Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Luciana Borges Alves Pinto e
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15316
Resumo: This paper presents the construction of a possible trajectory in the constitution of authorship by three students from the CAJ Modern Language course. To tread along the route of this reconstitution came from the analysis of these students essays, done in their last university year, as an obligatory inquiry in the Portuguese Teaching subject. The Modern Language student, who is about to graduate, seen in this work as a subjectauthor, is a reader who happens to read themselves, assuming texts in order to compose others. We know that writing exists after the subject s reading, who wishes a unique view and, from this point, they (re)construct it from the first reproduction. In this manner, authorship is viewed in this study as a single process, with the presence of the Other that allows the (un)veiling process in a non-organized and unpredictable way inside of the subject-constructor of their own authorship. To analyse students discourses in their essays shows how singularity occurs truly and goes beyond the ready and used concept of students education: after all, they educate themselves based on their own manners and with their Others, and all the time.
id UFU_dd4afc65fe8a5cd617428d343941df66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/15316
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letrasAutorAutoriaSujeito-autorDiscurso pedagógicoAnálise do discursoAuthorshipAuthorSubject-authorPedagogic discourseDiscourse AnalysisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis paper presents the construction of a possible trajectory in the constitution of authorship by three students from the CAJ Modern Language course. To tread along the route of this reconstitution came from the analysis of these students essays, done in their last university year, as an obligatory inquiry in the Portuguese Teaching subject. The Modern Language student, who is about to graduate, seen in this work as a subjectauthor, is a reader who happens to read themselves, assuming texts in order to compose others. We know that writing exists after the subject s reading, who wishes a unique view and, from this point, they (re)construct it from the first reproduction. In this manner, authorship is viewed in this study as a single process, with the presence of the Other that allows the (un)veiling process in a non-organized and unpredictable way inside of the subject-constructor of their own authorship. To analyse students discourses in their essays shows how singularity occurs truly and goes beyond the ready and used concept of students education: after all, they educate themselves based on their own manners and with their Others, and all the time.Mestre em LingüísticaEste trabalho apresenta a construção de um possível percurso da constituição da autoria por três alunos do Curso de Letras do Campus Avançado de Jataí (CAJ). Trilhar pelo caminho dessa reconstituição se deu a partir de análises das monografias desses alunos, realizadas no último ano de graduação, como quesito obrigatório da disciplina Didática e Prática de Ensino de Português. O graduando em Letras, visto aqui como sujeito-autor, é um leitor que passa a ler a si mesmo, apropriando-se de textos para compor outros. Sabemos que a escrita existe após a leitura do sujeito, que deseja uma visão ímpar e, daí a (re)constrói a partir da reprodução primeira. Sendo assim, a autoria é vista neste trabalho como um processo singular, com a presença do Outro que permite com que vá se (re)velando de modo nada organizado e nada previsível dentro do sujeito-construtor da sua própria autoria. Analisar os discursos dos alunos em seus trabalhos monográficos mostra como a singularidade acontece e atravessa a concepção pronta e acabada de formação de alunos: afinal eles se formam a seus modos e com seus Outros e o tempo todo.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosLinguística Letras e ArtesUFUBertoldo, Ernesto Sérgiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0Fernandes, Cleudemar Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760599D6Neder, Marco Antonio Villartahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4Barros, Luciana Borges Alves Pinto e2016-06-22T18:42:13Z2008-07-092016-06-22T18:42:13Z2006-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARROS, Luciana Borges Alves Pinto e. Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T07:21:15Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15316Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:21:15Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
title Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
spellingShingle Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
Barros, Luciana Borges Alves Pinto e
Autor
Autoria
Sujeito-autor
Discurso pedagógico
Análise do discurso
Authorship
Author
Subject-author
Pedagogic discourse
Discourse Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
title_full Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
title_fullStr Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
title_full_unstemmed Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
title_sort Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras
author Barros, Luciana Borges Alves Pinto e
author_facet Barros, Luciana Borges Alves Pinto e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertoldo, Ernesto Sérgio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0
Fernandes, Cleudemar Alves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760599D6
Neder, Marco Antonio Villarta
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Luciana Borges Alves Pinto e
dc.subject.por.fl_str_mv Autor
Autoria
Sujeito-autor
Discurso pedagógico
Análise do discurso
Authorship
Author
Subject-author
Pedagogic discourse
Discourse Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Autor
Autoria
Sujeito-autor
Discurso pedagógico
Análise do discurso
Authorship
Author
Subject-author
Pedagogic discourse
Discourse Analysis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This paper presents the construction of a possible trajectory in the constitution of authorship by three students from the CAJ Modern Language course. To tread along the route of this reconstitution came from the analysis of these students essays, done in their last university year, as an obligatory inquiry in the Portuguese Teaching subject. The Modern Language student, who is about to graduate, seen in this work as a subjectauthor, is a reader who happens to read themselves, assuming texts in order to compose others. We know that writing exists after the subject s reading, who wishes a unique view and, from this point, they (re)construct it from the first reproduction. In this manner, authorship is viewed in this study as a single process, with the presence of the Other that allows the (un)veiling process in a non-organized and unpredictable way inside of the subject-constructor of their own authorship. To analyse students discourses in their essays shows how singularity occurs truly and goes beyond the ready and used concept of students education: after all, they educate themselves based on their own manners and with their Others, and all the time.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-30
2008-07-09
2016-06-22T18:42:13Z
2016-06-22T18:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Luciana Borges Alves Pinto e. Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15316
identifier_str_mv BARROS, Luciana Borges Alves Pinto e. Autores velados e revelados: uma análise do discurso de alunos de letras. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Linguística Letras e Artes
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711318374416384