Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado apresenta como temática um estudo da consciência corporal na arte numa perspectiva epistemológica da neurociência, que em metodologia de pesquisa explicativa se autentica com as as causas de um fato vivenciado a um estado de saúde em Portugal, como também uma apresentação aos objetivos propostos que abarcam uma pesquisa qualitativa/explicativa. É de destaque o estudo de caso descritivo que segundo Yin (2001), fortalece a estratégia de pesquisa ao abranger tanto abordagens específicas de coleta na análise de dados neste especifico caso. São tecidos diálogos entre saberes nas reflexões das relações causais do aspecto do corpo e seu movimento nas artes cênicas, filosofia da mente e neurociência. Tendo como escopo teórico as teorias de Damasio (2000), para discutir as relações da consciência em diversas áreas do conhecimento como: Thomas Nagel (1974) e Amstrong (1981), discorre também, sobre a filosofia da mente e os conceitos de performance e performatividade apresentados por Schechner (2010). Buscou-se neste estudo relações teóricas com as artes cênicas para um percurso de novos caminhos às práticas neuro científicas que enfoquem a consciência corporal. Dos elementos levantados na investigação pode-se inferir que a arte está em comunhão com todas as áreas de conhecimento e por isso, tem um discurso sustentável lógico nas neurociências, porque ela é parte significante na vida humana. |
id |
UFU_f61c95e2ebc8ead809c18aa4ca115aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31162 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-28T11:45:52Z2021-01-28T11:45:52Z2020-07-03OLIVEIRA, Paulo Ricardo Gonçalves de. Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609Esta dissertação de mestrado apresenta como temática um estudo da consciência corporal na arte numa perspectiva epistemológica da neurociência, que em metodologia de pesquisa explicativa se autentica com as as causas de um fato vivenciado a um estado de saúde em Portugal, como também uma apresentação aos objetivos propostos que abarcam uma pesquisa qualitativa/explicativa. É de destaque o estudo de caso descritivo que segundo Yin (2001), fortalece a estratégia de pesquisa ao abranger tanto abordagens específicas de coleta na análise de dados neste especifico caso. São tecidos diálogos entre saberes nas reflexões das relações causais do aspecto do corpo e seu movimento nas artes cênicas, filosofia da mente e neurociência. Tendo como escopo teórico as teorias de Damasio (2000), para discutir as relações da consciência em diversas áreas do conhecimento como: Thomas Nagel (1974) e Amstrong (1981), discorre também, sobre a filosofia da mente e os conceitos de performance e performatividade apresentados por Schechner (2010). Buscou-se neste estudo relações teóricas com as artes cênicas para um percurso de novos caminhos às práticas neuro científicas que enfoquem a consciência corporal. Dos elementos levantados na investigação pode-se inferir que a arte está em comunhão com todas as áreas de conhecimento e por isso, tem um discurso sustentável lógico nas neurociências, porque ela é parte significante na vida humana.This master's thesis presents as a theme a study of body awareness in art in an epistemological perspective of neuroscience, which in an explanatory research methodology authenticates itself with the causes of a fact experienced in a state of health in Portugal, as well as a presentation of the proposed objectives encompassing qualitative / explanatory research. The descriptive case study is highlighted, which according to Yin (2001), strengthens the research strategy by covering both specific collection approaches in data analysis in this specific case. Dialogues between knowledge are reflected in the reflections of the causal relations of the aspect of the body and its movement in the performing arts, philosophy of mind and neuroscience. Having as theoretical scope the theories of Damasio (2000), to discuss the relations of the conscience in diverse areas of the knowledge as; Thomas Nagel (1974) and Amstrong (1981), also discusses the philosophy of mind and the concepts of performance and performativity presented by Schechner (2010). In this study, theoretical relations with the performing arts were sought for a journey of new paths to neuroscientific practices that focus on body awareness. From the elements raised in the investigation, it can be inferred that art is in communion with all areas of knowledge and therefore has a sustainable logical discourse in neurosciences, because it is a significant part of human life.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESSomestesiaTeoria do conhecimentoNeurociências e as artesArte e NeurociênciaArt and NeurocienceCorpo e MovimentoBody and MovementProcesso de CriaçãoCreation ProcessEstudo de Caso EvoraEvora Case StudyCaminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociênciaWalking and cycles: a study of body awareness in art and its poetics in the light of the epistemological perspective of neuroscienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMeira, Renata BittencourtBezelga, Isabel Maria GonçalvesCarvalho, Dirce Helena Benevides dehttp://lattes.cnpq.br/5496936894140394Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de125reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/7/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD57ORIGINALCaminharesCiclosEstudo.pdfCaminharesCiclosEstudo.pdfDissertaçãoapplication/pdf2109577https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/6/CaminharesCiclosEstudo.pdf88bb6a278f9d965581080ec9efc25c49MD56TEXTCaminharesCiclosEstudo.pdf.txtCaminharesCiclosEstudo.pdf.txtExtracted texttext/plain263913https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/8/CaminharesCiclosEstudo.pdf.txt42b8e301a21d5e0995e384f54b957ab2MD58THUMBNAILCaminharesCiclosEstudo.pdf.jpgCaminharesCiclosEstudo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1447https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/9/CaminharesCiclosEstudo.pdf.jpg94727ff8d0cdcedf94c65c4b6ae1e993MD59123456789/311622021-01-29 03:19:54.876oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-01-29T06:19:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Walking and cycles: a study of body awareness in art and its poetics in the light of the epistemological perspective of neuroscience |
title |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
spellingShingle |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte e Neurociência Art and Neurocience Corpo e Movimento Body and Movement Processo de Criação Creation Process Estudo de Caso Evora Evora Case Study Somestesia Teoria do conhecimento Neurociências e as artes |
title_short |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
title_full |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
title_fullStr |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
title_full_unstemmed |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
title_sort |
Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência |
author |
Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de |
author_facet |
Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meira, Renata Bittencourt |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bezelga, Isabel Maria Gonçalves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carvalho, Dirce Helena Benevides de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5496936894140394 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Meira, Renata Bittencourt Bezelga, Isabel Maria Gonçalves Carvalho, Dirce Helena Benevides de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arte e Neurociência Art and Neurocience Corpo e Movimento Body and Movement Processo de Criação Creation Process Estudo de Caso Evora Evora Case Study Somestesia Teoria do conhecimento Neurociências e as artes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e Neurociência Art and Neurocience Corpo e Movimento Body and Movement Processo de Criação Creation Process Estudo de Caso Evora Evora Case Study |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Somestesia Teoria do conhecimento Neurociências e as artes |
description |
Esta dissertação de mestrado apresenta como temática um estudo da consciência corporal na arte numa perspectiva epistemológica da neurociência, que em metodologia de pesquisa explicativa se autentica com as as causas de um fato vivenciado a um estado de saúde em Portugal, como também uma apresentação aos objetivos propostos que abarcam uma pesquisa qualitativa/explicativa. É de destaque o estudo de caso descritivo que segundo Yin (2001), fortalece a estratégia de pesquisa ao abranger tanto abordagens específicas de coleta na análise de dados neste especifico caso. São tecidos diálogos entre saberes nas reflexões das relações causais do aspecto do corpo e seu movimento nas artes cênicas, filosofia da mente e neurociência. Tendo como escopo teórico as teorias de Damasio (2000), para discutir as relações da consciência em diversas áreas do conhecimento como: Thomas Nagel (1974) e Amstrong (1981), discorre também, sobre a filosofia da mente e os conceitos de performance e performatividade apresentados por Schechner (2010). Buscou-se neste estudo relações teóricas com as artes cênicas para um percurso de novos caminhos às práticas neuro científicas que enfoquem a consciência corporal. Dos elementos levantados na investigação pode-se inferir que a arte está em comunhão com todas as áreas de conhecimento e por isso, tem um discurso sustentável lógico nas neurociências, porque ela é parte significante na vida humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T11:45:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-28T11:45:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Paulo Ricardo Gonçalves de. Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Paulo Ricardo Gonçalves de. Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/7/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/6/CaminharesCiclosEstudo.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/8/CaminharesCiclosEstudo.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31162/9/CaminharesCiclosEstudo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 88bb6a278f9d965581080ec9efc25c49 42b8e301a21d5e0995e384f54b957ab2 94727ff8d0cdcedf94c65c4b6ae1e993 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110320527802368 |