Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Fernanda Furtado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
Resumo: This study describes the development of a prototype to evaluate the potential of environments based on two-dimensional modeling and virtual reality as power substations learning objects into training environments from a central operation and control of power utility Cemig. Initially, there was an identification modeling features and cognitive processes in 2D and RV, from which it was possible to create frames that serve to guide the preparation of a checklist with assigning a metric weight for measuring cognitive potential learning in the study sites. From these contents twenty-four questions were prepared and each was assigned a weight that was used in the calculation of the metric; the questions were grouped into skill sets and similar cognitive processes called categories. Were then developed two distinct environments: the first, the prototype features an interactive checklist and your individual results. And, second, a system of data management environment for the configuration and editing of the prototype, and the observation and analysis of the survey results. For prototype validation, were invited to access the virtual checklist and answer it, five professionals linked to Cemig's training area. The results confirmed the validity of this instrument application to assess the possible potential of modeling in 2D and RV as learning objects in power substations, as well as provide feedback to developers of virtual environments to improve the system.
id UFU_ea4751dd645b694edf62f3671250de39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/17560
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtualEducaçãoRealidade virtualSubestações elétricasModelagem Bidimensional e Realidade VirtualSubestações de EnergiaSistemas AvaliativosDimensional Modeling and Virtual RealityPower SubstationsAssessment SystemsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study describes the development of a prototype to evaluate the potential of environments based on two-dimensional modeling and virtual reality as power substations learning objects into training environments from a central operation and control of power utility Cemig. Initially, there was an identification modeling features and cognitive processes in 2D and RV, from which it was possible to create frames that serve to guide the preparation of a checklist with assigning a metric weight for measuring cognitive potential learning in the study sites. From these contents twenty-four questions were prepared and each was assigned a weight that was used in the calculation of the metric; the questions were grouped into skill sets and similar cognitive processes called categories. Were then developed two distinct environments: the first, the prototype features an interactive checklist and your individual results. And, second, a system of data management environment for the configuration and editing of the prototype, and the observation and analysis of the survey results. For prototype validation, were invited to access the virtual checklist and answer it, five professionals linked to Cemig's training area. The results confirmed the validity of this instrument application to assess the possible potential of modeling in 2D and RV as learning objects in power substations, as well as provide feedback to developers of virtual environments to improve the system.Dissertação (Mestrado)Esta pesquisa descreve o desenvolvimento de um protótipo para avaliar as potencialidades de ambientes baseados em modelagem bidimensional e em Realidade Virtual como objetos de aprendizagem de subestações de energia em espaços computacionais de treinamento de uma central de operação e controle da concessionária de energia Cemig. Inicialmente, realizou-se uma identificação de características de modelagem e processos cognitivos em 2D e RV, a partir das quais foi possível a criação de quadros que serviriam para nortear a confecção de um checklist com atribuição de pesos para medição das potencialidades cognitivas de aprendizagem nos ambientes estudados. A partir desses conteúdos, foram elaboradas vinte e quatro perguntas e, para cada uma delas, foi atribuído um peso, o qual foi utilizado no cálculo de uma métrica. As perguntas foram agrupadas em conjuntos de habilidades e processos cognitivos semelhantes denominados categorias. Foram, então, desenvolvidos dois ambientes distintos para o sistema proposto: o primeiro deles, o protótipo, apresenta um checklist interativo e seu resultado individual; o segundo, um ambiente de gerenciamento de dados, destinado à configuração e edição do protótipo, além da observação e análise dos resultados da pesquisa. Para validação do protótipo, cinco profissionais ligados à área de treinamento da Cemig foram convidados a acessar o checklist virtual e respondê-lo. Os resultados obtidos confirmaram a validade de aplicação desse instrumento para avaliar as possíveis potencialidades da modelagem em 2D e RV como objetos de aprendizagem em subestações de energia, como, também, ofereceram um feedback aos desenvolvedores dos ambientes virtuais para a melhoria do sistema.Universidade Federal de UbelândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)Mendes, Elise Barbosahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6Lima, Luciano Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5Alves, João Bosco da Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6Silva, Aline Fernanda Furtado2016-07-27T18:24:05Z2016-07-27T18:24:05Z2016-03-162016-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Aline Fernanda Furtado. Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-09-30T22:23:45Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/17560Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-09-30T22:23:45Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
title Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
spellingShingle Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
Silva, Aline Fernanda Furtado
Educação
Realidade virtual
Subestações elétricas
Modelagem Bidimensional e Realidade Virtual
Subestações de Energia
Sistemas Avaliativos
Dimensional Modeling and Virtual Reality
Power Substations
Assessment Systems
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
title_full Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
title_fullStr Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
title_full_unstemmed Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
title_sort Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual
author Silva, Aline Fernanda Furtado
author_facet Silva, Aline Fernanda Furtado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Elise Barbosa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6
Lima, Luciano Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5
Alves, João Bosco da Mota
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788906D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Fernanda Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Realidade virtual
Subestações elétricas
Modelagem Bidimensional e Realidade Virtual
Subestações de Energia
Sistemas Avaliativos
Dimensional Modeling and Virtual Reality
Power Substations
Assessment Systems
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Realidade virtual
Subestações elétricas
Modelagem Bidimensional e Realidade Virtual
Subestações de Energia
Sistemas Avaliativos
Dimensional Modeling and Virtual Reality
Power Substations
Assessment Systems
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study describes the development of a prototype to evaluate the potential of environments based on two-dimensional modeling and virtual reality as power substations learning objects into training environments from a central operation and control of power utility Cemig. Initially, there was an identification modeling features and cognitive processes in 2D and RV, from which it was possible to create frames that serve to guide the preparation of a checklist with assigning a metric weight for measuring cognitive potential learning in the study sites. From these contents twenty-four questions were prepared and each was assigned a weight that was used in the calculation of the metric; the questions were grouped into skill sets and similar cognitive processes called categories. Were then developed two distinct environments: the first, the prototype features an interactive checklist and your individual results. And, second, a system of data management environment for the configuration and editing of the prototype, and the observation and analysis of the survey results. For prototype validation, were invited to access the virtual checklist and answer it, five professionals linked to Cemig's training area. The results confirmed the validity of this instrument application to assess the possible potential of modeling in 2D and RV as learning objects in power substations, as well as provide feedback to developers of virtual environments to improve the system.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-27T18:24:05Z
2016-07-27T18:24:05Z
2016-03-16
2016-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aline Fernanda Furtado. Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
identifier_str_mv SILVA, Aline Fernanda Furtado. Instrumento de avaliação de processos cognitivos para a aprendizagem de subestações de energia em ambientes 2D e realidade virtual. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17560
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ubelândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ubelândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569669157879808