Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33573 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_fc58a15c2f9eeefaa521be49cb7f049e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33573 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-11-29T13:11:26Z2021-11-29T13:11:26Z2021-11-25SILVA, Michele Mota da. Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33573porUniversidade Federal de UberlândiaPedagogiaBrasilCNPQ::OUTROSProcesso de ensino-aprendizagemComputadoresAulas tradicionaisGamificação: contribuição para a construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOliveira, Hélio Carlos Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175x, xxx, xxhttp://lattes.cnpq.br/5555899368142978Silva, Michele Mota daTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)2021-11-25O presente trabalho visa narrar a trajetória para chegar ao exercício docente sem ter tido vontade e sim a aceitação. Trata-se da narrativa da experiência docente como reflexão da prática e a aplicabilidade das atividades propostas de maneira que os alunos se sintam como sujeitos do processo ensino-aprendizagem, pois atualmente computadores, smartphones, laptop, tablets e outros fazem parte do contexto dos alunos. O objetivo é relatar o uso de atividades tanto presenciais quanto à distância para complementar o material didático do aluno. Desta forma pretende-se ampliar as práticas pedagógicas com o uso de ferramentas computacionais objetivando minimizar as aulas tradicionais. Palavras-Chave: Processo de ensino-aprendizagem. Computadores. Aulas tradicionais.33info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALGamificaçãoContribuiçãoPara.pdfGamificaçãoContribuiçãoPara.pdfapplication/pdf1787827https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/3/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdfa2d484660ccf9a3145293351c712f7b6MD53TEXTGamificaçãoContribuiçãoPara.pdf.txtGamificaçãoContribuiçãoPara.pdf.txtExtracted texttext/plain61450https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/4/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdf.txt4cbe1a9e1390af1efc41b3195f1f6b3eMD54THUMBNAILGamificaçãoContribuiçãoPara.pdf.jpgGamificaçãoContribuiçãoPara.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/5/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdf.jpgd891e79e79b3ef6566841944dfca3fa1MD55123456789/335732021-11-30 03:21:26.453oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-30T06:21:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
title |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
spellingShingle |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento Silva, Michele Mota da CNPQ::OUTROS Processo de ensino-aprendizagem Computadores Aulas tradicionais |
title_short |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
title_full |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
title_fullStr |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
title_sort |
Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento |
author |
Silva, Michele Mota da |
author_facet |
Silva, Michele Mota da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Hélio Carlos Miranda de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8593388600195175 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
x, x |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
x |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
x, x |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
x |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5555899368142978 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Michele Mota da |
contributor_str_mv |
Oliveira, Hélio Carlos Miranda de x, x x, x |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS Processo de ensino-aprendizagem Computadores Aulas tradicionais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Computadores Aulas tradicionais |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T13:11:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-29T13:11:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Michele Mota da. Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33573 |
identifier_str_mv |
SILVA, Michele Mota da. Gamificação: contribuição para a construção do conhecimento. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Pedagogia |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/3/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/4/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33573/5/Gamifica%c3%a7%c3%a3oContribui%c3%a7%c3%a3oPara.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 a2d484660ccf9a3145293351c712f7b6 4cbe1a9e1390af1efc41b3195f1f6b3e d891e79e79b3ef6566841944dfca3fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110338036924416 |