O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538 |
Resumo: | Since 2001, the United Arab Emirates (UAE) has sought to diversify its economy and reduce its dependence on oil; in addition, there is also broad interest in expanding the international projection of the emirati state. One of the main means chosen to gain credibility from the international system and participate in the daily lives of millions of people around the world was presence in European football. In this study, our objective is to analyze the strategies adopted by the United Arab Emirates, such as sponsorships and the acquisition of traditional teams, in particular the Emirates of Dubai and Abu Dhabi, and how these international projection strategies, through soft power, influence perception, in terms of increasing the image and international attractiveness and contributed to the expansion of the country's reliability and credibility, and are reflected in metrics such as the expansion of tourism, becoming the most visited country in the Gulf in 2022, and the construction of the emirati national brand as a modern and technological country. |
id |
UFU_f09e041590938083e4872fe329578730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/38538 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022)Soft PowerEmirados Árabes UnidosUnited Arab EmiratesDubaiAbu DhabiFutebol EuropeuEuropean FootballCNPQ::CIENCIAS HUMANASSince 2001, the United Arab Emirates (UAE) has sought to diversify its economy and reduce its dependence on oil; in addition, there is also broad interest in expanding the international projection of the emirati state. One of the main means chosen to gain credibility from the international system and participate in the daily lives of millions of people around the world was presence in European football. In this study, our objective is to analyze the strategies adopted by the United Arab Emirates, such as sponsorships and the acquisition of traditional teams, in particular the Emirates of Dubai and Abu Dhabi, and how these international projection strategies, through soft power, influence perception, in terms of increasing the image and international attractiveness and contributed to the expansion of the country's reliability and credibility, and are reflected in metrics such as the expansion of tourism, becoming the most visited country in the Gulf in 2022, and the construction of the emirati national brand as a modern and technological country.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Desde 2001, os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm buscado diversificar sua economia e diminuir sua dependência em relação ao petróleo; além disso, também existe o amplo interesse em ampliar a projeção internacional do Estado emirati. Um dos principais meios escolhidos para ganhar credibilidade do sistema internacional e participar do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo foi a participação no futebol europeu. Neste trabalho, nosso objetivo é analisar as estratégias adotadas pelos Emirados Árabes Unidos, como os patrocínios e a aquisição de times tradicionais, em especial os Emirados de Dubai e Abu Dhabi, e como essas estratégias de projeção internacional, por meio de poder brando, influenciam a percepção, em termos do incremento da imagem e atratividade internacional e contribuíram para a ampliação da confiabilidade e credibilidade do país, e se refletem em métricas como a ampliação do turismo, se tornando o país do Golfo mais visitado em 2022, e a construção da marca nacional emirati como um país moderno e tecnológico.Universidade Federal de UberlândiaBrasilRelações InternacionaisXavier, Erwin Páduahttp://lattes.cnpq.br/7976541834303279Cardozo, Sandra Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1955778668764111Neves Júnior, Edson Joséhttp://lattes.cnpq.br/0106468948987792Ferreira, Caroline Souto2023-07-10T19:47:41Z2023-07-10T19:47:41Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Caroline Souto. O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022). 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-07-11T06:20:08Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38538Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-07-11T06:20:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
title |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
spellingShingle |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) Ferreira, Caroline Souto Soft Power Emirados Árabes Unidos United Arab Emirates Dubai Abu Dhabi Futebol Europeu European Football CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
title_full |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
title_fullStr |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
title_full_unstemmed |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
title_sort |
O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022) |
author |
Ferreira, Caroline Souto |
author_facet |
Ferreira, Caroline Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Erwin Pádua http://lattes.cnpq.br/7976541834303279 Cardozo, Sandra Aparecida http://lattes.cnpq.br/1955778668764111 Neves Júnior, Edson José http://lattes.cnpq.br/0106468948987792 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Caroline Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Soft Power Emirados Árabes Unidos United Arab Emirates Dubai Abu Dhabi Futebol Europeu European Football CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Soft Power Emirados Árabes Unidos United Arab Emirates Dubai Abu Dhabi Futebol Europeu European Football CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Since 2001, the United Arab Emirates (UAE) has sought to diversify its economy and reduce its dependence on oil; in addition, there is also broad interest in expanding the international projection of the emirati state. One of the main means chosen to gain credibility from the international system and participate in the daily lives of millions of people around the world was presence in European football. In this study, our objective is to analyze the strategies adopted by the United Arab Emirates, such as sponsorships and the acquisition of traditional teams, in particular the Emirates of Dubai and Abu Dhabi, and how these international projection strategies, through soft power, influence perception, in terms of increasing the image and international attractiveness and contributed to the expansion of the country's reliability and credibility, and are reflected in metrics such as the expansion of tourism, becoming the most visited country in the Gulf in 2022, and the construction of the emirati national brand as a modern and technological country. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10T19:47:41Z 2023-07-10T19:47:41Z 2023-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Caroline Souto. O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022). 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Caroline Souto. O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022). 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Relações Internacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711411200655360 |