Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_dc829dfb4d7dc7a7360306f9079803df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/20342 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de UberlândiaInclusão EducacionalEducação InclusivaEducação SuperiorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como temática as Políticas Públicas de Inclusão Educacional, de acordo com as percepções dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência na Educação Superior e busca responder a seguinte problemática: Como tem se constituído as políticas de inclusão na Educação Superior, considerando-se as vivências dos/das estudantes com deficiência da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia – Facip/UFU? A pesquisa desenvolveu-se na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU), situada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Tal discussão se justifica pela necessidade de uma sociedade inclusiva, a qual valorize as diferenças e a diversidade existente no contexto social, uma vez que todas as pessoas têm o direito de atingir os níveis mais elevados do ensino, pois, segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos. Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento teórico sobre a temática e, posteriormente, uma pesquisa de campo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com 19 perguntas, divididas em três blocos: Perfil, Trajetória Escolar e Inclusão na Educação Superior, realizada com 05 (cinco) estudantes. Para a construção do referencial teórico, foram utilizadas pesquisas produzidas pelos/as autores/as Bueno (1999; 2001), Lanna Júnior (2010), Mantoan (2003; 2007; 2008), Mendes (1999; 2003; 2006), Silva (2016), Souza (2010), dentre outros, bem como documentos legais referentes ao direito a educação e a inclusão educacional. Os resultados desta pesquisa possibilitam-nos refletir que a Facip/UFU, precisa instituir estratégias políticas e pedagógicas para que a inclusão dos/das estudantes com deficiência se efetive. A instituição apresenta, de forma geral, um elevado número de barreiras atitudinais, físicas, comunicacionais e principalmente pedagógicas, o que impossibilita a estes/as estudantes o direito à educação de qualidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaVilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Valente, Lúcia de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/2438844988464644Oliveira, Lúcia Helena M de M.http://lattes.cnpq.br/0855923237846079Dias, Jéssica Aparecida2018-01-24T12:50:26Z2018-01-24T12:50:26Z2017-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-07-09T19:31:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20342Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-07-09T19:31:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
title |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia Dias, Jéssica Aparecida Inclusão Educacional Educação Inclusiva Educação Superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Dias, Jéssica Aparecida |
author_facet |
Dias, Jéssica Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 Valente, Lúcia de Fátima http://lattes.cnpq.br/2438844988464644 Oliveira, Lúcia Helena M de M. http://lattes.cnpq.br/0855923237846079 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Jéssica Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educacional Educação Inclusiva Educação Superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Inclusão Educacional Educação Inclusiva Educação Superior CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 2018-01-24T12:50:26Z 2018-01-24T12:50:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342 |
identifier_str_mv |
DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711553405386752 |