O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Kelly da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993
Resumo: This study is an investigative critical analysis of the teaching of history in the 70s in Uberlândia (MG), the College popularly called "Museu", with a view to Education Reform occurred in 1971, which was the legal apparatus of Law LDB 5.692/71. Part of the approach of this work touches on some points of political and social climate of the 1970s, the Brazilian educational policy in this period and its law with a focus on teaching history. The methodology is grounded in archival research of the college and museum references in addition to the daily borrowed by some teachers of the time. Confronted with other oficial sources such as interview with a former teacher and a former student in the period surveyed, to see to what extent the application occurred LDB 5.692/71 and on what terms this occurred. It was understood, however, that the curriculum is lived and its contents refer to the relevant knowledge that is proposed by the State educational planning, understanding of the teaching and the determinations of standards such as LDB 1971, so that the formation process was established labor to the labor market, without even referencing criticism of the current political season.
id UFU_d024f434df0d6634749bc2786fa89274
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17993
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacionalLei de Diretrizes e BasesEnsino de HistóriaCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis study is an investigative critical analysis of the teaching of history in the 70s in Uberlândia (MG), the College popularly called "Museu", with a view to Education Reform occurred in 1971, which was the legal apparatus of Law LDB 5.692/71. Part of the approach of this work touches on some points of political and social climate of the 1970s, the Brazilian educational policy in this period and its law with a focus on teaching history. The methodology is grounded in archival research of the college and museum references in addition to the daily borrowed by some teachers of the time. Confronted with other oficial sources such as interview with a former teacher and a former student in the period surveyed, to see to what extent the application occurred LDB 5.692/71 and on what terms this occurred. It was understood, however, that the curriculum is lived and its contents refer to the relevant knowledge that is proposed by the State educational planning, understanding of the teaching and the determinations of standards such as LDB 1971, so that the formation process was established labor to the labor market, without even referencing criticism of the current political season.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo faz uma análise crítica investigativa sobre o ensino de História na década de 70 na cidade de Uberlândia (MG), no Colégio popularmente chamado de “Museu”, tendo em vista a Reforma Educacional ocorrida em 1971, cujo aparato legal foi a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 5.692/71. Faz parte da abordagem deste trabalho tocar em alguns pontos da conjuntura política e social dos anos de 1970, da política educacional brasileira neste período e da respectiva legislação com enfoque no ensino de História. A metodologia usada está pautada em pesquisa de arquivo do colégio Museu e em referências bibliográficas, além dos diários emprestados por algumas professoras da época. Confrontou-se essas fontes oficiais com outras, como entrevista feita com uma ex-professora e uma ex-aluna no período pesquisado, para verificar até que ponto ocorria a aplicação da LDB 5.692/71 e em que termos isso ocorria. Entendeu-se, portanto, que o currículo vivido e seus conteúdos pertinentes remetem aos conhecimentos que são propostos pelo planejamento pedagógico do Estado, entendimento do professorado e as determinações de normas, como a LDB de 1971, para que fosse estabelecido o processo de formação de mão de obra para o mercado de trabalho, sem ao menos referenciar críticas à política vigente da época.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaBarros, Carla Miucci Ferraresi deNascimento, Mara Regina doSilva, Paulo Sérgio daRamos, Kelly da Silva2017-02-09T10:41:58Z2017-02-09T10:41:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Kelly da Silva. O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-02-15T20:03:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17993Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-02-15T20:03:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
title O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
spellingShingle O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
Ramos, Kelly da Silva
Lei de Diretrizes e Bases
Ensino de História
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
title_full O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
title_fullStr O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
title_full_unstemmed O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
title_sort O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional
author Ramos, Kelly da Silva
author_facet Ramos, Kelly da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Nascimento, Mara Regina do
Silva, Paulo Sérgio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Kelly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de Diretrizes e Bases
Ensino de História
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Lei de Diretrizes e Bases
Ensino de História
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This study is an investigative critical analysis of the teaching of history in the 70s in Uberlândia (MG), the College popularly called "Museu", with a view to Education Reform occurred in 1971, which was the legal apparatus of Law LDB 5.692/71. Part of the approach of this work touches on some points of political and social climate of the 1970s, the Brazilian educational policy in this period and its law with a focus on teaching history. The methodology is grounded in archival research of the college and museum references in addition to the daily borrowed by some teachers of the time. Confronted with other oficial sources such as interview with a former teacher and a former student in the period surveyed, to see to what extent the application occurred LDB 5.692/71 and on what terms this occurred. It was understood, however, that the curriculum is lived and its contents refer to the relevant knowledge that is proposed by the State educational planning, understanding of the teaching and the determinations of standards such as LDB 1971, so that the formation process was established labor to the labor market, without even referencing criticism of the current political season.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-02-09T10:41:58Z
2017-02-09T10:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Kelly da Silva. O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993
identifier_str_mv RAMOS, Kelly da Silva. O ensino de história no colégio "Museu" em Uberlândia, na década de 1970: reflexões sobre o projeto político-pedagógico e a reforma educacional. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569595420966912