A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido

Bibliographic Details
Main Author: Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFU
Download full: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
Summary: Esta pesquisa apresenta e analisa o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido, de Luiz de Abreu, seu contexto e desdobramentos. O processo da escrita utilizou o método da bricolagem, a partir de procedimentos cartográficos e autoetnográficos, já que o corpo do artista é o campo em relação a outros campos, ou seja, o observador que se observa num sentido transversal onde não há separação de sujeito e objeto, prática e teoria, conhecimento e política. Outro procedimento utilizado foi a desmontagem e sua reescrita, para compartilhar uma reflexão ativa sobre o processo de criação em seu caráter ético e estético. Além dos elementos que compõem a cena, segue uma análise do corpo negro, como campo de pesquisa, como dispositivo de profanação, um corpo político, um corpo em transformação. Tais elementos são impregnados de importância e simbologia histórica e cultural na construção da imagem do negro no Brasil.
id UFU_dcaaffe7c6c8dab039a01379ed92f485
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28997
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-03-16T14:21:55Z2020-03-16T14:21:55Z2016-11-22ABREU, Luiz de (Luiz Augusto Barbosa). A iminência do samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3Esta pesquisa apresenta e analisa o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido, de Luiz de Abreu, seu contexto e desdobramentos. O processo da escrita utilizou o método da bricolagem, a partir de procedimentos cartográficos e autoetnográficos, já que o corpo do artista é o campo em relação a outros campos, ou seja, o observador que se observa num sentido transversal onde não há separação de sujeito e objeto, prática e teoria, conhecimento e política. Outro procedimento utilizado foi a desmontagem e sua reescrita, para compartilhar uma reflexão ativa sobre o processo de criação em seu caráter ético e estético. Além dos elementos que compõem a cena, segue uma análise do corpo negro, como campo de pesquisa, como dispositivo de profanação, um corpo político, um corpo em transformação. Tais elementos são impregnados de importância e simbologia histórica e cultural na construção da imagem do negro no Brasil.This research offers a presentation and analysis of Luiz de Abreu‟s dance performance O Samba do Criolo Doido (“The Samba of the Crazy Nigger”), examining the choreographer‟s creative process as well as the creative contexts and the work‟s evolutions and offshoots. The writing process is based upon the method of “bricolage,” using as a point of departure cartographic and autoethnographic procedures in which the artist‟s body is viewed as a field, in relation to other fields, i.e. the observer who observes himself in a transversal sense in which there is no separation between subject and object, practice and theory, knowledge and politics. Further procedures adopted involve the disassembly and rewriting of the “text” with the aim of sharing an active reflection on the creative process in terms of ethics and aesthetics. In addition to the scenic elements, the black body is analyzed as a field of study, as well as a device of profanation, a political territory, and a body in transformation. Impregnated with historical and cultural importance and symbolism, such elements contribute to the construction of the image of black men and women in Brazil.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em ArtesBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDançaCoreografiaSambaDesmontagemBrasilO Samba do Criolo do DoidoDança ContemporâneaCorpo NegroDesmontagem CênicaBrazilBlack BodyThe Samba of the Crazy NiggerContemporary DanceScenic DisassemblyA Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo DoidoThe Imminence of Samba: Analysis of the Choreography Creation Process The Samba of the Crazy Niggerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeal, Mara Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Katz, Helena TaniaSilva, Narciso Larangeira Telles dahttp://lattes.cnpq.br/7494932380575394Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)136dae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTEXTA Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido.pdf.txtA Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido.pdf.txtExtracted texttext/plain217447https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/4/A%20Imin%c3%aancia%20do%20Samba%3a%20an%c3%a1lise%20do%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20da%20coreografia%20O%20Samba%20do%20Criolo%20Doido.pdf.txt3414ec984fb01c064eebe8a55580ae11MD54IminenciaSambaAnalise.pdf.txtIminenciaSambaAnalise.pdf.txtExtracted texttext/plain217447https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/6/IminenciaSambaAnalise.pdf.txt3414ec984fb01c064eebe8a55580ae11MD56THUMBNAILA Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido.pdf.jpgA Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/5/A%20Imin%c3%aancia%20do%20Samba%3a%20an%c3%a1lise%20do%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20da%20coreografia%20O%20Samba%20do%20Criolo%20Doido.pdf.jpg1c68b37735be93e07f5c43b54e661f32MD55IminenciaSambaAnalise.pdf.jpgIminenciaSambaAnalise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/7/IminenciaSambaAnalise.pdf.jpg1c68b37735be93e07f5c43b54e661f32MD57ORIGINALIminenciaSambaAnalise.pdfIminenciaSambaAnalise.pdfDISSERTAÇÃOapplication/pdf5504541https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/1/IminenciaSambaAnalise.pdfd221150403771e8d3a50e94a962ff789MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53123456789/289972021-03-11 03:13:55.226oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-11T06:13:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Imminence of Samba: Analysis of the Choreography Creation Process The Samba of the Crazy Nigger
title A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
spellingShingle A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança
Coreografia
Samba
Desmontagem
Brasil
O Samba do Criolo do Doido
Dança Contemporânea
Corpo Negro
Desmontagem Cênica
Brazil
Black Body
The Samba of the Crazy Nigger
Contemporary Dance
Scenic Disassembly
title_short A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
title_full A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
title_fullStr A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
title_full_unstemmed A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
title_sort A Iminência do Samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
author Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
author_facet Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leal, Mara Lúcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9710632359254853
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Katz, Helena Tania
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Narciso Larangeira Telles da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7494932380575394
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luiz Augusto (Luiz de Abreu)
contributor_str_mv Leal, Mara Lúcia
Katz, Helena Tania
Silva, Narciso Larangeira Telles da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança
Coreografia
Samba
Desmontagem
Brasil
O Samba do Criolo do Doido
Dança Contemporânea
Corpo Negro
Desmontagem Cênica
Brazil
Black Body
The Samba of the Crazy Nigger
Contemporary Dance
Scenic Disassembly
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Coreografia
Samba
Desmontagem
Brasil
O Samba do Criolo do Doido
Dança Contemporânea
Corpo Negro
Desmontagem Cênica
Brazil
Black Body
The Samba of the Crazy Nigger
Contemporary Dance
Scenic Disassembly
description Esta pesquisa apresenta e analisa o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido, de Luiz de Abreu, seu contexto e desdobramentos. O processo da escrita utilizou o método da bricolagem, a partir de procedimentos cartográficos e autoetnográficos, já que o corpo do artista é o campo em relação a outros campos, ou seja, o observador que se observa num sentido transversal onde não há separação de sujeito e objeto, prática e teoria, conhecimento e política. Outro procedimento utilizado foi a desmontagem e sua reescrita, para compartilhar uma reflexão ativa sobre o processo de criação em seu caráter ético e estético. Além dos elementos que compõem a cena, segue uma análise do corpo negro, como campo de pesquisa, como dispositivo de profanação, um corpo político, um corpo em transformação. Tais elementos são impregnados de importância e simbologia histórica e cultural na construção da imagem do negro no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-16T14:21:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-16T14:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABREU, Luiz de (Luiz Augusto Barbosa). A iminência do samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
identifier_str_mv ABREU, Luiz de (Luiz Augusto Barbosa). A iminência do samba: análise do processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28997
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/4/A%20Imin%c3%aancia%20do%20Samba%3a%20an%c3%a1lise%20do%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20da%20coreografia%20O%20Samba%20do%20Criolo%20Doido.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/6/IminenciaSambaAnalise.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/5/A%20Imin%c3%aancia%20do%20Samba%3a%20an%c3%a1lise%20do%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20da%20coreografia%20O%20Samba%20do%20Criolo%20Doido.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/7/IminenciaSambaAnalise.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/1/IminenciaSambaAnalise.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28997/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3414ec984fb01c064eebe8a55580ae11
3414ec984fb01c064eebe8a55580ae11
1c68b37735be93e07f5c43b54e661f32
1c68b37735be93e07f5c43b54e661f32
d221150403771e8d3a50e94a962ff789
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110392117231616