Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Amuy
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22919
Resumo: This work is a descriptive memorial of my first experiences in art, and then, in the Theater Course of the Federal Univesity of Uberândia (2012-2017) and in the exchange held at the Superior School of Theater and Cinema of the Polytechnic Institute of Lisbon (ESTC-IPL; 2016-2017) until, then, to arrive at the approach and theoretical-practical study of a creation process to reflect on the areas: direction, acting, dramaturgy and staging. Considering these points i share the concerns of a "first-time director" during the process of creating the show "A festa do Fim do Mundo", guided by the study of hybridity in the contemporary scene and, for that, choosing the concept of Total Artwork (Gesamtkunstwerk), of Richard Wagner, related to the premises observed in some scenarios by Robert Wilson, such as: experience and performer.
id UFU_deb6f4400453e2730fb07bf27b1a016e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22919
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”Processo de CriaçãoCreation ProcessEncenaçãoStagingAtuaçãoActingDramaturgiaDramaturgyExperiênciaExperienceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis work is a descriptive memorial of my first experiences in art, and then, in the Theater Course of the Federal Univesity of Uberândia (2012-2017) and in the exchange held at the Superior School of Theater and Cinema of the Polytechnic Institute of Lisbon (ESTC-IPL; 2016-2017) until, then, to arrive at the approach and theoretical-practical study of a creation process to reflect on the areas: direction, acting, dramaturgy and staging. Considering these points i share the concerns of a "first-time director" during the process of creating the show "A festa do Fim do Mundo", guided by the study of hybridity in the contemporary scene and, for that, choosing the concept of Total Artwork (Gesamtkunstwerk), of Richard Wagner, related to the premises observed in some scenarios by Robert Wilson, such as: experience and performer.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho é um memorial descritivo da trajetória que se inicia com minhas primeiras vivências na arte, depois, no curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (2012-2017) e no intercâmbio realizado na Escola Superior de Teatro de Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC-IPL; 2016-2017) até chegar, então, à abordagem e ao estudo teórico-prático de um processo de criação para refletir sobre as seguintes áreas: direção, atuação, dramaturgia e encenação. Considerando tais pontos, compartilho as inquietações de uma “diretora de primeira viagem” durante o processo de criação do espetáculo “A festa do Fim do Mundo”, norteado pelo estudo do hibridismo na cena contemporânea e elegendo, para isso, a noção de “Obra de Arte Total” (Gesamtkunstwerk), de Richard Wagner, relacionada às premissas observadas em algumas encenações de Robert Wilson, como experiência e performer.Universidade Federal de UberlândiaBrasilTeatroPaula, José Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761Leite, Vilma Campos Dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1413593325398183Marques, Maria do Socorro Calixtohttp://lattes.cnpq.br/7920060266348913Silva, Camila Amuy2018-11-19T17:13:38Z2018-11-19T17:13:38Z2017-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Camila Amuy. Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-11-19T17:14:49Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22919Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-11-19T17:14:49Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
title Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
spellingShingle Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
Silva, Camila Amuy
Processo de Criação
Creation Process
Encenação
Staging
Atuação
Acting
Dramaturgia
Dramaturgy
Experiência
Experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
title_full Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
title_fullStr Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
title_full_unstemmed Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
title_sort Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”
author Silva, Camila Amuy
author_facet Silva, Camila Amuy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, José Eduardo de
http://lattes.cnpq.br/3627117545793761
Leite, Vilma Campos Dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1413593325398183
Marques, Maria do Socorro Calixto
http://lattes.cnpq.br/7920060266348913
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Amuy
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Criação
Creation Process
Encenação
Staging
Atuação
Acting
Dramaturgia
Dramaturgy
Experiência
Experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Processo de Criação
Creation Process
Encenação
Staging
Atuação
Acting
Dramaturgia
Dramaturgy
Experiência
Experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work is a descriptive memorial of my first experiences in art, and then, in the Theater Course of the Federal Univesity of Uberândia (2012-2017) and in the exchange held at the Superior School of Theater and Cinema of the Polytechnic Institute of Lisbon (ESTC-IPL; 2016-2017) until, then, to arrive at the approach and theoretical-practical study of a creation process to reflect on the areas: direction, acting, dramaturgy and staging. Considering these points i share the concerns of a "first-time director" during the process of creating the show "A festa do Fim do Mundo", guided by the study of hybridity in the contemporary scene and, for that, choosing the concept of Total Artwork (Gesamtkunstwerk), of Richard Wagner, related to the premises observed in some scenarios by Robert Wilson, such as: experience and performer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-24
2018-11-19T17:13:38Z
2018-11-19T17:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Camila Amuy. Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22919
identifier_str_mv SILVA, Camila Amuy. Hospital dos malucos: os hibridismos da cena contemporânea – ou: possibilidades e tentativas de uma “diretora de primeira viagem”. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711552372539392