Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_e10ea8d6d4951605b323c20959288b56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/38548
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de cantoHeteronormatividadeHomofobiaPedagogia vocalEducação musicalGênero e sexualidadeCantoGênero e sexualidadeEducação musicalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de conclusão de curso aborda as questões de gênero e sexualidade na educação musical, com foco nas práticas heteronormativas presentes na aula de canto. O objetivo é compreender as experiências heteronormativas, bem como práticas homofóbicas, vividas por professores gays de canto na aula de canto durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, o procedimento de levantamento de dados adotado, nesta pesquisa, foi o da entrevista, que é considerada uma técnica importante para estudos de cunho qualitativo e tem como base a interação entre pesquisador e pesquisado como forma de compreender o fenômeno social a ser estudado. Este trabalho parte da ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), das bases da construção social de gênero nas práticas vocais (CALDEIRA, 2021), bem como da relação educação musical, gênero e sexualidade (OLIVEIRA, 2022). A pesquisa analisa os padrões vocais masculinos socialmente estabelecidos, a pluralidade de comportamentos vocais para além dos aspectos biológicos, as circunstâncias das experiências homofóbicas e os elementos músico-vocais característicos das práticas heteronormativas. Foi essencial abordar as questões de gênero e sexualidade que são construídas socialmente, para compreender as experiências tanto heteronormativas quanto homofóbicas vividas por professores gays de canto durante o período de formação como cantores. Esse estudo busca ampliar e repensar metodologias e pedagogias vocais para além do bel canto, de forma mais inclusiva. As experiências homofóbicas vividas por cantores gays e professores de canto LGBTQIA+ destacam a necessidade de combater a discriminação e o preconceito na educação musical e, especificamente nesse estudo, na pedagogia vocal. Isso requer a conscientização e o engajamento dos professores de canto na desconstrução de padrões de masculinidade e na criação de um ambiente seguro e acolhedor dos estudantes de canto.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaGonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Marques, Jaqueline Soareshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933Morato, Cintia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira2023-07-11T11:55:53Z2023-07-11T11:55:53Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-07-12T06:18:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38548Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-07-12T06:18:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
title Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
spellingShingle Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
Heteronormatividade
Homofobia
Pedagogia vocal
Educação musical
Gênero e sexualidade
Canto
Gênero e sexualidade
Educação musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
title_short Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
title_full Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
title_fullStr Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
title_full_unstemmed Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
title_sort Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
author Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
author_facet Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Lilia Neves
http://lattes.cnpq.br/2899680917014460
Marques, Jaqueline Soares
http://lattes.cnpq.br/0183785831384933
Morato, Cintia Thais
http://lattes.cnpq.br/1504915383320639
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Heteronormatividade
Homofobia
Pedagogia vocal
Educação musical
Gênero e sexualidade
Canto
Gênero e sexualidade
Educação musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
topic Heteronormatividade
Homofobia
Pedagogia vocal
Educação musical
Gênero e sexualidade
Canto
Gênero e sexualidade
Educação musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T11:55:53Z
2023-07-11T11:55:53Z
2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548
identifier_str_mv JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569699401957376