O insólito no espaço-corpo do Cavaleiro inexistente e do Visconde partido ao meio, de ítalo Calvino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Helen Cristine Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19617
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.12
Resumo: Taking the fact that the fantastic literature queries reality by means of tension between fantasy and the prosaic reality and that the literary space is multiple in meanings, what allows it to denunciate current ideologies in society, this dissertation aims at analyzing the way fantasy is treated and they way it can be understood in the body of two main characters by Italo Calvino, the Viscount and the Knight, from the books The nonexistent knight and The cloven viscount. So we intend to investigate from which representations fantasy emerges; how its manifestation is informed in the body-space of those main characters; which effects are followed in the narrative context; what other images are formed from them, taking into account both the Viscount’s and the Knight’s bodies are the space where fantasy emerges and inhabits. To achieve this goal, we study books where the specificity of fantastic literature is treated as theoretical fundament, mainly Calvino’s and the books which help understand it: José Paulo Paes (1985), Tzvetan Todorov (2004), Filipe Furtado (1980, 2015), David Roas (2001), Lenira Marques Covizzi (1978). For the psychoanalytic studies, we choose Freud (2010). On literary theory and literary history, we read Italo Calvino (1990, 1993, 1999, 2004, 2006). On language studies, ideology and space, we use Michel de Certeau (1998), Michel Foucault (2000, 2002, 2006), Marisa Martins Gama Khalil (2012, 2013), Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995, 1997). Besides, we make a bibliographic research for situating Italo Calvino in his historical, social and cultural time as well as other critical studies about such themes and, this way, we envisage all the possible theoretical material for leading us to achieve our goals.
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So we intend to investigate from which representations fantasy emerges; how its manifestation is informed in the body-space of those main characters; which effects are followed in the narrative context; what other images are formed from them, taking into account both the Viscount’s and the Knight’s bodies are the space where fantasy emerges and inhabits. To achieve this goal, we study books where the specificity of fantastic literature is treated as theoretical fundament, mainly Calvino’s and the books which help understand it: José Paulo Paes (1985), Tzvetan Todorov (2004), Filipe Furtado (1980, 2015), David Roas (2001), Lenira Marques Covizzi (1978). For the psychoanalytic studies, we choose Freud (2010). On literary theory and literary history, we read Italo Calvino (1990, 1993, 1999, 2004, 2006). On language studies, ideology and space, we use Michel de Certeau (1998), Michel Foucault (2000, 2002, 2006), Marisa Martins Gama Khalil (2012, 2013), Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995, 1997). Besides, we make a bibliographic research for situating Italo Calvino in his historical, social and cultural time as well as other critical studies about such themes and, this way, we envisage all the possible theoretical material for leading us to achieve our goals.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Considerando-se que a literatura fantástica questiona a realidade por meio da tensão entre o insólito e o real prosaico, e que o espaço literário é múltiplo em sentidos, podendo denunciar ideologias vigentes na sociedade, esta dissertação tem como objetivo analisar o tratamento do insólito, procurando entender de que maneira ele se constrói no corpo de dois protagonistas de Italo Calvino, a saber: o Visconde e o Cavaleiro, presentes nos livros O visconde partido ao meio e O cavaleiro inexistente. Pretendemos, ainda, investigar através de quais representações o insólito emerge; como se configura a sua manifestação no espaço-corpo dos protagonistas livros citados; que efeitos desencadeiam no contexto narrativo; que outras imagens são formadas a partir da deles, tendo em vista que o corpo do Visconde e do Cavaleiro é o espaço de onde emerge e o lugar onde habita o insólito. Para tal fim, tomamos como fundamentação teórica obras que tratam da especificidade da literatura fantástica, principalmente a de Calvino, elegendo como obras básicas para sua compreensão os estudos de José Paulo Paes (1985), Tzvetan Todorov (2004), Filipe Furtado (1980, 2015), David Roas (2001), Lenira Marques Covizzi (1978). Para os estudos psicanalíticos e o sentimento “inquietante” elencamos Freud (2010). Sobre teoria literária utilizamos os textos críticos, juntamente com os de história literária, lendo, principalmente, Italo Calvino (1990, 1993, 1999, 2004, 2006). Dentro dos estudos sobre a linguagem, ideologia e espaço, tivemos o auxílio das obras de Michel de Certeau (1998), Michel Foucault (2000, 2002, 2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2013), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995, 1997). Ademais, realizamos pesquisa bibliográfica compreendendo: situar Italo Calvino em seu tempo histórico, social e cultural, além de estudos críticos em torno desse tema e, da mesma maneira, operamos o rastreamento teórico de todo material possível ao longo desses estudos para alcançar os objetivos propostos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosGama-Khalil, Marisa Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0Ramos, Maria Celeste Tommasellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707358U3Soares, Leonardo Franciscohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4Rocha, Helen Cristine Alves2017-08-28T17:51:25Z2017-08-28T17:51:25Z2016-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Helen Cristine Alves. O insólito no espaço-corpo do Cavaleiro inexistente e do Visconde partido ao meio, de ítalo Calvino. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.12https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19617http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.12porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-21T22:39:14Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19617Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-21T22:39:14Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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