O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_dff654856bc0dcd870c4aa243026f50e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41619
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no InstagramComunicaçãoInstagramAvaliação da legibilidadeTeste de fleschVestibularCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho teve como propósito avaliar a facilidade de leitura das mensagens e legendas compartilhadas no perfil oficial do Instagram da Universidade Federal de Uberlândia, referentes à divulgação do processo seletivo Vestibular 2023/2. Para isto, foi utilizado, de forma experimental, o Teste de Flesch, uma ferramenta que, por meio da análise da quantidade de palavras, frases e sílabas em um texto, permite calcular uma pontuação que reflete o nível de compreensão ou dificuldade de leitura do conteúdo. Observou-se que na maioria das postagens relativas à campanha do vestibular a legibilidade de acordo com a escala de Flesch utilizada como referência neste trabalho, indica que o grau de escolaridade necessário para compreender a campanha do vestibular seria para pessoas com graduação em curso. Por se tratar de uma campanha para ingresso à graduação, entende-se que o ideal seria uma legibilidade textual onde o grau de escolaridade necessário para compreensão seria o ensino médio, cujos estudantes eram o público-alvo de tal divulgação. Com a aplicação do teste foi possível entender que o mesmo pode ser utilizado para avaliação da legibilidade textual desde que em conjunto com outras ferramentas, pois o mesmo apresenta limitações como o fato de ter sido desenvolvido para o idioma inglês e para mídias tradicionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoPaulo, Renata Rodrigues Daherhttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975Betanho, Cristianehttp://lattes.cnpq.br/4602570910313960de Paula, Veronicahttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691Rodrigues, Gabriel Sousa2024-07-12T16:26:49Z2024-07-12T16:26:49Z2024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-07-13T06:18:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41619Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-07-13T06:18:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
title O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
spellingShingle O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
Rodrigues, Gabriel Sousa
Comunicação
Instagram
Avaliação da legibilidade
Teste de flesch
Vestibular
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
title_full O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
title_fullStr O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
title_full_unstemmed O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
title_sort O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
author Rodrigues, Gabriel Sousa
author_facet Rodrigues, Gabriel Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Renata Rodrigues Daher
http://lattes.cnpq.br/3828942548356975
Betanho, Cristiane
http://lattes.cnpq.br/4602570910313960
de Paula, Veronica
http://lattes.cnpq.br/0116513470932691
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriel Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Instagram
Avaliação da legibilidade
Teste de flesch
Vestibular
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Comunicação
Instagram
Avaliação da legibilidade
Teste de flesch
Vestibular
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T16:26:49Z
2024-07-12T16:26:49Z
2024-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619
identifier_str_mv RODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711341601423360