Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jéssica Aparecida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_dc829dfb4d7dc7a7360306f9079803df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20342
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de UberlândiaInclusão EducacionalEducação InclusivaEducação SuperiorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como temática as Políticas Públicas de Inclusão Educacional, de acordo com as percepções dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência na Educação Superior e busca responder a seguinte problemática: Como tem se constituído as políticas de inclusão na Educação Superior, considerando-se as vivências dos/das estudantes com deficiência da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia – Facip/UFU? A pesquisa desenvolveu-se na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU), situada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Tal discussão se justifica pela necessidade de uma sociedade inclusiva, a qual valorize as diferenças e a diversidade existente no contexto social, uma vez que todas as pessoas têm o direito de atingir os níveis mais elevados do ensino, pois, segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos. Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento teórico sobre a temática e, posteriormente, uma pesquisa de campo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com 19 perguntas, divididas em três blocos: Perfil, Trajetória Escolar e Inclusão na Educação Superior, realizada com 05 (cinco) estudantes. Para a construção do referencial teórico, foram utilizadas pesquisas produzidas pelos/as autores/as Bueno (1999; 2001), Lanna Júnior (2010), Mantoan (2003; 2007; 2008), Mendes (1999; 2003; 2006), Silva (2016), Souza (2010), dentre outros, bem como documentos legais referentes ao direito a educação e a inclusão educacional. Os resultados desta pesquisa possibilitam-nos refletir que a Facip/UFU, precisa instituir estratégias políticas e pedagógicas para que a inclusão dos/das estudantes com deficiência se efetive. A instituição apresenta, de forma geral, um elevado número de barreiras atitudinais, físicas, comunicacionais e principalmente pedagógicas, o que impossibilita a estes/as estudantes o direito à educação de qualidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaVilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Valente, Lúcia de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/2438844988464644Oliveira, Lúcia Helena M de M.http://lattes.cnpq.br/0855923237846079Dias, Jéssica Aparecida2018-01-24T12:50:26Z2018-01-24T12:50:26Z2017-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-07-09T19:31:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20342Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-07-09T19:31:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
title Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
spellingShingle Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
Dias, Jéssica Aparecida
Inclusão Educacional
Educação Inclusiva
Educação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
title_full Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
title_fullStr Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
title_full_unstemmed Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
title_sort Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
author Dias, Jéssica Aparecida
author_facet Dias, Jéssica Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
http://lattes.cnpq.br/0767845397014319
Valente, Lúcia de Fátima
http://lattes.cnpq.br/2438844988464644
Oliveira, Lúcia Helena M de M.
http://lattes.cnpq.br/0855923237846079
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jéssica Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Educacional
Educação Inclusiva
Educação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Inclusão Educacional
Educação Inclusiva
Educação Superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
2018-01-24T12:50:26Z
2018-01-24T12:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342
identifier_str_mv DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711553405386752