesis and ethos contributions for the student to realize justice and goodness arise from inside the man when he makes his complementary with each other and form the mosaic of culture, justice and the beautiful to spark an interrelationship expressing a new ethos of the Enlightenment period. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21 2017-06-14T14:17:49Z 2017-06-14T14:17:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Cleudio Marques. A arte como pressupostos da formação do Ethos segundo os fundamentos Rousseaunianos. 2016. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18912 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569605743149056 |