O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_dff654856bc0dcd870c4aa243026f50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41619 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no InstagramComunicaçãoInstagramAvaliação da legibilidadeTeste de fleschVestibularCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como propósito avaliar a facilidade de leitura das mensagens e legendas compartilhadas no perfil oficial do Instagram da Universidade Federal de Uberlândia, referentes à divulgação do processo seletivo Vestibular 2023/2. Para isto, foi utilizado, de forma experimental, o Teste de Flesch, uma ferramenta que, por meio da análise da quantidade de palavras, frases e sílabas em um texto, permite calcular uma pontuação que reflete o nível de compreensão ou dificuldade de leitura do conteúdo. Observou-se que na maioria das postagens relativas à campanha do vestibular a legibilidade de acordo com a escala de Flesch utilizada como referência neste trabalho, indica que o grau de escolaridade necessário para compreender a campanha do vestibular seria para pessoas com graduação em curso. Por se tratar de uma campanha para ingresso à graduação, entende-se que o ideal seria uma legibilidade textual onde o grau de escolaridade necessário para compreensão seria o ensino médio, cujos estudantes eram o público-alvo de tal divulgação. Com a aplicação do teste foi possível entender que o mesmo pode ser utilizado para avaliação da legibilidade textual desde que em conjunto com outras ferramentas, pois o mesmo apresenta limitações como o fato de ter sido desenvolvido para o idioma inglês e para mídias tradicionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoPaulo, Renata Rodrigues Daherhttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975Betanho, Cristianehttp://lattes.cnpq.br/4602570910313960de Paula, Veronicahttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691Rodrigues, Gabriel Sousa2024-07-12T16:26:49Z2024-07-12T16:26:49Z2024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-07-13T06:18:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41619Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-07-13T06:18:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
title |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
spellingShingle |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram Rodrigues, Gabriel Sousa Comunicação Avaliação da legibilidade Teste de flesch Vestibular CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
title_full |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
title_fullStr |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
title_full_unstemmed |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
title_sort |
O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram |
author |
Rodrigues, Gabriel Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Gabriel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo, Renata Rodrigues Daher http://lattes.cnpq.br/3828942548356975 Betanho, Cristiane http://lattes.cnpq.br/4602570910313960 de Paula, Veronica http://lattes.cnpq.br/0116513470932691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gabriel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Avaliação da legibilidade Teste de flesch Vestibular CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Comunicação Avaliação da legibilidade Teste de flesch Vestibular CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-12T16:26:49Z 2024-07-12T16:26:49Z 2024-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711341601423360 |