Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004 |
Resumo: | O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. |
id |
UFU_f7b80e1f6d3db4bd09878ee312b7e97c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37321 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticasPolisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticasPolissemiaQuímicaMídiaPolysemyChemistryMediaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCiências - Estudo e ensinoQuímica - HistóriaQuímica - Pesquisa qualitativaMídia socialO presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.Dissertação (Mestrado)O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Silveira, Hélder Eterno dahttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224Derossi, Ingrid Nuneshttp://lattes.cnpq.br/9362791867984298Souza, Paulo Vitor Teodoro dehttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903Luciano, Hitala Lanny Araújo2023-02-27T13:14:26Z2023-02-27T13:14:26Z2022-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-03-06T14:48:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37321Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-03-06T14:48:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas Polisemia de la palabra “química”: análisis de piezas mediáticas |
title |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
spellingShingle |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas Luciano, Hitala Lanny Araújo Polissemia Química Mídia Polysemy Chemistry Media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Química - História Química - Pesquisa qualitativa Mídia social |
title_short |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
title_full |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
title_fullStr |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
title_full_unstemmed |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
title_sort |
Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas |
author |
Luciano, Hitala Lanny Araújo |
author_facet |
Luciano, Hitala Lanny Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Hélder Eterno da http://lattes.cnpq.br/9626994578221224 Derossi, Ingrid Nunes http://lattes.cnpq.br/9362791867984298 Souza, Paulo Vitor Teodoro de http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciano, Hitala Lanny Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polissemia Química Mídia Polysemy Chemistry Media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Química - História Química - Pesquisa qualitativa Mídia social |
topic |
Polissemia Química Mídia Polysemy Chemistry Media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Química - História Química - Pesquisa qualitativa Mídia social |
description |
O presente estudo se trata de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. O produto final foi a confecção de uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-11 2023-02-27T13:14:26Z 2023-02-27T13:14:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004 |
identifier_str_mv |
LUCIANO, Hitala Lanny Araújo. Polissemia da palavra “química”: análise de peças midiáticas. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37321 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711403405541376 |