Mulheres e games: Um estudo sobre a objetificação das mulheres nos jogos eletrônicos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31196 |
Resumo: | In view of the expansion of the electronic games market, these, socially conceived as part of the male universe, start to attract more and more women. This research aims to analyze the process of appropriation and objectification suffered by women when they find themselves facing a highly masculinized scenario such as the world of electronic games. The research does not aim only to analyze the representativeness of women, but mainly to show how patriarchal power relations, which have a material and ideological basis, are present in several environments, including cyber spaces. Throughout the text, the forms of objectification of women both as characters and as players are exposed, as well as the nuances of the process of appropriation of time, work and women's sexuality. |
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Mulheres e games: Um estudo sobre a objetificação das mulheres nos jogos eletrônicosMulheresJogos eletrônicosGamesFeminismoApropriaçãoObjetificaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAIn view of the expansion of the electronic games market, these, socially conceived as part of the male universe, start to attract more and more women. This research aims to analyze the process of appropriation and objectification suffered by women when they find themselves facing a highly masculinized scenario such as the world of electronic games. The research does not aim only to analyze the representativeness of women, but mainly to show how patriarchal power relations, which have a material and ideological basis, are present in several environments, including cyber spaces. Throughout the text, the forms of objectification of women both as characters and as players are exposed, as well as the nuances of the process of appropriation of time, work and women's sexuality.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Diante da expansão do mercado de jogos eletrônicos estes, concebidos socialmente como parte do universo masculino, passam a atrair cada vez mais mulheres. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de apropriação e objetificação sofrido pelas mulheres ao encontrarem-se diante de um cenário altamente masculinizado como o mundo dos jogos eletrônicos. A pesquisa não tem como objetivo apenas analisar a representatividade das mulheres, mas principalmente mostrar como as relações de poder patriarcais, as quais possuem uma base material e ideológica, estão presentes em diversos ambientes, incluindo os espaços cibernéticos. Expõe-se ao longo de todo o texto, as formas de objetificação tanto das mulheres enquanto personagens como enquanto jogadoras, e também as nuances do processo de apropriação do tempo, do trabalho e da sexualidade das mulheres.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências SociaisDias, Rafaela Cyrino Peralvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757047Z2Trópia, Patrícia Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768593J6Silva, Adriana Alves dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139466D7&tokenCaptchar=03AGdBq27WEctHuAA2UROE_ynmFugo-Vkivsnaht_T9v7xBAPrqSflDhb1q_2tjVMKY8dHjPRv4ZUoWAvYX48I8KanU6tT_2jauP71XEKqce11C7fK3Tvrz4ULaeyxirzJ_-wAQ2auYLJYAL3PQEReOIrD2k1qPhcvfX_DhSEH8EbGPXxx7hiF0kINYTVE3bROpDmakFHc2f4C9HnobWvc299-vtcqXrjNXY3RssGEq6atTgdYZdhoDl8Kq19pxcTH0MSZXnpP141qN8JpbWLaaLFE7WNLBocJYE-RNlC_ThAxV_sX8aR6UZkF4VLaI1ZWGRBk2yM-uqT8kAABv0ohHu7H2j0PMTedldjp5fYiQc_fR4pcKQp8UNPy70B6BuC8J69LISXjo8cjpxS3ZnrqD0K1zU2LvHjAs6-761txKCp8Gk5eNLqxcOG0ZYebt7v9yETNIhCwGTz85Gaiwt__LoOYNiRug-G4UQSantos, Larissa Dhyovanna Guimarães2021-02-02T17:35:05Z2021-02-02T17:35:05Z2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Larissa Dhyovanna Guimarães. Mulheres e games: Um estudo sobre a objetificação das mulheres nos jogos eletrônicos. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-02-03T06:16:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31196Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-02-03T06:16:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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