Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Júlia Cândido
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138
Resumo: This research aims to analyze the level of adherence of the questions asked in the accounting sufficiency exam to the technical competences foreseen in the international education standard International Education Standards 2 (IES 2). For that, descriptive research was carried out, with a q uantitative approach, which uses documental research procedures and content analysis. 300 questions taken from 6 editions of the sufficiency exam (2020/1 to 2022/2) were analyzed. This study offers contributions, both in the academic and practical scope, a lerting to a greater alignment of the pedagogical projects of the educational institutions and the certification of the accounting profession, respectively, to the international standards of accounting education, notably to the IES 2. It was verified that there is greater adherence to the exam about skills related to knowledge and application of international standards in accounting reports, in addition to reasonable adherence to skills related to decision making. Skills related to information and communica tion technologies, economics and strategy and business management are not required in the exam. It is emphasized that the research results are limited to the editions analyzed and the researcher's perception regarding the classification of questions by com petences and learning outcomes.
id UFU_d0863acda2a5d5b4b93b7c1afa57d3c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/38138
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2Exame de suficiênciaProficiency examComepetências técnicasTechnical skillsInternational education standards (IES) 2International education standards (IES) 2CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis research aims to analyze the level of adherence of the questions asked in the accounting sufficiency exam to the technical competences foreseen in the international education standard International Education Standards 2 (IES 2). For that, descriptive research was carried out, with a q uantitative approach, which uses documental research procedures and content analysis. 300 questions taken from 6 editions of the sufficiency exam (2020/1 to 2022/2) were analyzed. This study offers contributions, both in the academic and practical scope, a lerting to a greater alignment of the pedagogical projects of the educational institutions and the certification of the accounting profession, respectively, to the international standards of accounting education, notably to the IES 2. It was verified that there is greater adherence to the exam about skills related to knowledge and application of international standards in accounting reports, in addition to reasonable adherence to skills related to decision making. Skills related to information and communica tion technologies, economics and strategy and business management are not required in the exam. It is emphasized that the research results are limited to the editions analyzed and the researcher's perception regarding the classification of questions by com petences and learning outcomes.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de aderência das questões cobradas no exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de educação International Education Standards 2 (IES 2). Para tanto, realizou se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que se utiliza de procedimentos de pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 300 questões retiradas de 6 edições do exame de suficiência (2020/1 a 2022/2). Este estudo oferece contribuições, tanto no âmbito acadêmico quanto prático, alertando para um maior alinhamento dos projetos pedagógicos das instituições de ensino e da certificação da profissão de contador, respectivamente, aos padrões internacionais de educação contábil, notadamente a o IES 2. Verificou se que há maior aderência do exame no que se refere às competências relacionadas ao conhecimento e aplicação das normas internacionais nos relatórios de contabilidade, além da razoável aderência às competências relacionadas à tomada de decisão. Competências relacionadas a tecnologias de informação e comunicação, economia e estratégia e gestão empresarial não são requeridas no exame. Ressalta se que os resultados da pesquisa se limitam às edições analisadas e à percepção da pesquisadora quanto à classificação das questões por competências e resultados de aprendizagem.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisSilva, Denise Mendes dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=6C82ECD1F959C9D55A72A00E7BFBD375.buscatextual_0Blind, ReviewBlind ReviewBlind, ReviewBlind ReviewPereira, Ana Júlia Cândido2023-06-23T17:49:02Z2023-06-23T17:49:02Z2023-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Ana Júlia Cândido. Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-06-24T06:17:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38138Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-06-24T06:17:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
title Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
spellingShingle Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
Pereira, Ana Júlia Cândido
Exame de suficiência
Proficiency exam
Comepetências técnicas
Technical skills
International education standards (IES) 2
International education standards (IES) 2
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
title_full Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
title_fullStr Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
title_full_unstemmed Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
title_sort Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
author Pereira, Ana Júlia Cândido
author_facet Pereira, Ana Júlia Cândido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Denise Mendes da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=6C82ECD1F959C9D55A72A00E7BFBD375.buscatextual_0
Blind, Review
Blind Review
Blind, Review
Blind Review
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Júlia Cândido
dc.subject.por.fl_str_mv Exame de suficiência
Proficiency exam
Comepetências técnicas
Technical skills
International education standards (IES) 2
International education standards (IES) 2
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Exame de suficiência
Proficiency exam
Comepetências técnicas
Technical skills
International education standards (IES) 2
International education standards (IES) 2
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This research aims to analyze the level of adherence of the questions asked in the accounting sufficiency exam to the technical competences foreseen in the international education standard International Education Standards 2 (IES 2). For that, descriptive research was carried out, with a q uantitative approach, which uses documental research procedures and content analysis. 300 questions taken from 6 editions of the sufficiency exam (2020/1 to 2022/2) were analyzed. This study offers contributions, both in the academic and practical scope, a lerting to a greater alignment of the pedagogical projects of the educational institutions and the certification of the accounting profession, respectively, to the international standards of accounting education, notably to the IES 2. It was verified that there is greater adherence to the exam about skills related to knowledge and application of international standards in accounting reports, in addition to reasonable adherence to skills related to decision making. Skills related to information and communica tion technologies, economics and strategy and business management are not required in the exam. It is emphasized that the research results are limited to the editions analyzed and the researcher's perception regarding the classification of questions by com petences and learning outcomes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T17:49:02Z
2023-06-23T17:49:02Z
2023-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Ana Júlia Cândido. Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138
identifier_str_mv PEREIRA, Ana Júlia Cândido. Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569579638849536