Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_e10ea8d6d4951605b323c20959288b56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/38548 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de cantoHeteronormatividadeHomofobiaPedagogia vocalEducação musicalGênero e sexualidadeCantoGênero e sexualidadeEducação musicalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho de conclusão de curso aborda as questões de gênero e sexualidade na educação musical, com foco nas práticas heteronormativas presentes na aula de canto. O objetivo é compreender as experiências heteronormativas, bem como práticas homofóbicas, vividas por professores gays de canto na aula de canto durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, o procedimento de levantamento de dados adotado, nesta pesquisa, foi o da entrevista, que é considerada uma técnica importante para estudos de cunho qualitativo e tem como base a interação entre pesquisador e pesquisado como forma de compreender o fenômeno social a ser estudado. Este trabalho parte da ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), das bases da construção social de gênero nas práticas vocais (CALDEIRA, 2021), bem como da relação educação musical, gênero e sexualidade (OLIVEIRA, 2022). A pesquisa analisa os padrões vocais masculinos socialmente estabelecidos, a pluralidade de comportamentos vocais para além dos aspectos biológicos, as circunstâncias das experiências homofóbicas e os elementos músico-vocais característicos das práticas heteronormativas. Foi essencial abordar as questões de gênero e sexualidade que são construídas socialmente, para compreender as experiências tanto heteronormativas quanto homofóbicas vividas por professores gays de canto durante o período de formação como cantores. Esse estudo busca ampliar e repensar metodologias e pedagogias vocais para além do bel canto, de forma mais inclusiva. As experiências homofóbicas vividas por cantores gays e professores de canto LGBTQIA+ destacam a necessidade de combater a discriminação e o preconceito na educação musical e, especificamente nesse estudo, na pedagogia vocal. Isso requer a conscientização e o engajamento dos professores de canto na desconstrução de padrões de masculinidade e na criação de um ambiente seguro e acolhedor dos estudantes de canto.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaGonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Marques, Jaqueline Soareshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933Morato, Cintia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira2023-07-11T11:55:53Z2023-07-11T11:55:53Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-07-12T06:18:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38548Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-07-12T06:18:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
title |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
spellingShingle |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira Heteronormatividade Homofobia Pedagogia vocal Educação musical Gênero e sexualidade Canto Gênero e sexualidade Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
title_short |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
title_full |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
title_fullStr |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
title_full_unstemmed |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
title_sort |
Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto |
author |
Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira |
author_facet |
Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Lilia Neves http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 Marques, Jaqueline Soares http://lattes.cnpq.br/0183785831384933 Morato, Cintia Thais http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heteronormatividade Homofobia Pedagogia vocal Educação musical Gênero e sexualidade Canto Gênero e sexualidade Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
topic |
Heteronormatividade Homofobia Pedagogia vocal Educação musical Gênero e sexualidade Canto Gênero e sexualidade Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-11T11:55:53Z 2023-07-11T11:55:53Z 2023-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548 |
identifier_str_mv |
JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569699401957376 |