Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Lúcia Helena de Paula
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78
Resumo: In this study, we looked at the teachers who has under their responsabilities a teenagers class. We think that the knowledge about their experiences makes it possible a better understanding of their practice and the ways which their actions go, as well as the meaning atributed to them. To know their academic trainning route, understanding the diffículties found dealing with the teenagers and find out the sources used to overcome situations are the objective of this work. The conversations with the teenagers teachers from a specific school , done by interviews, gave us the possibility to approach their identity. Through this study, it was possible to see that the teachers present themselves more as an individual person than as a professional. About their inicial academic studies the interviewed teachers reported having problems related to the theory and practice on the graduations courses done. In their testimony they give more emphasis to the work experience as one of the most important sources of their professional knowledge and reveled that the dialogue with the teenagers are the major source to overcome conflicts and also is the best way to the development of citizens.
id UFU_e1aa731cb3550525f1f7d9c7bbcace3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29948
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituiçãoIdentities and knowledge of adolescent teachers: an approach to the process of their constitutionProfessor(a) de adolescenteAdolescênciaDiálogoFormação inicial e continuadaCategoria profissionalExperiênciaTeenagers teacherAdolescenceDialogueAcademic education and trainningProfessional categoryExperienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProfessoresAdolescentesEducação permanenteIn this study, we looked at the teachers who has under their responsabilities a teenagers class. We think that the knowledge about their experiences makes it possible a better understanding of their practice and the ways which their actions go, as well as the meaning atributed to them. To know their academic trainning route, understanding the diffículties found dealing with the teenagers and find out the sources used to overcome situations are the objective of this work. The conversations with the teenagers teachers from a specific school , done by interviews, gave us the possibility to approach their identity. Through this study, it was possible to see that the teachers present themselves more as an individual person than as a professional. About their inicial academic studies the interviewed teachers reported having problems related to the theory and practice on the graduations courses done. In their testimony they give more emphasis to the work experience as one of the most important sources of their professional knowledge and reveled that the dialogue with the teenagers are the major source to overcome conflicts and also is the best way to the development of citizens.Dissertação (Mestrado)Neste estudo, dirigimos nosso olhar para os(as) professores(as) que têm sob sua responsabilidade uma classe de adolescentes. Pensamos que o conhecimento sobre os seus saberes nos possibilita uma melhor compreensão de sua prática e sobre os caminhos pelos quais transitam suas ações, bem como o sentido que atribuem a elas. Conhecer o percurso de sua formação, compreender as dificuldades que encontram na lide com os(as) adolescentes e conhecer os recursos que utilizam para superá-las constituem os objetivos deste trabalho. A interlocução com professoras de adolescentes de uma escola especifica, realizada por meio de entrevista semi-estruturada, possibilitou-nos aproximar de sua identidade. Por meio deste estudo, foi possível perceber que as professoras se apresentam freqüentemente como pessoas individuais e não como membros de uma categoria profissional. Quanto a sua formação inicial, as professoras entrevistadas relatam haver problemas relacionados à fragilidade da relação teoria - prática nos cursos de graduação que fizeram. Em seus depoimentos, dão maior ênfase à experiência como uma das mais importantes fontes de seus saberes profissionais e revelam encontrar no diálogo com o(a) adolescente o principal recurso para a superação dos conflitos e para o desenvolvimento de seu trabalho de formar cidadãos(ãs).Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNaves, Marisa Lomônaco de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8336077557847813Ribeiro, Cláudia MariaCicillini, Graça AparecidaMenezes, Lúcia Helena de Paula2020-09-24T17:39:25Z2020-09-24T17:39:25Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Lúcia Helena de Paula. Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-25T06:18:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29948Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-25T06:18:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
Identities and knowledge of adolescent teachers: an approach to the process of their constitution
title Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
spellingShingle Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
Menezes, Lúcia Helena de Paula
Professor(a) de adolescente
Adolescência
Diálogo
Formação inicial e continuada
Categoria profissional
Experiência
Teenagers teacher
Adolescence
Dialogue
Academic education and trainning
Professional category
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Professores
Adolescentes
Educação permanente
title_short Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
title_full Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
title_fullStr Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
title_full_unstemmed Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
title_sort Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição
author Menezes, Lúcia Helena de Paula
author_facet Menezes, Lúcia Helena de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Naves, Marisa Lomônaco de Paula
http://lattes.cnpq.br/8336077557847813
Ribeiro, Cláudia Maria
Cicillini, Graça Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Lúcia Helena de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Professor(a) de adolescente
Adolescência
Diálogo
Formação inicial e continuada
Categoria profissional
Experiência
Teenagers teacher
Adolescence
Dialogue
Academic education and trainning
Professional category
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Professores
Adolescentes
Educação permanente
topic Professor(a) de adolescente
Adolescência
Diálogo
Formação inicial e continuada
Categoria profissional
Experiência
Teenagers teacher
Adolescence
Dialogue
Academic education and trainning
Professional category
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Professores
Adolescentes
Educação permanente
description In this study, we looked at the teachers who has under their responsabilities a teenagers class. We think that the knowledge about their experiences makes it possible a better understanding of their practice and the ways which their actions go, as well as the meaning atributed to them. To know their academic trainning route, understanding the diffículties found dealing with the teenagers and find out the sources used to overcome situations are the objective of this work. The conversations with the teenagers teachers from a specific school , done by interviews, gave us the possibility to approach their identity. Through this study, it was possible to see that the teachers present themselves more as an individual person than as a professional. About their inicial academic studies the interviewed teachers reported having problems related to the theory and practice on the graduations courses done. In their testimony they give more emphasis to the work experience as one of the most important sources of their professional knowledge and reveled that the dialogue with the teenagers are the major source to overcome conflicts and also is the best way to the development of citizens.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2020-09-24T17:39:25Z
2020-09-24T17:39:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Lúcia Helena de Paula. Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78
identifier_str_mv MENEZES, Lúcia Helena de Paula. Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569570951397376