Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
Resumo: | The present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work. |
id |
UFU_e8517268b292fe4289266fa4d02d57af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34682 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificaçãoDesign and implementation of a high-voltage battery charger for electric vehicles based on the Boost half-bridge bridgeless converterCarregador de BateriaComutação por tensão zeroConversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente médiaPré-regulador de Fator de PotênciaAverage Current ControlBattery ChargerBoost Half Bridge ConverterBridgelessPower Factor CorrectionZero Voltage SwitchingCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia elétricaBaterias elétricasFator de potênciaVeículos movidos a combustíveis alternativosThe present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoDissertação (Mestrado)O presente trabalho tem como objetivo, propor um conversor CA-CC atuando como carregador de bateria para veículos híbridos ou elétricos baseado na topologia Boost em meia ponte sem diodos de retificação. Tal conversor apresenta como principais características o fato de não possuir ponte retificadora, ser de estágio único, possuir isolamento galvânico, permitir a regulação de fator de potência na entrada, promover a comutação por tensão zero para cada uma de suas chaves através da modulação por largura de pulsos assíncrona (A-PWM), além de possuir um número reduzido de semicondutores. Ademais, todo o estudo e análise acerca da estrutura de potência e do controle implementada, bem como os resultados experimentais preliminares que reforçam o que foi proposto na teoria, serão apresentados ao longo deste trabalho.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaFreitas, Luiz Carlos Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/0855458644750836Lima, Gustavo Brito dehttp://lattes.cnpq.br/3547526218965223Pires, Lucas Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5597562707199488Gomes, Luciano Coutinhohttp://lattes.cnpq.br/3372531394380706Cunha, Vitor Andrade Gontijo da2022-04-11T23:40:12Z2022-04-11T23:40:12Z2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-12T06:32:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34682Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-12T06:32:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação Design and implementation of a high-voltage battery charger for electric vehicles based on the Boost half-bridge bridgeless converter |
title |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
spellingShingle |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação Cunha, Vitor Andrade Gontijo da Carregador de Bateria Comutação por tensão zero Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média Pré-regulador de Fator de Potência Average Current Control Battery Charger Boost Half Bridge Converter Bridgeless Power Factor Correction Zero Voltage Switching CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Engenharia elétrica Baterias elétricas Fator de potência Veículos movidos a combustíveis alternativos |
title_short |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
title_full |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
title_fullStr |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
title_full_unstemmed |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
title_sort |
Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação |
author |
Cunha, Vitor Andrade Gontijo da |
author_facet |
Cunha, Vitor Andrade Gontijo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luiz Carlos Gomes de http://lattes.cnpq.br/0855458644750836 Lima, Gustavo Brito de http://lattes.cnpq.br/3547526218965223 Pires, Lucas Pereira http://lattes.cnpq.br/5597562707199488 Gomes, Luciano Coutinho http://lattes.cnpq.br/3372531394380706 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Vitor Andrade Gontijo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carregador de Bateria Comutação por tensão zero Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média Pré-regulador de Fator de Potência Average Current Control Battery Charger Boost Half Bridge Converter Bridgeless Power Factor Correction Zero Voltage Switching CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Engenharia elétrica Baterias elétricas Fator de potência Veículos movidos a combustíveis alternativos |
topic |
Carregador de Bateria Comutação por tensão zero Conversor Boost em Meia Ponte sem Diodo de Retificação, Controle por corrente média Pré-regulador de Fator de Potência Average Current Control Battery Charger Boost Half Bridge Converter Bridgeless Power Factor Correction Zero Voltage Switching CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Engenharia elétrica Baterias elétricas Fator de potência Veículos movidos a combustíveis alternativos |
description |
The present work is to propose an AC-DC converter as a battery charger for hybrid or electric vehicles based on the Boost Half Bridge (BHB) topology. Such a converter has as its main characteristics Bridgeless, it is a single stage, it has galvanic isolation, it allows to correct the power factor at the input of the converter, to promote zero voltage switching for each of its switches through the asynchronous pulse width modulation (A-PWM), in addition to having a reduced number of semiconductors. Furthermore, the entire study and analysis of the implemented power and control structure, as well as the preliminary experimental results that reinforce what was proposed in the theory, will be presented throughout this work. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 2022-04-11T23:40:12Z 2022-04-11T23:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Vitor Andrade Gontijo da. Projeto e implementação de um carregador de bateria de alta tensão para veículos elétricos baseado no conversor Boost em meia ponte sem diodos de retificação. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34682 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711538007048192 |