Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano, Hitala Lanny Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004
Resumo: O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.
id UFU_f7b80e1f6d3db4bd09878ee312b7e97c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37321
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticasPolisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticasPolissemiaQuímicaMídiaPolysemyChemistryMediaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCiências - Estudo e ensinoQuímica - HistóriaQuímica - Pesquisa qualitativaMídia socialO presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.Dissertação (Mestrado)O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Silveira, Hélder Eterno dahttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224Derossi, Ingrid Nuneshttp://lattes.cnpq.br/9362791867984298Souza, Paulo Vitor Teodoro dehttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903Luciano, Hitala Lanny Araújo2023-02-27T13:14:26Z2023-02-27T13:14:26Z2022-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-03-06T14:48:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37321Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-03-06T14:48:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
Polisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticas
title Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
spellingShingle Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
Luciano, Hitala Lanny Araújo
Polissemia
Química
Mídia
Polysemy
Chemistry
Media
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Química - História
Química - Pesquisa qualitativa
Mídia social
title_short Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
title_full Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
title_fullStr Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
title_full_unstemmed Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
title_sort Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
author Luciano, Hitala Lanny Araújo
author_facet Luciano, Hitala Lanny Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Hélder Eterno da
http://lattes.cnpq.br/9626994578221224
Derossi, Ingrid Nunes
http://lattes.cnpq.br/9362791867984298
Souza, Paulo Vitor Teodoro de
http://lattes.cnpq.br/9812092792083903
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano, Hitala Lanny Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Polissemia
Química
Mídia
Polysemy
Chemistry
Media
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Química - História
Química - Pesquisa qualitativa
Mídia social
topic Polissemia
Química
Mídia
Polysemy
Chemistry
Media
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Química - História
Química - Pesquisa qualitativa
Mídia social
description O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-11
2023-02-27T13:14:26Z
2023-02-27T13:14:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004
identifier_str_mv LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711403405541376