Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murilo Dias do Vale
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42732
Resumo: Visando obter o máximo de rendimento e qualidade na colheita mecanizada da cana-de-açúcar, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as perdas na colheita por duas diferentes metodologias e qualificar e quantificar os danos causados nas soqueiras utilizando duas colhedoras de diferentes marcas e níveis tecnológicos. O estudo foi realizado na Empresa Vazante Agropecuária LTDA, Fazenda Córrego do Candinho, município de Tupaciguara-MG. As avaliações para quantificar as perdas foram feitas por dois métodos, o utilizado pela Coopersucar e o método utilizado pela Vazante. Os danos causados na soqueira foram qualificados e quantificados pela metodologia descrita por Kroes (1997). O método da Coopersucar apresentava parcela experimental de 5,6 x 4,0 m e o da Vazante a parcela era de 3 x 3m. O procedimento de levantamento das perdas de cana constou da coleta e pesagem de tocos, toletes inteiros, pedaços e fragmentos, cana inteira entre outros. Simultaneamente a estas avaliações, efetuou-se a determinação qualitativa e quantitativa dos danos causados nas soqueiras. Pelos resultados foi verificado que as perdas da colhedora que apresenta acompanhamento do cortador em relação ao solo e definição da altura de corte basal automática foram inferiores em comparação a colhedora que apresenta esta característica manual, feita pelo operador da máquina. As diferentes metodologias não diferiram entre si para as perdas de cana-de-açúcar. Os cortadores das duas colhedoras com facas retangulares fixas apresentaram resultados similares com relação aos danos causados na soqueira, independente do mecanismo cortador ser automática ou acionado hidraulicamente pelo operador.
id UFU_ee5c683748ba0ffb361e80eea21ea1d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42732
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltdacolheitacana-de-açúcardanos na soqueira.CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAVisando obter o máximo de rendimento e qualidade na colheita mecanizada da cana-de-açúcar, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as perdas na colheita por duas diferentes metodologias e qualificar e quantificar os danos causados nas soqueiras utilizando duas colhedoras de diferentes marcas e níveis tecnológicos. O estudo foi realizado na Empresa Vazante Agropecuária LTDA, Fazenda Córrego do Candinho, município de Tupaciguara-MG. As avaliações para quantificar as perdas foram feitas por dois métodos, o utilizado pela Coopersucar e o método utilizado pela Vazante. Os danos causados na soqueira foram qualificados e quantificados pela metodologia descrita por Kroes (1997). O método da Coopersucar apresentava parcela experimental de 5,6 x 4,0 m e o da Vazante a parcela era de 3 x 3m. O procedimento de levantamento das perdas de cana constou da coleta e pesagem de tocos, toletes inteiros, pedaços e fragmentos, cana inteira entre outros. Simultaneamente a estas avaliações, efetuou-se a determinação qualitativa e quantitativa dos danos causados nas soqueiras. Pelos resultados foi verificado que as perdas da colhedora que apresenta acompanhamento do cortador em relação ao solo e definição da altura de corte basal automática foram inferiores em comparação a colhedora que apresenta esta característica manual, feita pelo operador da máquina. As diferentes metodologias não diferiram entre si para as perdas de cana-de-açúcar. Os cortadores das duas colhedoras com facas retangulares fixas apresentaram resultados similares com relação aos danos causados na soqueira, independente do mecanismo cortador ser automática ou acionado hidraulicamente pelo operador.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaCarlos Alberto Alves de OliveiraMurilo Dias do Vale2024-08-20T17:45:26Z2024-08-20T17:45:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:44Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42732Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
title Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
spellingShingle Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
Murilo Dias do Vale
colheita
cana-de-açúcar
danos na soqueira.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
title_full Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
title_fullStr Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
title_full_unstemmed Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
title_sort Perdas na colheita mecanizada da cana-de-açúcar obtidas na empresa vazante agropecuária ltda
author Murilo Dias do Vale
author_facet Murilo Dias do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Alberto Alves de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Murilo Dias do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv colheita
cana-de-açúcar
danos na soqueira.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic colheita
cana-de-açúcar
danos na soqueira.
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description Visando obter o máximo de rendimento e qualidade na colheita mecanizada da cana-de-açúcar, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as perdas na colheita por duas diferentes metodologias e qualificar e quantificar os danos causados nas soqueiras utilizando duas colhedoras de diferentes marcas e níveis tecnológicos. O estudo foi realizado na Empresa Vazante Agropecuária LTDA, Fazenda Córrego do Candinho, município de Tupaciguara-MG. As avaliações para quantificar as perdas foram feitas por dois métodos, o utilizado pela Coopersucar e o método utilizado pela Vazante. Os danos causados na soqueira foram qualificados e quantificados pela metodologia descrita por Kroes (1997). O método da Coopersucar apresentava parcela experimental de 5,6 x 4,0 m e o da Vazante a parcela era de 3 x 3m. O procedimento de levantamento das perdas de cana constou da coleta e pesagem de tocos, toletes inteiros, pedaços e fragmentos, cana inteira entre outros. Simultaneamente a estas avaliações, efetuou-se a determinação qualitativa e quantitativa dos danos causados nas soqueiras. Pelos resultados foi verificado que as perdas da colhedora que apresenta acompanhamento do cortador em relação ao solo e definição da altura de corte basal automática foram inferiores em comparação a colhedora que apresenta esta característica manual, feita pelo operador da máquina. As diferentes metodologias não diferiram entre si para as perdas de cana-de-açúcar. Os cortadores das duas colhedoras com facas retangulares fixas apresentaram resultados similares com relação aos danos causados na soqueira, independente do mecanismo cortador ser automática ou acionado hidraulicamente pelo operador.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-08-20T17:45:26Z
2024-08-20T17:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42732
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711297778286592